Como evitar conflitos na empresa familiar?

conflitos na empresa familiar

Os conflitos na empresa familiar são comuns. Ao mesmo tempo, as empresas familiares são fonte de muita riqueza no Brasil e no Exterior.

E as empresas familiares podem ser também fonte de grande satisfação: afinal, é a realização de sonho do fundador que vai se perpetuando através das novas gerações da família empresária.

Não existem relações humanas sem conflito e na empresa familiar não poderia ser diferente. Os conflitos na empresa familiar farão parte do caminho. E podem ser muito saudáveis quando utilizados para o amadurecimento das relações e o fortalecimento da empresa, da família e do patrimônio.

No entanto, conflitos na empresa familiar, quando desnecessários ou improdutivos, podem ser evitados.

Como evitar conflitos na empresa familiar e torná-los uma alavanca para a construção de um futuro positivo?

– Acolha os conflitos na empresa familiar como parte do processo:

Negar conflitos na empresa familiar faz com que estes possam se transformar em crises com o passar do tempo. Por isso, na maior parte das vezes, identificar tais conflitos, quando estão no início, pode fazer muita diferença em seu gerenciamento.

A identificação do conflito em fase inicial pode facilitar o amadurecimento dos relacionamentos na empresa. Desta forma, é possível evitar transtornos desnecessários para a família empresária e também para os seus colaboradores, clientes e fornecedores.

– Escolha conflitos que valem a pena: 

Ao identificar um conflito na sociedade familiar, é importante verificar se vale a pena e se é possível gerenciá-lo naquele momento ou se é melhor evitá-lo.

Abraçar causas improdutivas e/ou conflitos insolúveis leva à perda de tempo e energia sem a obtenção de resultados positivos. Por isso, tais conflitos devem ser simplesmente evitados.

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– Identifique valores comuns e princípios éticos que devem ser perpetuados: 

Essa é uma excelente forma de prevenir e evitar conflitos na empresa familiar que são desnecessários e improdutivos.

Lembre-se que identificar valores comuns, forças da sociedade familiar e princípios éticos faz com que estes possam ser mais facilmente utilizados em momentos desafiadores para os sócios e/ou membros da família empresária.

– Crie acordos que sirvam de guia para os relacionamentos na sociedade familiar: 

Além de valores, forças e princípios, é importante estabelecer limites saudáveis que deverão ser respeitados na família, na empresa e em relação ao patrimônio comum.

Aspectos do cotidiano, como a utilização de carros da empresa ou do plano de saúde corporativo por membros da família, podem se tornar conflitos indissolúveis.

Tais conflitos poderiam ser evitados com regras claras a respeito dos limites e da sinergia existentes nas dimensões família, empresa e patrimônio.

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– Estabeleça estratégias de gerenciamento dos conflitos na sociedade familiar:

Estabelecer estratégias de gerenciamento de conflitos na empresa familiar faz com que eles se tornem produtivos e relevantes para o futuro da empresa. E também faz com que conflitos desnecessários sejam evitados.

Neste caso, se o gerenciamento do conflito for realmente necessário, estabeleça uma estratégia levando em consideração o resultado esperado, o posicionamento dos envolvidos no conflito, seus interesses, tendências de comportamento, valores e expectativas.

– Respeite as partes envolvidas no processo e lembre-se de buscar soluções ganha-ganha como resultado dos conflitos na empresa familiar: 

O respeito é palavra-chave quando se trata das relações humanas.

Buscar uma solução positiva e respeitosa para os envolvidos é o caminho para a construção de soluções sustentáveis ao longo do tempo, dentro e fora das sociedades familiares.

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– Para evitar conflitos na empresa familiar, crie programas de preparação dos herdeiros:

Os herdeiros devem ser preparados não apenas para o papel de executivos da empresa e/ou de sócios. Eles devem ser preparados para evitar e gerenciar conflitos de interesses entre as partes integrantes da sociedade familiar.

E, desta forma, trazer um equilíbrio saudável para as dimensões família, empresa e patrimônio.

Conclusão:

Pode-se concluir que a adoção de ferramentas de gerenciamento dos relacionamentos entre sócios e familiares pode evitar conflitos na empresa familiar.

Tais ferramentas podem trazer não apenas sustentabilidade, mas também satisfação para as partes envolvidas na construção do sonho, que foi iniciado pelo fundador da sociedade.

Caso sua empresa necessite de consultoria, treinamento ou coaching na Gestão de Empresas Familiares, lembre-se de fazer um contato com a Sincrony. A Gestão de Empresas Familiares é uma das nossas especialidades.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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