A Linguagem Corporal dos Líderes
A linguagem corporal fala muito sobre as pessoas, em especial, sobre os líderes. Já sabemos que 55% da nossa comunicação vem dos gestos e posturas que adotamos e apenas 7% vem do que dizemos. Também sabemos que a maior parte de nós faz uma leitura subliminar da linguagem corporal das outras pessoas e dá um “veredito” em apenas 7 segundos.
Ou seja, temos apenas 7 segundos para causar uma primeira boa impressão.
Líderes que aprendem a ler a linguagem corporal das outras pessoas encontram um caminho facilitado para o sucesso. Líderes que aprendem a gerenciar a sua própria linguagem corporal conseguem transmitir, com maior facilidade, a imagem que desejam.
Como a leitura da linguagem corporal pode ser útil ao sucesso no trabalho?
– A linguagem corporal pode ser fonte de autoconhecimento para os líderes:
Ao ter consciência de sua própria linguagem corporal, líderes podem saber que tipo de mensagem seu corpo está lhe enviando. Desta forma, é possível saber que situações e/ou assuntos nos colocam em posturas defensivas e o motivo pelo qual isso acontece. Através deste conhecimento, é possível observar que impacto sua linguagem corporal exerce em sua equipe e em momentos decisivos dos negócios, tais como, negociações empresariais.
Leia também: Bons Sucessores existem?
– Lembre-se que expressões e gestos podem ser fonte de emoções positivas:
As pesquisas mostram que a linguagem corporal aberta e positiva tem impacto direto na construção de emoções positivas. O contrário também é verdadeiro: líderes que têm como hábito a adoção de posturas e gestos defensivos tendem a se distanciar das pessoas e a desenvolver emoções negativas e, por consequência, doenças.
Adotar uma linguagem corporal positiva contribui no gerenciamento de pessoas e também na promoção da saúde.
– A linguagem corporal positiva pode contagiar membros da equipe:
Líderes que adotam uma postura confiante e assertiva certamente levarão membros de sua equipe a fazerem o mesmo. A autoconfiança despertada pelo exemplo positivo do líder refletirá nas ações e nos resultados alcançados no trabalho. Vale destacar que os líderes sempre são os mais observados pelas pessoas da equipe.
– Lembre-se que ler a linguagem corporal das outras pessoas facilita a construção da empatia e de relacionamentos saudáveis:
Ao compreender o que as outras pessoas estão nos dizendo através de sua linguagem corporal, podemos adaptar nossas estratégias e ações com empatia. Desta forma, será mais fácil construir uma relação ganha-ganha entre as partes, respeitando a privacidade e os limites estabelecidos pelos envolvidos.
– Gestos e expressões faciais têm uma influência direta no resultado de negociações empresariais:
Saber interpretar o que a outra parte está trazendo para a negociação, através de sua linguagem corporal, abre a possibilidade ao negociador de fazer escolhas estratégicas mais acertadas.
Por outro lado, adotar posturas e gestos que transmitam autoconfiança também pode facilitar o estabelecimento de uma negociação bem-sucedida, ou seja, a construção de uma relação ganha-ganha.
– Lembre-se que a leitura da linguagem corporal nos permite saber quando uma pessoa está mentindo:
A leitura da linguagem corporal facilita a identificação da mentira e pode evitar que sejamos enganados no mundo do trabalho. Ou seja, teremos mais uma fonte de informação para saber quando devemos ou não confiar em uma pessoa.
– Ler a linguagem corporal pode nos fazer eliminar preconceitos nas relações de trabalho:
A linguagem corporal nos faz prestar atenção nas pessoas – naquilo que vai além da sua aparência. Desta forma, podemos ter uma visão mais aprofundada das ações, pensamentos e sentimentos das pessoas ao invés de simplesmente julgá-las superficialmente.
A linguagem corporal faz com que possamos conhecer mais rapidamente as pessoas, de forma confiável, em um mundo que exige cada vez maior velocidade no estabelecimento das relações de trabalho.
– Lembre-se que a linguagem corporal pode facilitar nosso relacionamento com estrangeiros no trabalho:
Apesar de boa parte da linguagem corporal ser universal, alguns gestos são específicos de cada nacionalidade e/ou região.
Conhecer as diferenças na linguagem corporal entre diferentes culturas pode evitar que cometamos gafes interculturais.
O bom relacionamento com estrangeiros pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma negociação internacional ou da construção de uma equipe multicultural.
– Gerenciar sua própria linguagem corporal pode gerar autoconfiança e sucesso nos negócios:
Ao conhecer a linguagem corporal, líderes podem adotar posturas que realmente transmitam, aos envolvidos, a mensagem que escolheram. Desta forma, podem enriquecer as relações no trabalho gerando uma imagem de credibilidade que seja compatível com suas ações. Esta, sem dúvida, é uma fonte de autoconfiança e sucesso nos negócios.
Conclusão:
É importante destacar que a leitura de linguagem corporal exige treinamento especializado, pois é necessário que esta leitura seja feita de forma correta. A falta de capacitação adequada poderá invalidar todos os benefícios citados acima.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários