Liderança Empreendedora: Como desenvolver?
A liderança empreendedora é um tema que interessa muitos aos empresários e famílias empresárias também.
O tema empreendedorismo começou a ter espaço no Brasil a partir da década de 90. Na nossa história empresarial, as pessoas sempre foram preparadas nas Universidades para conseguir um bom emprego – e não para serem empreendedores.
Aqueles que se “aventuravam” a fundar uma organização tinham algum histórico de empreendedorismo na família. Ou então eram muito motivados pelo senso de liberdade em contraposição ao sentimento de segurança.
Com a chegadas das novas gerações no trabalho, o empreendedorismo passou a ser o sonho de muitos jovens.
As empresas também perceberam que, com o aumento da competição global, tornou-se necessário contar com intraempreendedores nas empresas.
Intraempreendedores são pessoas capazes de atuar como protagonistas no ambiente de trabalho. São pessoas que assumem responsabilidade pela decisões e ações que colocam em prática.
Como é possível formar a liderança empreendedora nas organizações?
– Tenha uma identidade clara na empresa:
Identificar o propósito de existir da organização, assim como seus valores e sua visão de futuro são elementos essenciais para qualquer empresa que queira ter liderança empreendedora e engajamento das pessoas.
O propósito da organização vai ajudar as pessoas a terem um motivo para se orgulhar da empresa. Saber que a organização, da qual fazem parte, gera uma real contribuição para a sociedade traz o senso de pertencimento.
Além disso, os valores organizacionais vão ajudar a liderança a ter um direcionamento sobre comportamentos desejados.
Os valores ajudam também todas as pessoas a saberem quais são os comportamentos esperados pela empresa.
Além disso, tais valores irão sinalizar quais são os comportamentos que não serão tolerados na cultura organizacional.
Vale ressaltar que os valores devem ser colocados em prática pela liderança empreendedora, dando o exemplo para os demais integrantes do time.
O comandante Rolim da Tam já dizia: “Com pessoas do bem, você pode até fazer maus negócios. Com pessoas do mal, nunca há bons negócios.”
Já a visão positiva de futuro irá dar o “Norte” para que a liderança empreendedora possa orientar as equipes a respeito das ações que devem ser colocadas em prática.
Vale lembrar que a construção da visão de futuro deve ser feita de forma participativa.
Quanto maior for a real participação das pessoas na construção da visão de futuro, maior será o engajamento delas em torno da implementação dessa visão no mundo real.
– Tenha um projeto de desenvolvimento organizacional estabelecido:
Ter um projeto de desenvolvimento organizacional claramente definido fará com a liderança empreendedora tenha a sustentação necessária ao sucesso.
Não basta definir uma identidade organizacional se não houver um projeto de desenvolvimento organizacional que faça com que o propósito, valores e visão de futuro se perpetuem ao longo do tempo.
Ter ações organizacionais sistêmicas e convergentes fará com que o modelo organizacional se torne sustentável no curto, médio e longo prazo.
– Adote um projeto de desenvolvimento de liderança empreendedora:
A liderança empreendedora precisa ser capacitada. Ter um projeto específico e continuado de desenvolvimento de líderes torna-se fundamental.
O programa de desenvolvimento de liderança empreendedora deve ser construído de forma participativa e customizada às necessidades de cada participante.
Ações coletivas e individuais de desenvolvimento de liderança são necessários.
Vale lembrar ainda que um programa de desenvolvimento de liderança só vai ter sucesso se os participantes estiverem dispostos a aprender, a refletir e a mudar o seu próprio comportamento.
Leia também: O Clima Organizacional de uma Empresa na Crise
– Lembre-se de avaliar os resultados do programa de desenvolvimento de liderança empreendedora periodicamente:
Avaliar os resultados do programa de desenvolvimento de liderança empreendedora é essencial para que se conheça o retorno sobre o investimento realizado.
A avaliação dos resultados também fará com que a empresa seja estimulada a continuar investindo em desenvolvimento humano.
Tal avaliação permitirá ainda que possíveis correções de rota sejam feitas no programa de desenvolvimento de liderança empreendedora.
– Crie condições no ambiente de trabalho para que a liderança empreendedora possa, de fato, ter autonomia para agir:
De nada adianta realizar ações de desenvolvimento de liderança empreendedora, se os líderes não tiverem espaço e autonomia para agir no dia-a-dia.
Além disso, vale lembrar que é necessário abrir espaço para os erros provenientes de inovação. Não é possível inovar sem que erros façam parte do caminho.
Vulnerabilidade e empatia são palavras-chave para que a inovação possa acontecer nas empresas. E os líderes empreendedores são fundamentais na construção de soluções inovadoras.
Conclusão:
A liderança empreendedora tornou-se essencial ao sucesso organizacional. Não é mais possível para a cúpula das empresas tomar todas as decisões e iniciativas de forma isolada.
É necessário descentralizar as decisões e também as responsabilidades.
As empresas que conseguirem ter uma liderança empreendedora efetiva terão um maior potencial de perpetuarem ou ampliarem o seu sucesso no mercado.
Caso a sua empresa necessite de projetos de desenvolvimento de liderança empreendedora, saiba que pode contar com a Sincrony. Visite o nosso site aqui!
Nós temos uma linha completa de desenvolvimento de liderança e experiência internacional no assunto.
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários