A Empresa Familiar de Sucesso
A empresa familiar de sucesso conta com características específicas. E é por isso que as sociedades familiares, de forma geral, nos fazem refletir sobre a complexidade existente em realizar negócios em família.
No entanto, quando os familiares conseguem superar os desafios existentes nas relações de afeto misturadas aos negócios, as empresas familiares de sucesso passam a existir.
As empresas familiares de sucesso contam com forças que podem ser o próprio afeto pela família e pelo negócio. Quando o afeto é utilizado de forma construtiva e alinhado com componentes de racionalidade, a sociedade familiar pode garantir o seu futuro.
O afeto equilibrado com a racionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação do sonho do fundador. E para que esse equilíbrio entre afeto e racionalidade seja atingido, é necessário ter método.
O esforço para se chegar lá tende a ser válido. De forma geral, as empresas familiares de sucesso foram construídas em anos de muito trabalho.
Além disso, essas sociedades familiares contam com valores e uma história que merece ser conhecida e perpetuada, ao longo do tempo, pelas gerações futuras. Mas, para isso, ações concretas são necessárias.
Como a empresa familiar de sucesso pode se tornar um modelo de gestão através das gerações?
– Amplie o conceito de empresa familiar de sucesso para sociedade familiar bem-sucedida:
É comum se pensar no futuro da empresa familiar de sucesso e em seu processo de sucessão. No entanto, a sociedade familiar é muito mais do que simplesmente garantir o futuro empresarial.
É necessário também garantir o futuro da própria família e também da expansão e manutenção do patrimônio. E são justamente as questões familiares e de patrimônio que podem colocar em risco a empresa e vice-versa.
– Busque separar diferentes assuntos em diferentes fóruns:
As empresas familiares de sucesso já compreendem a importância da criação de fóruns específicos para cada tipo de assunto. Elas entenderam que fazem parte de um modelo de gestão mais amplo que inclui família, empresa e patrimônio.
As questões familiares e de preparação de herdeiros são tratadas no Conselho de Família. Já as questões da empresa no Conselho de Administração e as questões de patrimônio no Conselho Societário, respectivamente.
Ter espaços exclusivos para cada tipo de assunto pode tornar a vida da família empresária bem mais tranquila e próspera.
– Considere as relações familiares como pano de fundo para o processo de intervenção na empresa familiar de sucesso e também no patrimônio:
Na sociedade familiar, inevitavelmente, as relações familiares terão algum impacto sobre o andamento dos negócios. Por isso, é importante que estas relações sejam consideradas no momento de se planejar a estratégia empresarial e as formas de intervenção na cultura organizacional.
Também é necessário prestar atenção a situações em que estas relações familiares podem se tornar prejudiciais ao negócio e, por consequência, à própria família.
Leia também: Relacionamentos Produtivos na Empresa Familiar
– Crie um sistema educacional que permita preparar os herdeiros para o papel de sócios:
As empresas familiares tendem a se preocupar em preparar herdeiros para serem futuros sucessores. Mas ainda existe pouca preocupação em prepará-los para o papel de sócios.
Este tipo de preparação pode ajudá-los a compreender que ser sócio não consiste apenas em fazer retiradas de lucro da empresa.
Ser sócio significa ser co-responsável por decisões que vão garantir o sucesso do empreendimento. E, consequentemente, a continuidade do lucro a ser retirado no futuro.
Empresas familiares de sucesso precisam contar com sócios, herdeiros e sucessores bem preparados para os desafios que o mundo corporativo propõem.
– Contribua para que os familiares tenham uma visão conjunta em relação à sociedade familiar e, ao mesmo tempo, seu próprio projeto de vida:
É importante que a sociedade familiar seja alicerçada por um bom planejamento estratégico para a empresa. E, ao mesmo tempo, por valores e uma visão comum entre as três dimensões: família, patrimônio e sociedade.
Também é importante que cada membro da família tenha um projeto para sua própria vida de forma a não depender excessivamente da empresa familiar.
– Selecione racionalmente sucessores para a família, empresa e patrimônio:
Estas três dimensões da sociedade familiar precisarão ter sucessores. Em cada uma das dimensões, o perfil do sucessor é diferente, assim como suas atribuições.
Na dimensão família, é necessário que o sucessor seja capaz de reunir os familiares em torno de valores comuns. Também é importante conseguir preparar os herdeiros para perpetuarem a história, a cultura e estes mesmos valores que foram construídos ao longo do tempo.
Já na empresa familiar de sucesso, o sucessor deverá ser capaz de manter e multiplicar os resultados do negócio.
Na dimensão patrimônio, é importante que o sucessor compreenda as questões envolvendo imóveis e aplicações financeiras.
Independente da dimensão, é importante que o sucessor tenha a legitimidade e a confiança da família em relação ao trabalho que está realizando. Isso poderá ser conquistado com conhecimento técnico e experiência prática comprovada.
– Estabeleça acordos de convivência em cada um dos fóruns da sociedade familiar:
Além de existirem momentos e locais específicos para cada tipo de assunto que envolva a sociedade familiar, também é uma boa prática estabelecer acordos de convivência entre os familiares.
No Conselho de Família são estabelecidos acordos que envolvam os interesses da família e a manutenção de seus valores e história. O objetivo é criar uma linguagem comum entre as gerações.
No Conselho de Administração são estabelecidos acordos de funcionamento do negócio. São exemplos dessa prática:
- a definição de mecanismos de gerenciamento de familiares, caso estes trabalhem na empresa;
- como será escolhido o principal executivo da organização;
- quando serão realizadas auditorias externas;
- como serão tomadas as decisões estratégicas pertinentes à empresa.
No Conselho Societário são estabelecidos acordos para a tomada de decisão referente à utilização do patrimônio. Além disso, é definido como estas informações serão fornecidas a todos os interessados de forma transparente e isenta.
Conclusão:
A empresa familiar de sucesso é parte de uma sociedade familiar bem-sucedida composta pelas dimensões família, empresa e patrimônio.
Sendo assim, através de processos mais racionais de utilização de recursos disponíveis, o gerenciamento das questões envolvendo a sociedade familiar podem ser facilitados. E ainda utilizados em seu próprio fortalecimento.
É a partir desse bom gerenciamento que surge a empresa familiar de sucesso. Esta só se perpetuará ao longo do tempo se tiver um modelo de gestão adequado e sócios, sucessores e herdeiros bem preparados.
A Sincrony pode contribuir muito com o sucesso da sua sociedade familiar. Uma das Áreas de Negócio da consultoria é Gestão de Empresas Familiares. Clique aqui para saber mais!
Ficou interessado(a)? Então, faça um contato com a Sincrony!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários