Cultura Organizacional Positiva: O que é? Como fortalecê-la?

Cultura organizacional positiva

Cultura organizacional positiva é um conjunto de comportamentos, hábitos e valores que são praticados no dia-a-dia das empresas e que facilita o atingimento da lucratividade e a geração de sustentabilidade do negócio.

Ao contrário do que muitos acreditam, a cultura organizacional positiva não se estabelece através da simples divulgação de um propósito (ou missão), de uma carta de valores e/ou de princípios.

A cultura organizacional positiva é o que acontece na prática, no cotidiano da empresa.

Através de técnicas e metodologias apropriadas, é possível verificar quais são os traços da cultura organizacional vigente na empresa. A partir daí é importante que se faça a análise de como a cultura organizacional atual está facilitando ou dificultando os resultados esperados.

Ou seja, verifica-se se a cultura organizacional positiva está presente.

É importante notar que a identificação dos traços da cultura organizacional vigente só é possível através da participação de uma amostra significativa do quadro funcional.

Também é essencial que profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos participem desse trabalho de mapeamento da cultura organizacional.

São as pessoas que compõem a empresa que podem relatar o que acontece no dia-a-dia, ou seja, como é a cultura organizacional vigente.

Vale ressaltar ainda que o mapeamento da cultura organizacional deve ser realizado por um profissional capacitado e que não pertença ao quadro funcional da empresa.

É necessário que uma pessoa externa faça esse trabalho para que possa apresentar uma visão isenta da cultura organizacional.

Só assim será possível verificar se a cultura organizacional positiva está sendo vivenciada no cotidiano da empresa.

Leia também: Propósito de uma Empresa: O que é? Para que serve?

Uma cultura organizacional positiva é aquela que remove obstáculos no sentido da construção da visão de futuro da empresa. A cultura organizacional positiva também é um agente facilitador da implantação do planejamento estratégico.

Quando se percebe, nessa análise, que a cultura organizacional se tornou obsoleta ou se transformou em um empecilho ao engajamento das pessoas no trabalho, é necessário mudar.

Vale lembrar que essa mudança não é instantânea e que é necessário fazer isso antes que seja tarde demais.

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A mudança da cultura organizacional de uma empresa é um trabalho delicado e de médio ou longo prazo.

Se analisarmos bem, uma pessoa precisa colocar foco, recursos e energia para mudar o seu próprio comportamento.

Quando falamos da mudança de uma cultura organizacional, estamos dizendo que todas as pessoas da empresa estarão fazendo mudanças de comportamento simultaneamente.

Ou seja, são muitas pessoas que terão que mudar de comportamento, ao mesmo tempo, para que a cultura organizacional positiva se estabeleça.

Essa imagem já mostra o quanto a mudança de cultura organizacional é desafiadora. Isso significa que é necessário contar com metodologias específicas e profissionais altamente capacitados para fazer a sua implementação.

O importante é que o mapeamento e monitoramento da cultura organizacional seja algo permanente e estratégico para a empresa.

Quando se analisa os fatores que levaram empresas a deixarem de existir, verifica-se que a falta de uma cultura organizacional positiva está entre os mais relevantes.

Isso acontece porque as organizações, em especial as empresas familiares, deixam que a cultura organizacional vá se estabelecendo sem qualquer monitoramento.

Também existe a falta de investimento em educação e fortalecimento de valores organizacionais, de propósito e de visão de futuro.

Muitas vezes, os dirigentes dessas empresas só sentem necessidade de mudar quando a cultura organizacional ou a própria organização já entrou em colapso.

Então, a empresa deixa de existir não porque não era possível fazer a mudança cultural necessária. Mas porque não havia mais tempo e nem recursos disponíveis para fazer uma mudança de tamanha envergadura.

Por isso, é necessário antecipar-se.

Conclusão:

Lembre-se sempre que contar com uma cultura organizacional positiva é essencial à sustentabilidade da empresa.

Investir de forma contínua no monitoramento da cultura organizacional e também na educação em valores organizacionais torna-se imperativo.

Caso a sua empresa necessite desse tipo de trabalho, faça um contato com a Sincrony. Visite o nosso site, clicando aqui. Teremos satisfação em atendê-lo.

Deise C. Engelmann

Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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