Comunicação na Liderança: Quando líderes se comunicam bem…

Comunicação na Liderança

A comunicação eficaz é uma competência cada vez mais exigida dos líderes nas empresas. Ao mesmo tempo, a comunicação também está mais complexa, pois temos pessoas de diferentes gerações, culturas e estilos de vida convivendo no trabalho.

As organizações exigem que líderes potencializem resultados das pessoas através do trabalho em equipe. Não há espaço para perda de tempo ou de recursos, uma vez que isso significaria perda de mercado. E não há como trabalhar bem em equipe sem promover a comunicação efetiva entre as pessoas.

Quais são os segredos que um líder pode utilizar para ter uma comunicação bem-sucedida no trabalho?

– O objetivo da boa comunicação é a construção de relações ganha-ganha:

Os líderes genuínos sabem que, para ter sustentabilidade, as relações no trabalho precisam ser positivas para todos os envolvidos. Afinal, o objetivo de qualquer tipo de comunicação no trabalho é a construção de relações ganha-ganha.

Já se sabe que, quando uma das partes se sente explorada no trabalho, essa relação não terá sustentação. Na primeira oportunidade que tiver, essa pessoa deixará essa oportunidade profissional em busca de mais prosperidade e da construção de relações mais saudáveis no trabalho.

– Conhecer as pessoas da equipe faz toda a diferença na comunicação:

Conhecer estilos de vida, propósitos, tendências comportamentais, visões de futuro e valores dos integrantes do time pode fazer com que o líder utilize a abordagem correta com cada um.

Cada pessoa é única. Ter consciência disso e adaptar a sua comunicação ao estilo individual de cada um é o grande segredo de líderes que têm sucesso consistente na carreira e na vida.

Leia também: Comprometimento no Trabalho: Como obtê-lo?

– A assertividade pode facilitar muito a comunicação e os relacionamentos no trabalho: 

Ser assertivo é exercer autoafirmação positiva levando em consideração as necessidades e direitos de todos os envolvidos. É o meio-termo entre ser agressivo ou ser passivo frente às situações – dentro e fora do trabalho.

Líderes assertivos se expressam com equilíbrio emocional e, ao mesmo tempo, estabelecem limites necessários e/ou compartilham ideias e opiniões, ainda que saibam que existirão discordâncias na equipe.

É bem verdade que, por vezes, não é possível chegar a um consenso sobre todas as questões organizacionais. No entanto, contar com líderes assertivos ajuda o time a se sentir mais seguro e também a confiar mais na liderança.

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– Dialogar pode fazer o time aprender em conjunto:

Criar espaços de diálogo permite ao time testar e experimentar novos modelos mentais de forma coletiva.

É tarefa do líder criar esse ambiente aonde os julgamentos possam ser suspensos, as ideias possam ser compartilhadas de forma respeitosa e aberta e a discordância de pontos de vista é bem-vinda.

Em um ambiente de diálogo, incentiva-se o equilíbrio entre a argumentação e a indagação – ferramentas de comunicação extremamente válidas para esta finalidade.

Líderes sabem que o diálogo não pode ser forçado, apenas incentivado através de um ambiente apropriado. Tais líderes também têm consciência que é preciso que exista tempo disponível para dialogar.

Uma das áreas de Negócio da Sincrony é Liderança e Aprendizagem Organizacional. Nessa Área de Negócios existe a preparação da liderança para que a comunicação efetiva e a aprendizagem coletiva aconteçam naturalmente.

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– Feedback é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento de pessoas e equipes: 

Utilizar feeback tanto em situações positivas do dia-a-dia quanto para corrigir rota é outro segredo de comunicação utilizado por todo verdadeiro líder de equipe.

Esses líderes sabem que as pessoas não são obrigadas a ouvir feedback, mas que, ao recusá-los, continuam sendo responsáveis pelas consequências de seus atos.

