Como transformar conflitos em cooperação no trabalho?
Cooperação, sinergia e trabalho em equipe são pilares essenciais para uma organização que queira prosperar no mercado. Os conflitos no trabalho podem servir como impulsionadores para que os relacionamentos se aprofundem e para que haja mudanças produtivas e também o verdadeiro trabalho em equipe. E transformar conflitos em cooperação no trabalho é a chave para isso.
Mas como podemos transformar conflitos em cooperação nas nossas equipes?
Ao transformar conflitos em cooperação no trabalho, vale a pena escolher as suas batalhas:
Nem todo o conflito vai nos levar à construção de uma relação ganha-ganha. Ou seja, nem sempre é possível transformar conflitos em cooperação no trabalho.
Por isso, antes de começar a gerenciar um conflito, lembre-se de verificar se é relevante colocar esse assunto na pauta, se este é o momento certo, quais são as relações de poder envolvidas e quais os potenciais impactos que gerenciar tal conflito pode trazer. Se o balanço for positivo, vá em frente.
Abrace os bons conflitos, pois são estes que nos levam às mudanças positivas. Abandone os jogos de poder, pois eles não nos levam a nada.
Lembre-se de incluir as outras pessoas e de ouvi-las com empatia:
A obtenção da cooperação no trabalho acontece quando as partes envolvidas se sentem ouvidas e também respeitadas. Ao incluir as outras pessoas, é importante que a visão seja expandida no sentido de olhar a questão de forma sistêmica.
É necessário colocar-se no lugar do outro, considerando a sua história de vida, os seus valores e o seu estilo comportamental. Também é fundamental compreender o que as pessoas envolvidas querem como resultado da situação que foi criada.
Para que isso seja possível, lembre-se de utilizar perguntas poderosas, ou seja, aquelas que trarão compreensão entre as partes e a abertura para o questionamento a respeito dos modelos mentais vigentes.
Defina claramente quais são seus reais interesses ao transformar conflitos em cooperação na sua equipe:
Durante a gestão do conflito, deve estar bem claro para você no que vai ou não ceder. Lembre-se ainda de refletir sobre seus valores pessoais para que você consiga respeitá-los durante o processo de diálogo.
Ao conhecer seus reais interesses, você terá mais facilidade em estabelecer uma estratégia que o leve para a construção de uma relação de cooperação com os demais envolvidos.
Identifique interesses comuns entre as partes:
Busque o que aproxima as partes envolvidas ao invés de atacar as diferenças. São as áreas de convergência e sinergia que podem nos levar a uma solução pacífica e ganha-ganha. Identificar o que é bom para as duas ou mais partes envolvidas é uma boa forma de iniciar a gestão do conflito.
Sempre que possível, preserve o relacionamento ao transformar um conflito em cooperação no trabalho:
Lembre-se que o objetivo da gestão de conflitos é a construção da cooperação e das relações ganha-ganha no trabalho e não “ganhar a guerra”. Por isso, lembre-se sempre que você pode precisar daquele relacionamento no futuro.
Vale analisar se seria produtivo ceder um pouco mais para preservar o relacionamento ou para atender aos interesses da outra parte, desde que isso também preserve os seus valores e interesses.
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Ao gerenciar um conflito, mantenha distância emocional:
Ao se deixar dominar pela raiva, por exemplo, você acabará falando ou fazendo coisas das quais se arrependerá mais tarde. Tenha cuidado com o tom de voz e com a sua linguagem corporal. Ao sentir raiva, peça um tempo para se acalmar. Vá dar uma volta. Dê um tempo para que a adrenalina baixe antes de voltar a lidar com aquela situação.
Sempre que possível, utilize diálogo:
É através do diálogo que soluções inovadoras podem surgir. Nem sempre é necessário que os envolvidos abram mão de alguma coisa para que se chegue a um acordo. Por vezes, é justamente a reflexão conjunta que fará com que seja criada uma solução que não se tinha pensado antes, gerando inovação e benefício para todos.
Lembre-se que dialogar não significa necessariamente gerar consenso entre as partes. Através do diálogo pode-se chegar pelo menos à obtenção do compromisso das pessoas em torno da solução que será adotada.
Nem tudo pode ser resolvido através do diálogo, no entanto, este continua sendo o melhor caminho rumo à construção da cooperação no trabalho.
Quando não for possível ou não houver tempo para se chegar a um acordo, será necessário recorrer a uma instância superior ou a um mediador externo:
Nem sempre é possível se chegar a um acordo através do diálogo entre as partes envolvidas, por várias razões. Nestes casos, por vezes, torna-se necessária a intervenção de um mediador externo que possa facilitar, com neutralidade, a negociação entre as partes.
Outra alternativa, dependendo da situação, é buscar que uma instância superior na organização tome uma decisão a respeito daquela situação que gerou o conflito.
Estabeleça acordos e lembre-se de cumpri-los:
Cumprir com os compromissos assumidos nunca sai de moda. É importante que a palavra seja cumprida através de ações concretas para que possa existir a construção da verdadeira cooperação e da confiança essenciais às boas relações de trabalho.
Conclusão:
Transformar conflitos em cooperação no trabalho significa muito mais do que gerar um bom ambiente de trabalho. Ao transformar conflitos em cooperação, a empresa aumenta também a sua competitividade no mercado e, por consequência, a sua lucratividade.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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