Apagão de Talentos e os Efeitos no Mercado de Trabalho
Apagão de talentos representa a falta de pessoas qualificadas e disponíveis no mercado de trabalho. Isso faz com que profissionais competentes passem a ser disputados pelas empresas.
O mundo do trabalho está mudando rapidamente. Os integrantes das novas gerações, em sua maioria, não demonstram interesse em realizar trabalho operacional e nem investir muitos anos de trabalho para construir uma carreira sólida nos moldes tradicionais. Então, os jovens estão errados? Não… eles têm uma forma diferente de enxergar a vida e a carreira.
Esse cenário agrava o Apagão de Talentos vivenciado pelas empresas no mundo inteiro.
As empresas têm sido desafiadas a transformar seus ambientes organizacionais para prosperar nessa nova realidade. Profissionais têm sido desafiados a tratar esta situação com a maturidade necessária à construção de relações sustentáveis ao longo do tempo.
Como profissionais e empresas podem utilizar o Apagão de Talentos de forma produtiva?
Seguem algumas oportunidades que podem ser aproveitadas neste momento de Apagão de Talentos por profissionais e empresas:
– Aceleração do desenvolvimento de competências para minimizar o Apagão de Talentos:
Se existe a falta de profissionais qualificados no mercado, é natural que as empresas tenham interesse em desenvolvê-los e retê-los.
O mesmo acontece com os profissionais que, ao desenvolver competências em meio ao Apagão de Talentos, podem assumir desafios de maior complexidade e obter reconhecimento por isso.
Profissionais e empresas têm oportunidade real de investir de forma compartilhada nesse interesse em comum de autodesenvolvimento de competências.
– Redefinição do papel da liderança:
A mudança nas relações sociais e a falta de talentos capacitados, ou interessados nos trabalhos disponíveis, faz com que a adoção de modelos organizacionais diferenciados seja uma oportunidade frente à concorrência.
Tornar o ambiente de trabalho mais participativo e saber negociar com pessoas e equipes são fundamentais para tornar as relações de trabalho mais sustentáveis ao longo do tempo.
Ao mesmo tempo, é fundamental que líderes e profissionais tenham condições de estabelecer limites saudáveis e assumir a responsabilidade que vem junto com esta maior liberdade nas relações.
Leia também: Liderança: Como fazer minha equipe mudar?
– Mudanças na relação com o tempo:
Este é o tempo das soluções instantâneas. As novas gerações, os profissionais mais preparados e os consumidores preferem as soluções rápidas e eficazes.
As empresas que surpreenderem profissionais e clientes, com soluções e oportunidades com resultado imediato, ganharão espaço no mercado e conseguirão reter os melhores profissionais.
Aprender e agir mais rápido do que os concorrentes é uma grande oportunidade.
– Mudanças na relação com o espaço:
A conectividade e as redes sociais tornaram as oportunidades de contratação de profissionais definitivamente públicas. A reputação virtual tornou-se um diferencial importante.
Se sua empresa conta com diferenciais no ambiente de trabalho ou se você é um excelente profissional, alguém o indicará.
O contrário também é verdadeiro: refazer uma imagem pública ruim tornou-se mais desafiador tanto no mundo real quanto no mundo virtual.
– Desenvolvimento de diferenciais que agreguem valor ao negócio ou à carreira dos profissionais e que minimizem o Apagão de Talentos:
Poder gerar valor para o negócio faz com que um profissional seja reconhecido como um talento.
Ao mesmo tempo, ter condições de agregar valor à carreira e a vida dos profissionais torna uma empresa um local de trabalho almejado pelos profissionais mais gabaritados.
Desenvolver tais diferenciais é uma oportunidade única para poder contar com a melhor equipe ou com o trabalho de seus sonhos.
Essa é a fórmula ideal para que o Apagão de Talentos seja minimizado ou eliminado das empresas. No entanto, esse caminho precisa ser construído e isso exige tempo. metodologias corretas e investimento financeiro.
– Desenvolvimento da competência de lidar com restrições:
Oferecer um ótimo local de trabalho aos profissionais não acabará com as limitações destes e nem com as limitações da organização. Continuaremos sendo humanos assim como nossas empresas.
Este é o momento em que profissionais e organizações se defrontam com a necessidade de lidar com o que é possível e com o que é real. Não adianta exigir desafios impossíveis para os melhores profissionais.
Assim como de nada adianta aos melhores profissionais exigir aquilo que a empresa não tem condições de oferecer nesse momento. Saber lidar com a realidade pode ser a diferença entre a felicidade possível e a desilusão profunda.
– Sabedoria para não se tornar algoz ou refém da situação:
O Apagão de Talentos é uma ótima oportunidade para empresas demonstrarem disposição em tornar seus ambientes de trabalho mais atrativos, produtivos e sustentáveis.
Isso não significa que os empregadores devam se submeter a profissionais que queiram torná-las reféns de suas competências.
Da mesma forma, profissionais devem fazer movimentos de carreira com sabedoria para não transmitir a imagem de algozes que aproveitam o Apagão de Talentos para tirar proveito da situação.
Utilizar diálogo e inteligência emocional é o caminho para a construção de relações de trabalho ganha-ganha.
Conclusão:
O Apagão de Talentos é uma realidade para aquelas empresas que utilizam modelos tradicionais de Gestão de Pessoas ou que não estão abertas à mudança.
Com um ambiente de trabalho propício ao diálogo, à participação das pessoas e à inovação, as empresas podem, além de reter os melhores talentos, também aumentar a sua lucratividade a a sustentabilidade do negócio.
A Sincrony pode contribuir nesse processo de construção de um novo modelo de Gestão de Pessoas. Conheça o nosso site, clicando aqui!
Aguardaremos pelo seu contato!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários