Incerteza no Trabalho: como gerenciá-la?
Incerteza no trabalho? Nos momentos de crise no trabalho ou na carreira, é comum que as pessoas torçam para que a tão desejada estabilidade volte a ser parte do cotidiano. Por vezes, o valor da incerteza no trabalho é esquecido.
Vale lembrar que são as certezas que temos que, de forma geral, nos impedem de questionar nossos modelos mentais. E é justamente a incerteza que nos traz preciosas oportunidades de aprendizagem e inovação no ambiente organizacional.
A questão não é a incerteza em si, mas como lidar com ela no trabalho. Se não soubermos gerenciá-la, iremos deixar o medo nos paralisar.
Por outro lado, se soubermos aproveitar construtivamente os momentos de incerteza, teremos fontes inesgotáveis de aprendizagem e evolução no trabalho e na vida.
O que podemos fazer para gerenciar bem os momentos de incerteza no trabalho?
– Invista na introspecção, em especial, em momentos de incerteza no trabalho:
Se analisarmos a história da humanidade, iremos perceber que grande parte dos insights, que se transformaram em inovações, foram produzidos em dois momentos: durante períodos de introspecção e também em momentos de necessidade.
A introspecção nos faz descansar a mente e alcançar novos níveis de consciência que nos possibilitam a abertura para formas inéditas de reflexão. O silêncio pode ser um bom caminho para a paz, para o descanso e para as soluções inovadoras em meio a um mundo repleto de estímulos externos.
– Aproveite o período de incerteza no trabalho para exercitar sua criatividade:
Quando vivenciam o caos, boa parte das pessoas se agarra ao que está acostumado a fazer, pois parece ser mais seguro. Neste ambiente, o ideal é fazer o inverso: desapegar-se de seus modelos mentais e buscar soluções inovadoras, correndo riscos calculados.
É hora de deixar o comodismo de lado e buscar novos caminhos. Lembre-se que a incerteza também pode ser fonte de liberdade.
– Cuide de si mesmo e também da energia das pessoas que trabalham ao seu redor:
A insegurança é contagiosa. Quando você consegue transformar seus medos em energia produtiva e esperança, as pessoas que trabalham perto de você tendem a fazer o mesmo. Por isso, é importante que você tenha “válvulas de escape” para o stress vivenciado no trabalho.
Exercícios físicos, meditação, atividades de lazer, boa alimentação, descanso adequado, bons pensamentos e relacionamentos saudáveis fazem parte do pacote de cuidados pessoais que podem ajudar a superar os momentos de incerteza com sucesso.
– Gerencie bem o seu tempo:
Utilizar os períodos de redução de demanda no trabalho para “arrumar a casa” é uma estratégia recomendável para este momento. Nada de relaxar: aproveite para repensar o negócio e aprender sobre como trabalhar de uma forma mais inteligente.
Assim, quando houver a retomada de mercado, você e sua empresa estarão muito melhor preparados para atender aos clientes e consumidores com excelência.
– Seja grato pelo que você tem e mantenha um diálogo interior positivo:
Quando temos como foco o que nos falta, é natural que exista uma baixa em nossa energia. Ao invés de pensar no que está faltando, busque ter como foco o que você tem e como poderá transformar essas forças no sucesso que quer construir para o futuro próximo.
Manter um diálogo interior positivo lhe dará mais ânimo para seguir em frente e buscar soluções inovadoras com base nestas fortalezas.
– Valorize-se e conecte-se com seu propósito de vida:
Cada ser humano tem um propósito para esta vida. Por isso, é através da identificação e da vivência deste propósito que cada pessoa poderá encontrar uma fonte inesgotável de autovalorização. Valorize-se!
– Por pior que seja a situação, não abra mão dos seus valores pessoais:
Eles são nosso guia mais importante. Por isso, nunca vale a pena tentar obter um ganho no curto prazo fazendo algo que agrida seus valores. Ninguém gosta de ser enganado.
Mantenha-se sempre no caminho do bem, por mais íngreme que ele possa lhe parecer.
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– Seja flexível e vivencie o processo:
Lembre-se que não é porque o futuro é incerto que necessariamente ele será ruim. A incerteza também poderá nos levar a soluções inovadoras capazes de gerar muito mais prosperidade no futuro.
Por isso, na medida do possível, aproveite o processo e abra mão dos resultados conhecidos. Preste atenção aos sinais no caminho e celebre os resultados, sendo grato pela aprendizagem obtida.
Conclusão:
Podemos concluir que a incerteza no trabalho é um presente. Dependerá de cada pessoa fazer o bom uso da incerteza no trabalho para transformá-la em inovação e no futuro desejado.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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