É importante que os líderes sejam capacitados para colocar o feedback (e também o feedforward) em prática de forma correta. A Sincrony pode ajudar a sua empresa a fazer essa preparação, o que irá resultar em um aumento do desempenho da empresa através de suas equipes.

– Escutar de forma ativa é um outro segredo dos grandes líderes na comunicação efetiva: 

Ouvir de forma presente, atenta e com empatia pode promover a proximidade e o desenvolvimento das pessoas na equipe, além de promover confiança mútua no ambiente de trabalho.

Compreender sentimentos, no entanto, não faz com que líderes deixem de sinalizar quando uma pessoa ultrapassou limites e/ou tornou-se agressiva.

Através da escuta ativa, o líder demonstra profundo interesse em conhecer os sentimentos de cada integrante da equipe. E é através da escuta ativa que líderes podem aprimorar a sua comunicação e também o engajamento do time.

– Antes de tomar uma ação, líderes sabem que precisam compreender o que está realmente acontecendo: 

Boa parte dos conflitos no trabalho surge de conclusões precipitadas que foram tiradas pelas pessoas. Perguntar: “O que está realmente acontecendo?” pode ajudar muito.

O questionamento como ferramenta de comunicação pode minimizar o efeito dos conflitos não-produtivos, assim como pode ajudar a preveni-los.

E o diálogo entre as partes envolvidas também pode servir de ponto de apoio para que a harmonia seja reestabelecida entre as pessoas.

Segredos das boas equipes

– O segredo das boas equipes é construir espaços para conversar sobre relacionamentos: 

É muito natural que as pessoas tenham foco em tarefas no trabalho, pois são remuneradas e cobradas por sua realização. No entanto, para que as tarefas fluam bem na equipe, é necessário que os relacionamentos estejam alinhados.

Por este motivo, a comunicação deve incluir também os relacionamentos e sentimentos dentro da equipe. E bons líderes sabem disso.

– A escolha do tom de voz, gestos, expressões faciais também estão entre os segredos dos líderes para a boa comunicação: 

Combinar conteúdo com estilo faz toda a diferença, pois uma frase dita com entonação inadequada para a situação pode ser fonte de um conflito desnecessário.

O mesmo acontece com gestos, expressões faciais ou até proximidade ou distância utilizados na comunicação em equipe.

Prestar atenção e adequar estes fatores à intenção que se quer transmitir na mensagem é essencial – dentro e fora do ambiente organizacional.

– Bons líderes incluem em sua comunicação manifestações de gratidão e gentileza: 

Expressões simples tais como “bom dia”, “por favor” e “obrigado” fazem parte do repertório de qualquer bom líder de equipe.

Líderes sabem que seu papel não lhes permite dispensar educação com as pessoas de sua equipe. E, por saberem disso, utilizam a gratidão e a gentileza para se tornarem mais felizes no trabalho, assim como contagiam suas equipes com esse mesmo sentimento.

– Líderes sabem usar o silêncio na comunicação em momentos apropriados: 

Saber “falar com o silêncio” é uma poderosa ferramenta de liderança que abre espaço para que a equipe possa brilhar.

O silêncio sinaliza à equipe de que não é preciso dialogar sobre tudo o tempo todo, o que pode tornar o trabalho mais produtivo e as relações interpessoais enriquecidas.

Quando estabelecemos uma profunda comunicação com as pessoas, muitas vezes, as palavras tornam-se desnecessárias.

Conclusão:

Quando líderes se comunicam bem, suas equipes podem chegar muito mais longe. A boa comunicação da liderança certamente irá se refletir no desenvolvimento das pessoas e nos resultados coletivos e individuais no trabalho.

Caso a sua empresa necessite de preparação dos líderes para que estes possam desenvolver a competência da comunicação efetiva, faça um contato com a Sincrony.

Lembre-se que o desenvolvimento de liderança é a nossa especialidade. Visite o nosso site, clicando aqui!

Ficaremos muito felizes em contribuir com o sucesso da sua empresa!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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