Como gerenciar conflitos no ambiente profissional?

Como gerenciar conflitos no ambiente profissional?

Reconhecer que os conflitos no trabalho existem pode ser um passo importante ao desenvolvimento organizacional. Através dos conflitos, quando estes são bem gerenciados, podem surgir alternativas que não haviam sido pensadas antes.

No ambiente profissional, a principal causa dos conflitos é a percepção equivocada de que existem objetivos divergentes entre as pessoas e áreas de uma mesma empresa.

A falta de visão sistêmica faz com que áreas da empresa defendam interesses que não necessariamente correspondem à melhor solução para o sistema todo. O compartilhamento de recursos e a interdependência entre funções também podem ser fonte de desentendimentos na organização.

Sendo assim, como tais conflitos podem ser gerenciados de forma produtiva?

– Reconheça que os conflitos no ambiente profissional existem: 

Negar conflitos no trabalho facilmente os transforma em crise. O melhor momento para gerenciar um conflito no ambiente profissional é quando este está no início, pois as pessoas envolvidas tendem a ter maior disposição para dialogar.

– Promova a ampliação de consciência sobre a situação de conflito: 

Para gerenciar um conflito e transformá-lo em uma real contribuição na geração de soluções inovadoras, é necessário conseguir ampliar a visão das pessoas envolvidas. Einstein já defendia que “nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo grau de consciência que o criou.”

Conflitos podem se transformar em evolução e amadurecimento, mas, para isso, paradigmas iniciais terão que ser deixados de lado em favor de um interesse maior e coletivo.

Leia também: Engajamento no Trabalho: um papel da liderança

– Lembre-se que, de forma geral, temos uma visão parcial da realidade, especialmente em conflitos: 

Nossos modelos mentais, valores e trajetória de vida faz com que, na maior parte das situações, utilizemos uma visão parcial e seletiva da realidade. Nas situações de conflito, tendemos a nos apegar a nossos modelos mentais, o que faz com que esse fenômeno fique ainda mais forte.

Fazer perguntas que ampliem o olhar sobre a situação pode contribuir muito com o processo de ampliação da percepção da realidade externa. E é, a partir dessa nova visão, que serão encontradas alternativas ao conflito.

– Ouça cuidadosamente durante o conflito: 

Durante conflitos as pessoas costumam defender ideias que nem sempre revelam seus reais interesses. Por este motivo, é necessário ouvir atentamente as pessoas envolvidas para perceber o que elas realmente querem como resultado daquela situação.

Quanto mais as pessoas estiverem abertas a ouvir de forma empática, maior será a possibilidade de gerenciamento do conflito com sucesso.

– Em situações de conflito, promova diálogo com respeito e empatia: 

Para construir uma relação ganha-ganha a partir do conflito é fundamental que exista diálogo, compreendendo as pessoas de forma empática. Demonstrar empatia significa compreender a outra pessoa do ponto de vista dela, com sua história de vida, valores e tendências comportamentais.

É essencial que exista respeito entre as partes envolvidas, independente de opiniões ou percepções divergentes. Discordar não dá o direito a ninguém de desrespeitar outro ser humano.

Por vezes, será necessário ter um mediador para garantir que exista respeito entre as partes envolvidas no conflito.

Vídeo “Gestão de Conflitos: Como fazer a Gestão de Conflitos no trabalho?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Promova sinergia em torno do que existe de comum: 

Valorize o que existe de comum entre as percepções das pessoas envolvidas no conflito. A partir daí, estabeleça diálogo de forma a permitir a criação de soluções sinérgicas, ou seja, melhores do que a soma das propostas isoladas de cada parte.

É o que existe de comum que aproxima as pessoas e torna possível a criação de uma nova realidade.

– Estabeleça acordos para o futuro: 

Definir o que será construído a partir daquela situação aparentemente conflituosa faz com que as pessoas se comprometam com soluções coletivas.

Vale lembrar que é necessário que os acordos estabelecidos tenham sempre como base uma relação ganha-ganha. Caso contrário, não serão sustentáveis ao longo do tempo.

– Lembre-se que nem todo conflito tem solução: 

Para que um conflito possa ser gerenciado é importante que exista disposição autêntica entre os envolvidos para encontrar uma solução coletiva que promova o bem comum.

Desta forma, por melhor que seja a metodologia, nem todo o conflito pode ser gerenciado, pois isso depende fundamentalmente do bom senso e maturidade das pessoas que participam da situação.

Caso não haja tal disposição entre as partes, dependendo da gravidade da situação, a organização poderá ter que adotar outras ações, como a movimentação de pessoas, para que o interesse coletivo seja preservado.

Conclusão:

Gerenciar conflitos exige disposição entre as partes, mas também depende da utilização de metodologias adequadas. Caso sua empresa queira adotar metodologias de gerenciamento de conflitos no ambiente profissional, poderá contar com a Sincrony. Para saber mais, clique aqui e conheça o site da Sincrony!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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