Mudanças Organizacionais: qual é o segredo?
As mudanças organizacionais têm seus segredos.
Vale lembrar que a maior parte dos esforços de mudança nas organizações não é bem-sucedida. Isso acontece, de forma geral, porque para mudar é necessário algo mais do que um bom projeto técnico. É necessário envolver as pessoas para que elas mudem seu comportamento.
No entanto, vários fatores podem fazê-las permanecer no modo “antigo” de trabalhar. Afinal, mudar significa correr o risco de experimentar novas formas de trabalho.
Normalmente as pessoas mudam quando têm algo a ganhar que seja valioso para elas. Ou seja, o benefício é percebido como maior do que o esforço da mudança (como, por exemplo, a construção de um sonho).
Pessoas mudam também quando têm algo muito importante a perder, o que significa que as crises podem ser fortes motivadores de mudanças nas empresas.
Como alinhar forças para que as mudanças organizacionais necessárias se tornem possíveis?
– Tenha tempo para realizar mudanças organizacionais:
Colocar mudanças organizacionais em prática exige que as pessoas tenham tempo para refletir e experimentar novas formas de trabalhar. Por isso, é fundamental que sejam estabelecidas prioridades na organização para que as pessoas tenham tempo.
Caso não tenham o tempo necessário, as pessoas poderão utilizar justamente o argumento da falta de tempo como um escudo contra a mudança organizacional proposta.
Também é importante que a mudança não tenha que ser feita instantaneamente. Mudanças organizacionais consistentes são construídas e isso leva tempo.
Por isso, é muito importante se antecipar às mudanças através da construção de cenários e do acompanhamento de tendências de mercado.
– Crie uma visão de futuro positiva e motivadora:
Para que as pessoas se mobilizem para criar algo novo é importante que elas participem da construção da visão de futuro.
Se isso não for possível por algum motivo, garanta, pelo menos, que esta visão de futuro seja motivadora para elas. Vale lembrar que a visão de futuro deve representar as mudanças organizacionais necessárias.
Ter uma visão de futuro positiva pode trazer a energia necessária aos momentos desafiadores na implantação das mudanças organizacionais propostas.
Leia também: Mitos Organizacionais: O Feitiço da Liderança
– Conte com ajuda especializada para realizar as mudanças organizacionais:
Poder contar com um consultor externo pode trazer grandes benefícios ao processo de implantação das mudanças organizacionais desejadas.
Além de trazer e compartilhar metodologias que já foram testadas em outras organizações, um consultor externo fica livre das vinculações hierárquicas e das relações de poder existentes na empresa. Estas, por vezes, podem impedir posicionamentos necessários ao bom andamento de tais mudanças organizacionais.
– Crie sessões de diálogo em torno das mudanças organizacionais a serem realizadas:
Dialogar sobre “porque pensamos e agimos desta forma” e sobre os motivos que nos levam a mudar pode ajudar as pessoas envolvidas a compreenderem e se engajarem no processo.
Dialogar sobre as certezas e incertezas no novo cenário pode fazer com que as pessoas se sintam apoiadas e comprometidas.
– Lembre que alinhar relacionamentos na equipe é mais importante do que organizar processos nos esforços de mudanças organizacionais:
Enquanto os relacionamentos não estiverem alinhados na equipe, os esforços de mudança terão pouco resultado prático. Quando existem boa comunicação e espírito de equipe, as pessoas se unem em torno dos processos e rapidamente os fazem funcionar.
– Acompanhe o estado emocional das pessoas envolvidas nas mudanças organizacionais propostas:
Mudar pode trazer o sentimento de perda de uma realidade conhecida para uma realidade incerta. Acompanhar o estado emocional de cada integrante da equipe e sua evolução é muito importante para um processo de mudança organizacional bem-sucedido.
– Tenha planos de ação concretos e sistêmicos:
Para mudar, não basta ter uma visão de futuro, é necessário ter metas concretas com datas de execução. É importante que as metas de uma pessoa ou equipe não prejudiquem as metas das demais.
Os planos de ação devem ser percebidos como possíveis de serem realizados na prática.
– Acompanhe os planos de ação de forma sistemática:
Planos de ação necessitam de acompanhamento sistemático. Este acompanhamento serve não apenas para dar feedback positivo ou de correção de rota aos responsáveis, mas também garantir a qualidade sistêmica do plano.
Além disso, os planos de ação devem sofrer adequações às mudanças que estão acontecendo do mundo externo, sempre que necessário.
– Lembre que valores consistentes são fundamentais ao processo de mudanças organizacionais:
Ter valores claros e compartilhados é o norte que as pessoas precisarão para saber como agir durante o processo de mudanças organizacionais. Dialogar sobre valores também é muito importante.
– Tenha coragem de tomar decisões desafiadoras:
Ao iniciar um processo de mudança organizacional, é importante ter a força necessária para que decisões desafiadoras sejam tomadas. Elas são parte integrante da maioria dos esforços de mudança.
Deixar de tomar decisões desafiadoras no momento certo pode colocar todo o esforço de mudança a perder.
Conclusão:
Antes de iniciar um processo de mudança organizacional, avalie se existe motivação legítima para realizá-la. Lembre-se de construir uma visão poderosa e coletiva de futuro.
Verifique do que as pessoas envolvidas estão dispostas a abrir mão para que as mudanças organizacionais sejam colocadas em prática. É importante também verificar se há energia suficiente para enfrentar os momentos desafiadores que existirão pelo caminho.
Caso a sua empresa necessite de consultoria para a realização de mudanças organizacionais consistentes, consulte a Sincrony! Visite o nosso site, clicando aqui!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários