Cultura Organizacional como fonte de lucro?

Cultura Organizacional como fonte de lucro

Cultura Organizacional pode ser fonte de lucro? A resposta é sim! E também pode acabar com a lucratividade de uma empresa.

Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, já dizia: “A cultura organizacional se alimenta de estratégia no café da manhã”. O Prof. Bill Aulet do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos) completou: “A cultura organizacional se alimenta de estratégia no café da manhã, de eficiência operacional no almoço e de todo o restante no jantar.”

Ou seja, a cultura organizacional merece ser respeitada e considerada antes de qualquer tipo de intervenção na empresa.

A maior parte dos processos de mudanças nas organizações falha porque a cultura vigente não é mapeada e, em seu lugar, são considerados apenas outros aspectos técnicos relativos ao projeto a ser implantado.

Mas como a cultura organizacional pode ser fonte de lucro?

A cultura organizacional pode ser fonte de lucro através da observação, pelos líderes organizacionais, das seguintes questões que são extremamente relevantes para que a estratégia possa ser implantada na prática:

– Conheça a cultura organizacional de sua empresa: 

Para conhecer a cultura organizacional de sua empresa, busque a identificação dos rituais, mitos, valores e modelos mentais vigentes na organização através de um olhar externo à cultura.

A realização do mapeamento da cultura organizacional por um especialista poderá trazer informações sobre pontos fortes e vulnerabilidades e sobre o quanto essa cultura está adaptada às tendências de mercado. Este trabalho também poderá trazer subsídios para a adoção de ações estratégicas em Gestão de Pessoas.

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– Valorize as forças que possibilitaram a construção do sucesso da empresa através da cultura organizacional:

Identificar e valorizar os aspectos positivos da cultura organizacional é uma forma de mantê-los, independente do que vier a mudar no futuro.

Quando isso não é feito de forma sistemática, a empresa poderá ficar sem identidade, o que pode gerar falta de foco nas ações organizacionais e, como consequência, perda de energia.

É importante lembrar que a cultura organizacional é necessária para dar parâmetros de interpretação dos fenômenos que acontecem e direcionamento para as ações das pessoas que a compõem.

– Estabeleça quais são os valores que servirão de base para a evolução da cultura organizacional:

Ainda que seja fonte de sucesso, é importante que a cultura da empresa vá evoluindo de acordo com as tendências do mercado e do comportamento das pessoas.

Definir e comunicar quais são os valores que servem como orientadores de comportamento na empresa faz com que os esforços internos possam tornar-se convergentes.

Os valores organizacionais podem substituir manuais de comportamento, pois ao invés de prever todas as situações que possam ocorrer, trazem educação e reflexão em torno de temas centrais da organização.

É fundamental que estes valores estejam conectados com a visão de futuro que a organização pretende construir e também com sua missão, ou seja, com sua razão de existir.

Quando isso ocorre, as estratégias definidas para o negócio são assimiladas com maior facilidade, pois são coerentes com a cultura organizacional que se quer construir.

– Lembre-se que os valores organizacionais devem servir como orientação para definir ações práticas na empresa:

A cultura organizacional forma-se em torno de ações práticas, rituais, costumes e formas de pensar das pessoas que a compõem. De nada adianta colocar um quadro nas paredes da empresa divulgando os valores organizacionais se estes não são utilizados para a tomada de decisões relevantes.

Ao decidir quem contratar, quem promover, quem demitir, que negócios serão concretizados, como as metas serão atingidas é fundamental verificar se tais ações estão alinhadas com os valores escolhidos. Esse deve tornar-se um exercício cotidiano na empresa.

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– Como líder, dê bons exemplos na prática dos valores escolhidos:

Os líderes têm papel fundamental na disseminação dos valores da empresa. As ações no dia-a-dia dos líderes são as mais observadas.

De nada adianta ter o valor da cooperação em um quadro na parede, se os líderes demonstram, através de comportamentos no dia-a-dia, concorrer entre si.

É claro que a cultura organizacional em torno de valores é uma construção e, por este motivo, intervenções individuais e coletivas em torno de comportamentos desalinhados são necessárias.

Da mesma forma, comportamentos exemplares e alinhados com a cultura organizacional que se quer construir devem ser reconhecidos e celebrados.

A melhor maneira de haver alinhamento em torno dos valores é, sem dúvida, através dos bons exemplos dos líderes que servirão de inspiração para os demais integrantes do time – como modelos de sucesso e do que é valorizado pela empresa.

A prática de valores pelos líderes é um fator fundamental para que se possa construir uma cultura organizacional que seja fonte de lucratividade e de sustentabilidade para o negócio.

– Estabeleça processos internos que tenham conexão com os valores organizacionais: 

Adaptar processos internos para que estes contemplem os valores da empresa é uma ótima forma de incentivar sua prática. Além disso, evita que os valores escolhidos indiquem uma direção e que os processos internos levem as pessoas a agir de maneira oposta.

Um exemplo disso poderia ser uma organização que prega a valorização do trabalho em equipe, mas que suas metas são individuais e divergentes entre pessoas e áreas.

Ter valores e processos internos coerentes faz com que a cultura organizacional se torne muito mais forte e fonte de engajamento e lucratividade.

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– Adote, sempre que for possível, modelos participativos nas decisões e na comunicação corporativa:

A transparência promove um ambiente de confiança entre as pessoas da organização. Os modelos participativos mostram-se mais adequados para as novas gerações que ingressam na empresa trazendo sua própria cultura.

Uma cultura organizacional que tem a participação das pessoas nas decisões tem uma possibilidade muito maior de poder contar com o engajamento necessário ao aumento de lucratividade.

Ouvir as pessoas envolvidas, decidir e comunicar de forma clara e refletir coletivamente sobre a prática de valores, traz comprometimento e aderência ao modelo de cultura organizacional proposto através dos valores e processos estabelecidos.

– Invista na educação em valores e construa uma cultura organizacional alinhada à estratégia: 

A educação em valores é uma ferramenta que tem sido utilizada pelas organizações que buscam ter a cultura organizacional como uma fonte de lucro.

Trazer experiências e reflexões em torno dos valores é uma excelente prática para sua disseminação e incorporação ao dia-a-dia da empresa.

Conclusão:

Gerenciar a cultura organizacional é um trabalho perene. Observar e refletir sobre a identidade da empresa, através da revisão sistemática de sua missão, visão e valores, pode ser o caminho que evita a estagnação e que leva seus integrantes à construção do futuro desejado coletivamente.

A Sincrony pode ajudar a sua empresa nessa missão… rumo ao aumento de lucratividade e de sustentabilidade do negócio através do desenvolvimento organizacional e das pessoas. Faça um contato conosco!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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