Gestão de Desempenho: mensurando resultados de pessoas e equipes
Nos tempos atuais, a Gestão de Desempenho e a mensuração de resultados tornam-se muito mais estratégicos. Isso acontece porque estamos em uma época em que precisamos agregar valor e, ao mesmo tempo, reduzir custos em nossas empresas.
Já sabemos que o valor das empresas não é medido exclusivamente pelo seu valor contábil. Sabemos que podemos aumentar o valor do negócio através do desenvolvimento e manutenção de ativos intangíveis.
Como a Gestão de Desempenho pode ampliar ativos intangíveis e o valor da empresa? O que são ativos intangíveis?
Ativos intangíveis são aspectos da organização que podem parecer invisíveis, difíceis de quantificar e de imitar e, por serem uma conquista organizacional, têm grande valor de mercado.
São exemplos de ativos intangíveis: capital intelectual, capacidade de executar a estratégia da empresa, credibilidade dos executivos da organização, capacidade de atrair e reter talentos, entre outros.
E como a Gestão de Pessoas pode contribuir com a ampliação dos ativos intangíveis através da Gestão de Desempenho?
A Gestão de Pessoas tem passado nos últimos anos por mudanças radicais de posicionamento. Isso acontece porque o mundo externo e o mercado se alteraram de forma significativa. No momento atual, as organizações precisam fazer muito mais, no sentido de agregar valor ao negócio, com muito menos.
Até pouco tempo, gerenciar desempenho significava o simples controle das atividades operacionais da empresa com o objetivo de controlar a operação e fazer a rotina funcionar. Pessoas e estratégia tinham pouca conexão em um mundo estável. Isso mudou.
Desta forma, a Gestão de Pessoas pode ter o papel de ser o facilitador organizacional na implantação da estratégia e na mensuração dos resultados de equipes e pessoas, tão necessárias ao bom desempenho das empresas no mercado.
Gestão de Desempenho e Indicadores Financeiros e Não-Financeiros:
A partir da definição de indicadores financeiros e não-financeiros, a estratégia organizacional será desdobrada em metas coletivas e individuais.
Para que o atingimento das metas fique facilitado, é importante que as pessoas tenham planos de autodesenvolvimento conectados ao negócio da empresa.
Investimentos em treinamento e outras ferramentas de desenvolvimento, como coaching, devem estar diretamente ligados à visão de futuro que aquela empresa está construindo.
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A Gestão de Pessoas poderá favorecer o processo de estabelecimento de metas, indicadores de desempenho para que a empresa possa contar com uma bússola.
Sendo assim, o processo de Gestão de Desempenho dará indicações sobre ações organizacionais necessárias à real implantação da estratégia e à ampliação de valor do negócio através de ativos tangíveis e, em especial, intangíveis gerados a partir do gerenciamento do desempenho organizacional.
Conclusão:
Sabemos que a implantação da estratégia é cada vez mais importante para a perpetuação do sucesso das empresas. Desta forma, o objetivo do processo de Gestão de Desempenho é garantir que a estratégia organizacional esteja sendo executada de forma efetiva. E, ao mesmo tempo, os recursos estejam sendo utilizados de forma a agregar valor e reduzir custos, ampliando a lucratividade.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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