A Força da Empresa Familiar
O que existe de comum entre as empresas familiares que têm sucesso no mercado? Estas empresas souberam utilizar a força da família nos negócios. Neste artigo, vamos falar sobre a força da empresa familiar.
No Brasil, 90% das empresas são familiares e quando estas descobrem que fazer negócios em família pode ser um diferencial, o sucesso empresarial fica facilitado.
Apesar de cada família e cada empresa ser diferente e ter suas características únicas, as empresas familiares bem-sucedidas têm alguns traços em comum:
A força da empresa familiar tem como fonte os valores da família:
Os valores familiares são transmitidos entre gerações, o que cria a “cola” cultural necessária para manter uma visão de longo prazo no negócio. Desta forma, se preserva o ideal do fundador, o que pode ser um diferencial muito importante quando comparamos com uma empresa não-familiar.
Leia também: Como transformar conflitos em cooperação no trabalho?
A empresa familiar é vista como mais do que um simples empreendimento:
Existe o sentimento de que a empresa é mais do que um simples empreendimento. Na verdade, a empresa é a realização do sonho do fundador que vai sendo transmitido às gerações seguintes.
É esse sentimento do significado do trabalho e da empresa que faz fundadores e suas famílias terem a coragem, a perseverança e a resiliência para superarem as mais desafiadoras adversidades.
Os sucessores são escolhidos de acordo com seus talentos, o que demonstra a força da empresa familiar:
Os sucessores são escolhidos de acordo com seus talentos e potencialidades, o que faz com que a empresa familiar tenha ainda mais força. Além disso, há espaço para que familiares sigam outras carreiras, sendo preparados para o papel de sócios, e para agregar valor ao patrimônio da sociedade familiar.
Já os sucessores são reconhecidos por sua autoridade traduzida em experiência profissional, competência e postura, que são considerados mais importantes do que seu vínculo familiar.
Existem fóruns diferentes para que assuntos da família, empresa e patrimônio sejam tratados:
As sociedades familiares bem-sucedidas conseguem gerenciar questões referentes a família, patrimônio e empresa em fóruns específicos para isso, minimizando o impacto de um conflito da empresa na família ou no patrimônio e vice-versa.
A força da empresa familiar também está em saber gerenciar conflitos:
Essas famílias aprenderam que os conflitos são saudáveis e podem servir para o crescimento das pessoas, para o amadurecimento da família e da administração da empresa.
Tais conflitos são gerenciados através da escuta e do diálogo na busca de uma solução que atenda, sempre que possível, os interesses das partes envolvidas.
Desta forma, os conflitos se transformam em novas formas de agir que contribuirão para o crescimento de todos os envolvidos na utilização de seus pontos fortes.
Conclusão:
Pode-se concluir que o diálogo sobre expectativas, necessidades, desejos, ambições, temores e contrariedades existentes entre os vários membros da família (e destes com os diversos públicos na sociedade familiar) pode trazer resultados diferenciais não apenas no negócio. Esse espaço de diálogo abre a possibilidade de construção de uma visão comum e positiva de futuro, que deixará um legado para a sociedade.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários