Limites no trabalho: uma necessidade real
Estabelecer limites no trabalho é fundamental para quem quer ter sucesso na carreira.
Sabemos que ampliar a participação das pessoas nas decisões pode aumentar o comprometimento e os resultados obtidos no trabalho. Sabemos ainda que a inclusão de diversidade pode ser uma fonte riquíssima de soluções inovadoras em nossas empresas. E que, na verdade, somos todos diversos, ou seja, é necessária a inclusão mútua entre pessoas com diferentes necessidades, características e estilos de vida.
Nessa nova configuração organizacional é necessário que se trabalhe ativamente no estabelecimento de limites saudáveis. Tais limites poderão facilitar a boa convivência entre as diferenças, além de evitar conflitos desnecessários.
Quais são os cuidados que podem ser adotados na construção destes limites no trabalho?
– Lembre-se da utilidade dos limites no trabalho:
Limites servem para delimitar espaços necessários à construção de relacionamentos saudáveis. Em geral, o estabelecimento de limites acaba sendo evitado por profissionais que temem a rejeição no trabalho ou mesmo prejuízos na carreira. Esse temor pode ser real ou imaginário, dependendo da cultura da empresa ou do estilo do gestor.
No entanto, o efeito da sobrecarga emocional ou de tarefas, como consequência de limites desrespeitados, será real em termos de saúde e bem-estar para esses profissionais.
– Torne os limites claros dentro da equipe:
Identificar quais são os limites que devem ser respeitados pode facilitar muito o relacionamento no trabalho. Uma das formas de tornar isso possível é através da identificação dos valores individuais e coletivos das pessoas que compõem o time.
Valores claros evitam a necessidade de descrever todas as situações de trabalho com alternativas de ação a serem seguidas. Se o valor é integridade, as pessoas já saberão como se comportar, caso acreditem que devem realmente colocar este valor em prática.
Leia também: Carreira: Os Segredos do Sucesso
– Diferencie os muros e as cercas ao estabelecer limites no trabalho:
Limites saudáveis no trabalho devem ser como cercas, aonde é possível delimitar espaços e, ao mesmo tempo, existe comunicação entre as pessoas que estão em lados opostos de uma mesma questão.
As cercas protegem, mas não isolam as pessoas, o que pode ser uma boa estratégia no ambiente corporativo para a maior parte das situações.
– Reconheça seus próprios limites no trabalho e, sempre que possível, comunique isso:
A história de vida, os valores, as diferentes competências e talentos, a cultura e o momento de vida de cada pessoa faz com que tenhamos limites únicos e pessoais. Aprender a identificar e a aceitar tais limites pode ser muito saudável.
Lembre-se que as outras pessoas não têm como adivinhá-los, o que torna a comunicação de limites fundamental ao bom relacionamento dentro e fora do trabalho.
– Não se deixe paralisar por seus limites atuais:
Ao mesmo tempo em que é importante identificar e aceitar limites existentes, também é muito válido escolher aqueles com os quais iremos trabalhar para expandir nosso potencial no trabalho.
Ultrapassar limites fortalece autoestima e fornece elementos para que outros limites também possam ser superados.
– Reconheça e respeite os limites demonstrados pelas outras pessoas da equipe:
É importante criar um ambiente de confiança na equipe em que as pessoas possam expressar seus limites de forma clara. Para isso, é importante que exista espaço para um diálogo genuíno sobre os limites que podem ser superados e sobre os que devem ser simplesmente aceitos.
Evitar falar sobre limites não faz com que estes deixem de existir. Ao negar limites existentes, tempo, dinheiro e energia podem ser facilmente desperdiçados.
– Equilibre a proximidade e a distância em seus relacionamentos profissionais:
Além dos limites existentes em cada indivíduo, é necessário ainda gerenciar os limites necessários ao bom relacionamento interpessoal no trabalho. O excesso de tempo de convivência entre as pessoas facilita o surgimento de conflitos que poderiam ter sido evitados.
Conseguir estabelecer momentos em que as pessoas possam se distanciar umas das outras, equilibrando proximidade e distância entre elas é uma excelente estratégia para aprimorar o trabalho em equipe.
– Esclareça metas, papéis e responsabilidades dentro da equipe:
Gerenciar o desempenho dos vários integrantes da equipe facilita o estabelecimento de limites para todos. Uma das ferramentas que tem grande valor, neste caso, é o feedback, que pode ser positivo ou de correção de rota.
– Estabeleça limites financeiros no trabalho:
Estabelecer orçamentos e limites financeiros é extremamente saudável em qualquer organização. Ao estabelecer tais limites, lembramos as pessoas de que o trabalho também tem uma finalidade financeira. E que não é possível, nos dias atuais, esquecer-se desta dimensão.
– Antes de concordar com algo que poderá ultrapassar seus limites, peça um tempo para pensar:
Esta é uma ótima estratégia para os momentos de dúvida aonde aceitar a situação que se apresenta parece ser desconfortável demais. Ao mesmo tempo, dizer “não”, nesse momento, parece ser excessivamente radical.
– Lembre-se que ter tempo para si e tirar férias também faz parte da construção do alto desempenho no trabalho:
Faz parte do perfil de um profissional competente saber estabelecer limites entre as dimensões profissionais e pessoais. Ter relações afetivas fora do trabalho, ter tempo para si, ter hobbies e tirar férias são ótimos antídotos para o stress. E também representam ótimos elementos para a construção de alto desempenho no trabalho.
Conclusão:
Como fica demonstrado no artigo, estabelecer limites no trabalho pode ser um importante alicerce para a construção de uma relação bem-sucedida com a vida. As empresas, por vezes, mesmo sem ter essa intenção, acabam adotando um foco excessivo em metas, sem considerar a dimensão humana. E, desta forma, acabam por esquecer que as pessoas têm limites. E que tais limites devem ser respeitados. Por isso, cabe também aos profissionais deixar claro que limites são esses e fazer com que sejam respeitados. Essa responsabilidade, sem dúvida, é compartilhada por todos os envolvidos.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários