Carreira: Os Segredos do Sucesso

Como ter sucesso na carreira nos dias atuais? O conceito de carreira mudou muito ao longo do tempo. No passado, era comum que os profissionais aguardassem os desígnios da empresa sobre seu futuro profissional.

A empresa definia que investimentos seriam feitos no desenvolvimento das pessoas e também determinava qual seria o próximo passo da carreira, tendo como base a estrutura organizacional predefinida.

O mundo mudou e as organizações já não conseguem contar com estruturas estáticas que as permitam manter esse modelo. Ao mesmo tempo, as empresas precisam que seus profissionais se desenvolvam com rapidez em um número crescente de competências.

Quais são os segredos do sucesso na carreira neste cenário?

– Invista em autoconhecimento: 

Este tipo de investimento faz com que o profissional conheça seus talentos e as áreas do seu perfil que precisará gerenciar ao longo de sua trajetória. Conhecer e investir no desenvolvimento de seus talentos é o primeiro passo para uma escolha bem-sucedida de carreira. Lembre-se de investir naqueles talentos que lhe tragam grande motivação.

– Identifique o seu propósito de vida e os seus valores pessoais:

Quando a carreira está ancorada em um propósito de vida claro e em valores pessoais consistentes, a chance de sucesso é muito maior. Isso acontece porque é o propósito de vida e os valores pessoais que vão trazer significado à carreira nos momentos desafiadores dessa trajetória.

Vale lembrar que, para ter consistência, é essencial que o propósito de vida e os valores pessoais estejam alinhados com os talentos e pontos fortes deste profissional – que foram identificados através do autoconhecimento.

Leia também: Assertividade no Trabalho: caminho para o sucesso

– Ao analisar a sua carreira, verifique o seu valor de mercado: 

O valor de mercado de um profissional é atribuído de acordo com a raridade de suas competências e/ou experiências. Por isso, para aumentar o valor de mercado é necessário que o profissional busque desenvolver competências, alinhadas com seus talentos, que não sejam fáceis de encontrar e/ou que não sejam de fácil aprendizagem ou cópia.

– Tenha um planejamento de carreira incluindo seu contexto de vida:

A carreira não pode estar isolada das outras dimensões de vida de um profissional, tais como família, hobbies, atividade física, amizades, entre outros. Ter vida fora do trabalho é fundamental.

Por isso, estabelecer um planejamento claro, consistente e alinhado com seus talentos, pontos fortes, propósito de vida e valores pessoais é parte essencial de uma vida bem sucedida dentro e fora do trabalho.

Vídeo “Carreira: Como gerenciar seu chefe? – Parte 1”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Pratique a gestão compartilhada de carreira: 

Cada vez mais, os profissionais devem ter consciência de que eles mesmos devem gerenciar sua carreira de forma compartilhada com as empresas das quais participam. O objetivo é o estabelecimento de relações profissionais ganha-ganha.

Antecipar tendências de mercado, oferecer competências diferenciais para suas empresas e ter condições de propor novas oportunidades de negócios são exemplos de como cada profissional pode ampliar o seu espaço organizacional.

Empresas de sucesso precisam de pessoas autônomas, que saibam tomar decisões e que assumam a responsabilidade por suas ações e por sua carreira. Estabelecer acordos de desenvolvimento profissional e esclarecer expectativas de carreira são formas de colocar este gerenciamento compartilhado em prática.

– Invista em seu autodesenvolvimento:

É fundamental que os profissionais também assumam a responsabilidade por seus investimentos em desenvolvimento de competências ao invés de aguardar passivamente que a empresa o faça. Tais planos de autodesenvolvimento devem ter como âncora os talentos e pontos fortes de cada profissional.

Evidentemente, por razões estratégicas, as empresas também têm interesse em fazer tais investimentos. No entanto, é importante não ficar esperando que as empresas definam, paguem e se responsabilizem por tais ações de forma exclusiva.

Cuidar de seu autodesenvolvimento é responsabilidade de cada profissional.

– Respeite seus valores pessoais:

Uma carreira é bem-sucedida quando os valores pessoais de um profissional têm conexão com os valores da organização da qual este faz parte. Compatibilidade de valores é fundamental para uma carreira sustentável. Bons profissionais conhecem e respeitam seus valores pessoais.

– Lembre-se que a carreira não é necessariamente um caminho linear: 

Com a flexibilização das estruturas, a carreira deixou de ser uma sequência de cargos para se tornar um caminho formado por experiências, aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Por este motivo, cada vez mais se fala em “trabalhabilidade” (a capacidade que um profissional tem de conseguir vender e realizar trabalhos) ao invés de “empregabilidade” (a capacidade de um profissional de conseguir um novo emprego).

A tendência é que os empregos, na forma como os conhecemos, sejam reduzidos e que o trabalho em redes de profissionais autônomos seja intensificado no mundo – como já vem acontecendo. Novas formas de carreira estão surgindo rapidamente. Flexibilidade é a palavra-chave.

Carreira de Sucesso

– Lembre-se que uma carreira de sucesso não é constituída por números mágicos: 

Há décadas atrás, costumava-se considerar que permanecer três anos em cada empresa seria um bom tempo de experiência. No entanto, ao invés de contabilizar o tempo de empresa, é necessário contabilizar o aprendizado que está sendo obtido em cada experiência profissional. Não existem números mágicos sobre o tempo de permanência em uma empresa.

Conseguir fechar ciclos de aprendizagem de competências é o que mede o sucesso da carreira. Ao invés de perguntar “O que eu ganho com isso?” troque por “O que eu aprendo com isso?”

– Lembre-se que sucessos instantâneos de carreira são raros e, na maior parte das vezes, não são sustentáveis:

Pesquisas mostram que as novas gerações no mercado de trabalho têm como expectativa o rápido crescimento na carreira. Ou seja, boa parte dos novos profissionais parece querer chegar a cargos estratégicos de forma instantânea. E essa pode ser uma grande armadilha profissional: desenvolver competências exige tempo, investimento e energia.

Chegar a um cargo de liderança sem ter tido o tempo necessário para se preparar tecnicamente e também emocionalmente é o caminho para o fracasso.

Investir tempo na construção de uma carreira sólida continua sendo muito válido. Sucessos instantâneos tendem a se desfazer também instantaneamente.

Conclusão:

Tenha certeza de que se você utilizar os segredos acima, o reconhecimento virá naturalmente em algum momento. Empresas bem-sucedidas têm todo o interesse em reter profissionais que fazem diferença e agregam valor ao negócio. Para estes profissionais, não faltará espaço e nem reconhecimento no mercado. Pode confiar nisso!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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