Gestão de Conflitos nas Empresas: como fazer?

Gestão de Conflitos nas empresas

A Gestão de Conflitos nas empresas é uma tarefa essencial para negócios que queiram prosperar no mercado.

Os conflitos nas empresas surgem, de forma geral, da percepção equivocada de que existem interesses divergentes na organização. Também podem surgir da necessidade de compartilhamento de recursos.

Ou ainda, os conflitos organizacionais são motivados por diferenças de valores, interesses particulares, diferenças no entendimento da situação ou ainda da forma de se perceber a própria vida.

Os conflitos podem trazer soluções pacíficas, inovação, amadurecimento nas relações quando são bem gerenciados nas empresas.

Caso as partes envolvidas no conflito não tenham interesse em gerenciá-lo, pode-se ter um desfecho violento com atritos, xingamentos, julgamentos, corte na comunicação e até mesmo a dissolução do negócio.

Por isso, a Gestão de Conflitos nas empresas deve trabalhar no aumento de consciência dos líderes para as possíveis consequências da escolha que fizerem – seja em um desfecho pacífico, seja em um desfecho violento.

A Gestão dos Conflitos nas empresas nos mostra que nem todo conflito tem solução. Por isso, antes de começar a gerenciar um conflito, verifique se a situação em questão tem potencial de solução.

Além disso, é importante verificar se você está preparado para lidar com as consequências de ter o conflito amplificado ao invés de resolvido. Isso pode acontecer.

É importante lembrar que as técnicas de Gestão de Conflitos não são infalíveis e dependem da disposição das pessoas em obter uma solução pacífica para o confronto.

Então, escolha suas batalhas.

Vídeo “Gestão de Conflitos nas Empresas: Como gerenciar conflitos na prática?”. Para assistir no YouTube, clique aqui.

Compreender o perfil comportamental de cada pessoa ajuda muito nos relacionamentos e também na Gestão de Conflitos nas empresas.

Nos programas da Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas, utilizamos a Teoria DISC para fazer essa análise.

A Teoria DISC foi desenvolvida pelo PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, William Marston. Esse incrível pesquisador publicou o livro “As Emoções das Pessoas Normais” em 1928.

Através da obra de William Marston, a Teoria DISC foi sendo disseminada e utilizada pelas maiores empresas do mundo.

Compreender o estilo comportamental de cada pessoa envolvida no conflito faz com que seja possível entender como ela percebe o mundo. E isso faz toda a diferença no estabelecimento de uma estratégia de Gestão de Conflitos.

Todo o conflito traz prejuízos para as pessoas envolvidas, mas também pode trazer benefícios ocultos.

Entender o que as pessoas esperam como resultado do conflito é muito importante. Também é essencial compreender o que fará elas se moverem rumo ao entendimento e a pacificação nas relações.

Ao fazer a Gestão de Conflitos nas empresas, lembre-se sempre disso.

Leia também: A Geração Z no Mercado de Trabalho: Existe comprometimento?

Aprender a dialogar é um ativo importante para todas as pessoas que querem ter sucesso na carreira e na vida.

Saber fazer as perguntas certas e saber ouvir de forma empática são grandes competências na Gestão de Conflitos nas empresas.

Mostrar-se realmente interessado em compreender como aquela situação pode ser revertida em uma oportunidade de inovação, melhoria de processos e também do relacionamento entre as partes é a chave para o gerenciamento de conflitos bem-sucedido.

É fundamental que se estabeleça como aquele relacionamento irá acontecer a partir daquele momento.

Estabelecer acordos de caráter prático e imediato é uma forma poderosa de construção de um novo modo de trabalhar e de se viver nas empresas.

No entanto, vale lembrar que o acordo estabelecido precisa ser viável e trazer benefício para todas as partes envolvidas.

Um mediador é um profissional capacitado com técnicas de Gestão de Conflitos nas empresas.

O benefício da presença do mediador, além da sua capacitação técnica, é a possibilidade de contar com alguém com visão neutra e destituída de vínculo emocional com aquela situação específica.

Caso a sua empresa necessite de mediação de conflitos, a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas, oferece esse tipo de trabalho.

A Sincrony também oferece cursos “in company” sobre a Gestão de Conflitos. Faça um contato conosco.

Conclusão:

A Gestão de Conflitos nas empresas pode trazer grandes benefícios. Da mesma forma, a ausência do gerenciamento de conflitos pode levar uma organização a sua extinção.

Por isso, vale muito a pena investir na ampliação de consciência de líderes e também na aprendizagem de técnicas de Gestão de Conflitos que podem ser aplicadas na prática.

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Deise C. Engelmann

Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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