Como podemos gerenciar estrangeiros?

Como podemos gerenciar estrangeiros

Se gerenciar pessoas pertencentes a uma mesma cultura já pode ser complexo, gerenciar pessoas de diferentes culturas, certamente, é mais desafiador. A forma de gerenciar estrangeiros é um tema que sempre traz muitas dúvidas. Afinal, como podemos gerenciar estrangeiros?

A internacionalização das empresas trouxe a possibilidade de ampliar horizontes e conquistar novos mercados, permitindo certa independência em relação ao país de origem. Ao mesmo tempo, para internacionalizar é fundamental conhecer e saber lidar com diferentes culturas.

Então, como podemos gerenciar os estrangeiros?

É necessário aprender sobre a cultura com a qual se está lidando:

Organizações do mundo todo já tiveram prejuízos significativos por não compreender a cultura do país para onde exportaram ou por ter um expatriado que não se adaptou a uma nova cultura ao ir morar no Exterior.

O mesmo acontece com as negociações internacionais, onde compreender a cultura da outra parte pode ser o diferencial entre fechar negócio ou ter a relação interrompida.

Realizar uma pesquisa intercultural e conhecer costumes, valores, formas de pensar e agir da outra cultura é fundamental para evitar gafes interculturais. Lembre-se de não olhar um indiano nos olhos em lugares públicos ou assinar um contrato com a mão esquerda em países do Oriente Médio. Nem pense em mostrar a sola do sapato em lugares onde isso é considerado profundamente desrespeitoso. Saber como gerenciar estrangeiros nem sempre é tão fácil quanto parece.

Lembre-se do ditado “Em Roma, faça como os romanos, mas não queira ser um romano.” Saiba como gerenciar estrangeiros, sem se tornar um deles:

como podemos gerenciar estrangeiros em Roma

Não adianta tentar adotar integralmente uma cultura que não é a sua. É importante escolher comportamentos da outra cultura que irá adotar, assim como que costumes da sua cultura original irá deixar de lado para não ofender ou ser rejeitado pelos estrangeiros.

A situação ideal é buscar a sinergia cultural, ou seja, buscar soluções que respeitem e valorizem as culturas que estão se relacionando.

Isso pode acontecer quando as pessoas das diferentes culturas conseguem ceder para chegar a um bom acordo.

Não adianta tentar mudar a outra cultura. É necessário aprender a respeitá-la para poder conviver com ela:

A cultura é a forma como aprendemos a ver o mundo através do olhar das pessoas que nos antecederam e que convivem conosco em nosso país de origem. A cultura foi aprendida como verdade e a melhor forma de viver. É o que nos dá referências sobre o que é certo e o que é errado.

Por este motivo, ao invés de tentar mudar a cultura de um estrangeiro, o caminho mais sensato é o de aprender a respeitar e conviver com os costumes aprendidos por ele ao longo da vida.

Podemos negociar comportamentos, mas não devemos tentar impor ou fazer um estrangeiro abandonar suas referências. Estabelecer limites sobre o que cada parte está disposta ou não a abrir mão também é fundamental para que a relação seja saudável.

Ao negociar com um estrangeiro, lembre-se de buscar relações ganha-ganha:

Independente da cultura, as relações ganha-ganha são uma boa forma de respeitar a outra parte e também de se sentir respeitado. Quando tiver dúvidas sobre como uma questão relativa à negociação terá impacto na outra cultura, pergunte ou peça um intervalo na negociação para que você possa pesquisar (caso seja um requisito essencial para o fechamento do negócio, por exemplo).

Vídeo “Equipes Multiculturais: Vantagens e Desafios”. Se preferir assistir no YouTube, clique aqui!

Ao exportar um produto, lembre-se que é necessário adaptá-lo ao mercado que irá recebê-lo. E saber gerenciar estrangeiros é essencial:

Exemplos de erros corporativos e consequentes prejuízos estão espalhados na literatura e na história recente das organizações.

Podemos citar a famosa empresa de comida infantil que, ao exportar para a África, não percebeu que o analfabetismo faz com que pessoas comprem comida nos supermercado através das fotos nas embalagens. Sendo assim, ao examinarem a foto do bebê estampado na embalagem, os consumidores africanos consideraram que o produto seria um bebê moído em frasco destinado a alguma tribo canibal. O produto ficou encalhado.

O mesmo aconteceu com os frascos de shampoo na Índia, onde utilizar este tipo de produto é um luxo extremo. Por este motivo, eles compram shampoo em saches individuais para usar apenas em dias festivos. Novamente percebemos que saber como gerenciar estrangeiros é essencial para a construção de bons negócios e relacionamentos no Exterior.

Leia também: Como gerenciar as Diferenças Culturais no Mundo dos Negócios?

Ao receber um estrangeiro para trabalhar em sua equipe, lembre-se de preparar os demais integrantes para recebê-lo:

Um treinamento intercultural será fundamental para que potenciais preconceitos e rejeições que possam existir a respeito do estrangeiro sejam enfraquecidos.

Compartilhar como é a cultura do estrangeiro faz com que os demais integrantes da equipe possam compreender porque “ele é assim”. Da mesma forma, o estrangeiro deverá receber preparação sobre a cultura na qual irá ingressar. A preparação intercultural, evidentemente, é fundamental para expatriados ou impatriados e suas famílias.

Conclusão:

A internacionalização de empresas é um fenômeno que irá permanecer nos nossos mercados. Por este motivo, aprender a conviver e gerenciar culturas diferentes da nossa é uma competência essencial a profissionais que queiram fazer sucesso ao se tornarem “cidadãos do mundo”.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

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Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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