Valores Organizacionais na Prática
Os ambientes organizacionais estão cada vez mais cheios de tecnologia, processos, estruturas, sistemas e procedimentos. Realizamos reuniões virtuais e nos comunicamos eletronicamente o tempo todo. Sabemos o que acontece no mundo em tempo real. Os profissionais, de forma geral, alegam falta de tempo para cumprir todas as metas e exigências. E os Valores Organizacionais?
Por que colocar Valores Organizacionais na prática?
Neste mesmo cenário, boa parte das organizações diz não saber como gerar comprometimento e motivação em seus ambientes de trabalho.
Valores organizacionais, quando colocados em prática, podem trazer uma valiosa contribuição neste sentido.
Como utilizá-los no dia-a-dia?
– Identifique os valores que são estratégicos para sua empresa:
Se as metas organizacionais orientam “o que” as equipes terão que atingir, os valores organizacionais trazem a orientação sobre “como” tais metas deverão ser atingidas. Este direcionamento poderá evitar muitos transtornos para o presente e o futuro da organização, pois seus integrantes não poderão alegar que não sabiam que os objetivos deveriam ser alcançados de forma ética, por exemplo.
– Utilize os valores nas reuniões de negócio da empresa:
Valores organizacionais servem para serem utilizados na prática durante as reuniões e decisões de negócio. Se o valor da empresa for, por exemplo, excelência no atendimento ao cliente, este deverá ser considerado como fundamento para as decisões práticas referentes a este tema.
Valores organizacionais não devem servir apenas como parte da decoração em quadros nas paredes. Sua função principal é dar consistência aos negócios e, desta forma, trazer congruência às equipes.
– Promova educação em valores:
Uma boa prática neste sentido é a criação de processos de formação de liderança que permitam que os líderes tornem-se disseminadores e também exemplo da prática de valores. Em paralelo a isso, ações de desenvolvimento e de diálogo organizacional podem ser criadas para que as equipes entendam o significado dos valores e as possíveis formas de praticá-los no dia-a-dia de trabalho.
– Lembre-se que os valores servem para promover engajamento e comprometimento entre integrantes da empresa:
Valores claros fornecem a base de sustentação da cultura organizacional. Trabalhar em um ambiente em que exista transparência em torno dos valores traz credibilidade e solidez não apenas para o relacionamento com o cliente externo, mas também gera confiança entre os membros da equipe.
Selecionar valores que fortaleçam os aspectos desejados da cultura organizacional, de forma estratégica, é um bom caminho para o sucesso ao longo do tempo.
– Utilize os valores organizacionais como forma de reduzir a necessidade de manuais e políticas:
A definição de valores faz com que muitos manuais e controles possam, gradativamente, deixar de existir. Através de valores sólidos, o controle passa a ser do próprio indivíduo e do grupo, e sua adesão tende a ser natural. Se o valor da organização é a integridade, por exemplo, cada pessoa saberá que comportamentos que não são íntegros serão rejeitados – sem a necessidade de escrever extensos manuais, o que exigiria esforço de atualização e de consulta.
– Revise e adapte os processos internos da empresa de forma a contemplar os valores de forma prática:
É bastante comum organizações identificarem um conjunto de valores, mas não adaptarem seus processos internos de forma a permitir sua prática no dia-a-dia do negócio. Revisar e adaptar tais processos fortalece os valores, gera diálogo e facilita a execução alinhada no cotidiano.
– Lembre-se que os valores organizacionais servem para fundamentar processos de Gestão de Pessoas:
Com valores organizacionais claros, é possível para a área de Gestão de Pessoas ter processos mais consistentes de recrutamento e seleção de profissionais e de comunicação interna, por exemplo. Trazer profissionais do mercado que estejam alinhados com tais valores pode ser um importante diferencial estratégico. Comunicar corretamente e criar diálogo sobre a prática de valores também.
Leia também: Como transformar conflitos em cooperação no trabalho?
– Crie consequências adequadas para os bons exemplos de prática de valores e também para os comportamentos desalinhados com os valores organizacionais:
Promover e dar oportunidades de carreira para pessoas com valores esperados pela organização pode potencializar os bons exemplos. Da mesma forma, comportamentos que estejam em desacordo com os valores escolhidos merecem ação, seja através de feedback, seja através da perda de oportunidades de carreira ou, em casos extremos, do emprego.
– Valores claros também contribuem com a resiliência organizacional:
Os desafios crescentes e a instabilidade no mundo externo podem trazer altos graus de stress para as equipes. Os valores organizacionais, quando bem definidos, dão segurança sobre os limites e também que valores serão adotados, independente das circunstâncias. Em momentos de conflito e crise, os valores organizacionais servirão de guia para a melhor forma de resolver a situação e de reforço para manter as equipes unidas.
Conclusão:
Pode-se concluir que a identificação, educação, diálogo e prática em torno dos valores organizacionais pode ser a fonte de sustentação que muitas equipes e empresas estão buscando para conseguir se perpetuar no mercado.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários