Incerteza no Trabalho: como gerenciá-la?

Como gerenciar a incerteza no trabalho

Incerteza no trabalho? Nos momentos de crise no trabalho ou na carreira, é comum que as pessoas torçam para que a tão desejada estabilidade volte a ser parte do cotidiano. Por vezes, o valor da incerteza no trabalho é esquecido.

Vale lembrar que são as certezas que temos que, de forma geral, nos impedem de questionar nossos modelos mentais. E é justamente a incerteza que nos traz preciosas oportunidades de aprendizagem e inovação no ambiente organizacional.

A questão não é a incerteza em si, mas como lidar com ela no trabalho. Se não soubermos gerenciá-la, iremos deixar o medo nos paralisar.

Por outro lado, se soubermos aproveitar construtivamente os momentos de incerteza, teremos fontes inesgotáveis de aprendizagem e evolução no trabalho e na vida.

O que podemos fazer para gerenciar bem os momentos de incerteza no trabalho?

– Invista na introspecção, em especial, em momentos de incerteza no trabalho: 

Se analisarmos a história da humanidade, iremos perceber que grande parte dos insights, que se transformaram em inovações, foram produzidos em dois momentos: durante períodos de introspecção e também em momentos de necessidade.

A introspecção nos faz descansar a mente e alcançar novos níveis de consciência que nos possibilitam a abertura para formas inéditas de reflexão. O silêncio pode ser um bom caminho para a paz, para o descanso e para as soluções inovadoras em meio a um mundo repleto de estímulos externos.

– Aproveite o período de incerteza no trabalho para exercitar sua criatividade: 

Quando vivenciam o caos, boa parte das pessoas se agarra ao que está acostumado a fazer, pois parece ser mais seguro. Neste ambiente, o ideal é fazer o inverso: desapegar-se de seus modelos mentais e buscar soluções inovadoras, correndo riscos calculados.

É hora de deixar o comodismo de lado e buscar novos caminhos. Lembre-se que a incerteza também pode ser fonte de liberdade.

Cuide de si mesmo

– Cuide de si mesmo e também da energia das pessoas que trabalham ao seu redor:

A insegurança é contagiosa. Quando você consegue transformar seus medos em energia produtiva e esperança, as pessoas que trabalham perto de você tendem a fazer o mesmo. Por isso, é importante que você tenha “válvulas de escape” para o stress vivenciado no trabalho.

Exercícios físicos, meditação, atividades de lazer, boa alimentação, descanso adequado, bons pensamentos e relacionamentos saudáveis fazem parte do pacote de cuidados pessoais que podem ajudar a superar os momentos de incerteza com sucesso.

– Gerencie bem o seu tempo: 

Utilizar os períodos de redução de demanda no trabalho para “arrumar a casa” é uma estratégia recomendável para este momento. Nada de relaxar: aproveite para repensar o negócio e aprender sobre como trabalhar de uma forma mais inteligente.

Assim, quando houver a retomada de mercado, você e sua empresa estarão muito melhor preparados para atender aos clientes e consumidores com excelência.

– Seja grato pelo que você tem e mantenha um diálogo interior positivo: 

Quando temos como foco o que nos falta, é natural que exista uma baixa em nossa energia. Ao invés de pensar no que está faltando, busque ter como foco o que você tem e como poderá transformar essas forças no sucesso que quer construir para o futuro próximo.

Manter um diálogo interior positivo lhe dará mais ânimo para seguir em frente e buscar soluções inovadoras com base nestas fortalezas.

Vídeo “Modelos Mentais: Fonte de Sucesso ou de Fracasso?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Valorize-se e conecte-se com seu propósito de vida: 

Cada ser humano tem um propósito para esta vida. Por isso, é através da identificação e da vivência deste propósito que cada pessoa poderá encontrar uma fonte inesgotável de autovalorização. Valorize-se!

– Por pior que seja a situação, não abra mão dos seus valores pessoais:

Eles são nosso guia mais importante. Por isso, nunca vale a pena tentar obter um ganho no curto prazo fazendo algo que agrida seus valores. Ninguém gosta de ser enganado.

Mantenha-se sempre no caminho do bem, por mais íngreme que ele possa lhe parecer.

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– Seja flexível e vivencie o processo: 

Lembre-se que não é porque o futuro é incerto que necessariamente ele será ruim. A incerteza também poderá nos levar a soluções inovadoras capazes de gerar muito mais prosperidade no futuro.

Por isso, na medida do possível, aproveite o processo e abra mão dos resultados conhecidos. Preste atenção aos sinais no caminho e celebre os resultados, sendo grato pela aprendizagem obtida.

Conclusão:

Podemos concluir que a incerteza no trabalho é um presente. Dependerá de cada pessoa fazer o bom uso da incerteza no trabalho para transformá-la em inovação e no futuro desejado.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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