O que todo líder precisa saber?

O que todo líder precisa saber

Todo líder precisa saber gerenciar pessoas. O gerenciamento de pessoas tornou-se essencial ao sucesso de qualquer negócio. As empresas sabem disso.

Saber liderar pode significar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Reter talentos tornou-se um grande desafio. E essa realidade tem sido vivenciada com intensidade inédita nas organizações.

Como formar uma equipe nos dias atuais? O que faz as pessoas e as equipes alcançarem resultados extraordinários? Como atingir os resultados esperados pela organização? Quais são as expectativas pessoais de cada integrante da equipe? Como reter os talentos da minha empresa? E, em uma situação como essa, o que devo fazer?

Perguntas como essas habitam as mentes e corações dos dirigentes das empresas.

Enfim, o que todo líder precisa saber para gerenciar bem uma equipe?

– Sonhos coletivos são capazes de mover montanhas: 

Identificar os sonhos coletivos da equipe, de forma participativa, é a melhor forma de obter comprometimento. As pessoas se comprometem com aquilo que elas desejam construir. Ter um plano de futuro significa transformar intenção em realidade.

– Um líder precisa saber que todas as pessoas contam com talentos naturais:

Os verdadeiros líderes sabem identificar e gerenciar os talentos de sua equipe. Quando os talentos individuais são bem gerenciados, a equipe torna-se capaz de aumentar muito sua performance.

– Bons líderes investem em autoconhecimento e compreendem quais são seus próprios talentos e limitações:

Trabalhar em equipe, para estes líderes, significa utilizar a complementariedade de perfis. Ou seja, também utilizam seus talentos e gerenciam suas vulnerabilidades contando com o apoio e com os pontos fortes dos integrantes da equipe.

Além disso, bons líderes desafiam seus próprios limites de forma saudável.

– Identificação de relações de confiança é fundamental ao sucesso e isso, sem dúvida, o líder precisa saber: 

Bons líderes precisam saber que a base da confiança é o bom caráter e a competência. Identificar em tipos de atividades as pessoas são competentes contribui muito no estabelecimento de relações de confiança bem-sucedidas.

Os verdadeiros líderes sabem que não há bons negócios com pessoas que não demonstram ter bom caráter.

Vídeo “Liderança: Como formar autolíderes?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– O estilo de liderança é definido de acordo com o perfil da equipe: 

A maturidade emocional e técnica da equipe é que deve definir o estilo de liderança que será utilizado. Isso significa que o líder deve se adaptar à equipe e não o contrário.

De nada adianta dar autonomia em assuntos para os quais as pessoas não estão preparadas.

Também não adianta exigir cumprimento “cego” de regras entre aqueles que já podem ter autonomia, pois não funciona bem na prática.

O estilo inadequado de liderança traz desmotivação, ansiedade e descomprometimento em relação às metas estabelecidas. Bons líderes sabem disso.

– Um líder precisa saber que o incentivo à autonomia e à aprendizagem é fundamental para qualquer equipe: 

Em tempos de mudanças radicais, é necessário contar na equipe com profissionais capazes de encontrar soluções inovadoras e de tomar decisões.

Líderes sabem lidar bem com erros de aprendizagem e de inovação, pois entendem que estes são parte do risco de realizar algo inédito.

Leia também: Limites no Trabalho: uma necessidade real

– Bons líderes sabem que gerenciar o desempenho dos integrantes da equipe é absolutamente necessário: 

Gerenciar desempenho começa com um processo correto de delegação e feedback. A partir daí, oferecer oportunidades diferenciadas para aqueles profissionais com desempenho extraordinário é muito importante.

Da mesma forma, contribuir para que profissionais com baixo desempenho recuperem sua performance faz parte do papel do líder.

Quando a recuperação não for possível, mesmo através do remanejamento de atividades na empresa, também é papel do líder providenciar e comunicar o desligamento daquele profissional.

Em qualquer um dos casos, mensurar e dar feedback sobre os resultados no trabalho é fundamental. Bons líderes sabem delegar e também dar e receber feedback.

– Comunicação e mediação de conflitos estão englobadas no papel da liderança e um líder precisa saber conduzí-los: 

Um líder precisa saber oferecer informações relevantes ao trabalho de forma que sua equipe entenda qual a importância do que está sendo realizado.

Líderes sabem também que conflitos existem em qualquer equipe e que saber mediá-los, de forma saudável, faz parte da vida organizacional. Líderes conhecem técnicas para realizar tais atividades e sabem identificar quando necessitam de um mediador externo.

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– Um verdadeiro líder precisa saber que tempo é dinheiro: 

Em tempos de concorrência global, saber gerenciar bem o tempo tornou-se uma competência fundamental aos negócios.

Os verdadeiros líderes planejam seu tempo de forma que consigam atender as demandas do trabalho e também das demais dimensões de sua vida (família, espiritualidade, diversão, finanças, saúde, entre outras).

– Líderes praticam e pregam bons valores: 

Bons líderes estão do lado do bem e praticam bons valores, além de pregá-los. Eles sabem que bons exemplos valem muito mais do que boas palavras.

Além disso, levam em consideração os valores dos integrantes de sua equipe na hora de tomar decisões.

Conclusão:

Líderes precisam saber gerenciar pessoas e gostar de fazer isso. Em tempos de concorrência global intensificada, contar com bons líderes é um diferencial estratégico para qualquer negócio.

Caso a sua empresa necessite de processos diferenciados de desenvolvimento de liderança, faça contato com a Sincrony.

Desenvolvimento de liderança é uma das especialidades da Sincrony. Contamos com metodologias internacionais em Gestão de Pessoas para construir projetos customizados à realidade e à necessidade de cada cliente.

Aguardamos seu contato através do email [email protected] ou pelo telefone (47) 3461-3140.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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