Marketing Pessoal: como fazer o seu com sucesso?

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é fundamental para o sucesso na carreira, desde que feito da forma correta.

Poder contar com uma estratégia de Marketing Pessoal está se tornando uma necessidade essencial para aqueles que querem ampliar oportunidades na vida. Em um mundo com tantas informações disponíveis, tornou-se necessário comunicarmos quem realmente somos e o que estamos dispostos ou não a fazer.

A questão aqui é como conseguir transmitir a imagem que potencializa nossas qualidades e diferenciais competitivos e, ao mesmo tempo, manter nossa identidade, sem vender o que efetivamente não somos.

Como utilizar o Marketing Pessoal de forma adequada na vida e no trabalho?

Invista em autoconhecimento para servir de base para o Marketing Pessoal:

Conhecer a si mesmo é o melhor caminho para a autoconfiança. Quando sabemos quais são os nossos pontos fortes e também quais são nossas vulnerabilidades, passamos a ter consciência de que imagem iremos refletir. E isso naturalmente nos traz segurança.

Investir em autoconhecimento sempre é um ótimo negócio.

– Identifique o propósito de vida e os valores que irão torná-la significativa: 

Determinar um sentido para a existência faz com que as ações passem a ter foco e coerência. Isso acontece porque, a partir da identificação do propósito, sabemos qual é o legado que estamos dispostos a deixar para as gerações futuras.

Já os valores servem como guia para as nossas ações. A tomada de decisões sobre o que fazer e o que não fazer torna-se muito mais fácil quando tais valores estão claramente definidos.

Vídeo “Propósito de Vida: Como descobrir o seu Propósito?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Seja íntegro, pois essa é uma fonte natural de Marketing Pessoal:

A honestidade nunca sai de moda. Ter um comportamento ético, ou seja, agir de acordo com o bem comum, talvez seja o elemento mais poderoso na construção de uma imagem de credibilidade.

Ainda que as pessoas ao seu redor pareçam não valorizar isso no curto prazo, sempre haverá alguém que valorizará sua conduta ética. A sustentabilidade das relações, sem dúvida, passa pelo comportamento de integridade.

– Tenha um plano estratégico para a sua vida:

Assim como as empresas, quando temos um plano estratégico para a nossa vida, não nos sentiremos perdidos. As ações passam a ser coerentes com nossos valores e também com a visão do futuro que desejamos construir.

A conexão de cada dimensão da vida com um projeto pessoal (carreira, saúde, família, finanças, eu interior, contribuição à comunidade, entre outros…) faz com que possamos comemorar avanços e alterar rumos de forma consciente.

Leia também: Nas empresas, trate as pessoas como adultas

– Faça networking e construa relacionamentos saudáveis, pois esse é o verdadeiro Marketing Pessoal: 

Lembre-se que, ao estabelecer uma rede de relacionamentos, o importante não é quem você conhece, mas quem conhece você. Aquelas pessoas que o conhecem é que vão abrir oportunidades adequadas ao seu perfil e ao seu projeto de vida.

A melhor forma de construir bons relacionamentos é demonstrar genuíno interesse pelas pessoas com as quais você tenha afinidade e interesses em comum. As pessoas irão se aproximar naturalmente de você se elas perceberem que você pode agregar valor à vida delas.

O melhor caminho para se aproximar de alguém é ajudar essa pessoa a construir seus sonhos através de uma relação ganha-ganha. Cultive sempre relacionamentos saudáveis e não apenas nos momentos em que você precisa de ajuda.

Vídeo “Marketing Pessoal: O que é Marketing Pessoal? Como fazer Marketing Pessoal?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Cuide e divulgue a sua imagem: 

Divulgar a sua contribuição para o mundo é importante, mas sem exageros. Pense sobre que imagem reflete sua verdadeira identidade. A partir daí, divulgue essa imagem através do seu posicionamento sobre o que acontece, da sua vestimenta e, especialmente, do seu comportamento em relação às outras pessoas.

Evite exageros. Um exemplo clássico de “queima de imagem” é beber ou se comportar de forma inadequada em uma festa no trabalho. A imagem é um patrimônio. Recuperá-la pode consumir muito investimento e energia e nem sempre é possível.

– Peça feedback para as pessoas certas: 

Para que uma estratégia de Marketing Pessoal seja bem-sucedida é muito importante pedir feedback. No entanto, é fundamental que este feedback seja dado por pessoas emocionalmente inteligentes e que lhe dirão a verdade com bondade (por pior que ela seja).

O feedback nos dá sempre a oportunidade de refletir sobre o nosso comportamento e ter a certeza de que realmente estamos refletindo a imagem que queremos.

Ou seja, através do feedback, saberemos se nossas boas intenções estão sendo percebidas de forma correta por aqueles que convivem conosco. Lembre-se que não será possível agradar a todos e que você terá que fazer escolhas.

– Invista em autodesenvolvimento: 

A melhor forma de transmitir uma imagem positiva é tornar-se uma pessoa com conteúdo interessante e atualizado nas diferentes áreas da vida. Por isso, invista sempre em autodesenvolvimento.

Reinvente-se nos momentos em que isso seja necessário, mas jamais deixe a acomodação se instalar.

– Perceba que o Marketing Pessoal não é sair distribuindo cartões ou tornar-se um “cabide de grifes”: 

Invista em um projeto de vida, construa relacionamentos saudáveis e sólidos, traga uma real contribuição ao mundo. Desta forma, naturalmente sua imagem positiva aparecerá para aquelas pessoas que realmente valem a pena. Seja sempre você mesmo!

Conclusão:

Marketing Pessoal vai muito além da distribuição de cartões ou de vestir as “roupas certas”. O verdadeiro Marketing Pessoal é aquele em que um propósito de vida e um projeto pessoal estão presentes dentro e fora do trabalho.

Se a sua empresa precisar de soluções de desenvolvimento de liderança, que podem incluir conteúdos relacionados com Marketing Pessoal, faça um contato com a Sincrony. Visite o nosso site, clicando aqui!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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