Como a comunicação pode mudar a realidade das empresas?

Comunicação

A comunicação corporativa é uma peça-chave do sucesso das empresas.

É através da linguagem que as pessoas nas empresas são levadas a terem determinadas emoções. Por exemplo, quando uma pessoa ouve uma acusação no trabalho, ela tem determinada emoção e, como consequência, uma reação.

Essa reação é bem diferente daquela que as pessoas costumam ter quando escutam um elogio sincero. Já sabemos que as emoções influenciam diretamente o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Em virtude disso, quando conseguimos alterar a comunicação nas organizações, conseguimos influenciar a mudança de comportamento das pessoas e, como resultado, a própria realidade da empresa.

Como podemos mudar a realidade organizacional através da comunicação?

– Utilize perguntas poderosas que tenham como foco o que traz energia para as pessoas e a empresa: 

Na comunicação e na vida, ao invés de ter como foco os problemas, devemos ter como foco as soluções. Ou seja, ao invés de ficarmos buscando e aprofundando problemas, podemos fazer o caminho inverso: buscar o que traz vida à organização e a partir daí começar a construir uma nova realidade.

A comunicação pode contribuir muito para isso, pois as perguntas controlam a atenção das pessoas. É a partir delas que essa nova realidade organizacional pode tornar-se possível através da reação das pessoas às perguntas que utilizamos.

– Contribua, através da comunicação, com a identificação do propósito coletivo da empresa e também do propósito de vida de cada um de seus integrantes: 

Identificar um motivo maior que faça as pessoas se engajarem na construção de um projeto organizacional é uma poderosa forma de trazer, para o dia-a-dia, o tão sonhado comprometimento das equipes.

No entanto, esse propósito organizacional só será sólido se tiver conexão com o projeto de vida de seus integrantes.

– Estabeleça diálogos fortalecedores no ambiente de trabalho como parte da comunicação corporativa: 

Identificar os pontos fortes da equipe e de seus integrantes pode servir para fortalecê-la. Além disso, a delegação de atividades também deve respeitar os talentos de cada um.

Comemorar os sucessos também podem servir para fortalecer os relacionamentos e, por consequência, os resultados individuais e coletivos.

Video “Autoconversas Positivas: você já pratica? Como ter diálogo interno positivo?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Sempre que possível, utilize o diálogo desbalanceado na comunicação corporativa: 

Experiências em vários campos da ciência mostram que quando há um desbalanceamento do diálogo em favor do que há de mais positivo, há um aumento natural de desempenho de pessoas e equipes. Evidentemente, feedbacks de correção de rota devem fazer parte do ambiente organizacional.

No entanto, por vezes, os elogios sinceros acabam ficando em segundo plano e o diálogo organizacional acaba ficando desbalanceado em um sentido negativo.

Isso acaba por prejudicar o clima organizacional, o espírito de equipe, a motivação no ambiente de trabalho e os resultados da empresa.

– Utilize uma comunicação corporativa que tenha foco em resultados: 

Ao invés de investir energia na simples realização de tarefas, tenha como foco o atingimento de resultados. Isso fará com que as equipes percebam que precisam melhorar continuamente os processos e investir tempo e energia em inovação para que os resultados sejam cada vez melhores.

Sucesso passado não garante sucesso futuro. Sucessos devem sempre ser construídos através da mobilização dos nossos pontos fortes.

– Lembre-se de ouvir as pessoas com empatia: 

A chamada “escuta ativa” é uma importante ferramenta de comprometimento e de motivação no ambiente organizacional. Ouvir as pessoas, buscando compreender seus sentimentos, gera uma real sensação de pertencimento à equipe e à organização.

Sentir-se ouvido e respeitado, de forma geral, faz com que as pessoas queiram contribuir com a construção de um futuro positivo para a organização e para elas mesmas.

Leia também: O que todo líder precisa saber?

– Na comunicação corporativa, utilizar linguagem positiva não significa se conformar com o que está ruim ou com o que é negativo: 

A linguagem positiva pode transformar as emoções e as ações das pessoas nas empresas. Deve-se lembrar que a linguagem positiva deve ter como base a verdade e não deve ser utilizada como uma ferramenta de manipulação das pessoas.

O objetivo da linguagem positiva sempre é concentrar ações e esforços no sentido da construção de um futuro ainda mais positivo ao invés de se acomodar com o que se tem no presente. Infelizmente, não se pode ajudar quem não quer ser ajudado.

A linguagem positiva só terá real efeito se for transformada em ação positiva, tendo como base a ética e a verdade.

Conclusão:

A comunicação corporativa pode, de fato, mudar o comportamento das pessoas. Por isso, é uma dimensão cada vez mais estratégica para as organizações.

A comunicação positiva gera emoção positiva. E, por consequência, ação positiva, especialmente quando existe um propósito corporativo que esteja na mente e no coração das pessoas.

Investir na comunicação corporativa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma pessoa, de uma equipe ou de uma empresa.

Se a sua empresa quer investir em comunicação estratégica que tenha como base a Psicologia Positiva, faça contato com a Sincrony. Nós oferecemos ferramentas e estratégias específicas para essa finalidade. Trabalhamos com projetos customizados à necessidade de cada cliente.

Deise C. Engelmann

Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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