O Autogerenciamento no Trabalho

O autogerenciamento no trabalho

O autogerenciamento no trabalho está se tornando cada vez mais importante nas empresas. Isso acontece porque estas precisam reduzir e flexibilizar as estruturas organizacionais, o que implica necessariamente em mudar a forma como as pessoas trabalham.

Esta redução da estrutura organizacional faz com que as pessoas tenham, cada vez mais, que aprender a se autogerenciar no trabalho. Isso significa que, se quiserem continuar competitivos, estes profissionais terão que se organizar muito melhor e controlar os próprios resultados a serem alcançados. Ou seja, vão precisar praticar o autogerenciamento no trabalho.

A tendência do trabalho em rede, em casa e à distância tornaram-se parte do cotidiano de muitas organizações. E, mesmo nas atividades mais tradicionais, já não é possível contar com a estrutura organizacional que se tinha antes. Sendo assim, o autogerenciamento no trabalho tornou-se imperativo para os que querem continuar tendo sucesso na carreira.

Com um número crescente de atividades cada vez mais complexas no trabalho, é necessário aprender novas formas de gerenciar o tempo, que também se tornou um recurso muito precioso nos dias atuais.

Como é possível praticar o autogerenciamento no trabalho?

Como praticar o autogerenciamento no trabalho

– Invista em autoconhecimento e em autodesenvolvimento:

Um dos segredos do autogerenciamento no trabalho é conhecer quais são os seus talentos e limitações. A partir daí, você poderá saber com quais pontos fortes poderá contar para o desenvolvimento de sua carreira e também as áreas no trabalho para as quais precisará de ajuda.

Alguns limites poderão, evidentemente, ser superados.

Para outros limites, nada melhor do que trabalhar em equipe (mesmo que esporadicamente ou à distância). Lembre-se que um adulto sempre deve assumir a responsabilidade por suas escolhas e ações.

E esse é o fundamento do autogerenciamento no trabalho, na carreira e na vida: não transferir sua própria responsabilidade para outras pessoas.

O autoconhecimento lhe dará esse limite entre suas potencialidades e limitações atuais. Já o autodesenvolvimento fará com que seja possível ultrapassar determinados limites e aceitar aqueles que são intransponíveis nesse momento, ampliando sua maturidade frente aos desafios da vida.

– Para praticar o autogerenciamento no trabalho, tenha foco no seu sonho:

Conhecer, de forma concreta, o que você quer construir também faz parte do caminho rumo ao autogerenciamento no trabalho. É fundamental que prioridades sejam estabelecidas.

É importante lembrar que este sonho deve abranger todas as áreas da vida, pois o sucesso consiste justamente no equilíbrio entre trabalho, lazer, saúde, família, amigos, espiritualidade, dinheiro, entre outros.

Neste sentido, imagens positivas de futuro podem servir de inspiração para os momentos desafiadores ou de procrastinação. Reflita e visualize como irá se sentir quando tiver conseguido concretizar sua visão positiva. Ter um “rumo” estabelecido serve como uma importante ferramenta de automotivação.

– Lembre-se de cultivar bons valores ao praticar o autogerenciamento no trabalho:

Você será obrigado a tomar decisões sobre o que irá ou não fazer ao praticar o autogerenciamento no trabalho. Valores definidos ajudam muito a facilitar e agilizar esse tipo de escolha. Sim, é possível ganhar o “jogo” derrubando ou destruindo o adversário.

Mas também é possível ganhar o “jogo” de uma forma honesta, transparente e ética, através de relações ganha-ganha. Evidentemente, a segunda escolha torna o negócio e a carreira muito mais sustentáveis ao longo do tempo e torna a vida muito mais gratificante.

– Estabeleça prazos para a construção do futuro desejado:

Planejar, por escrito, como você irá construir o sonho, tem duas funções principais: a primeira é liberar a mente para a execução do plano, sem perder o foco. E a segunda função do planejamento é permitir que você acompanhe as realizações que já teve e possa celebrá-las.

Através de um planejamento por escrito é possível ainda analisar possíveis mudanças de cenário e fazer as adequações necessárias ao longo do tempo, o que facilita muito o autogerenciamento no trabalho.

Vídeo “Equipes Autogerenciáveis???”. Se preferir assistir no YouTube, clique aqui!

– Faça um planejamento semanal de atividades para exercitar o autogerenciamento no trabalho:

Estabelecer o que você irá colocar em prática essa semana (ou seja, imediatamente) ajudará a manter o foco na construção do seu projeto de vida. Lembre-se de fazer esse planejamento semanal por escrito, distribuindo atividades para cada dia da semana.

Quando se estabelece um planejamento mensal, por exemplo, é comum que as pessoas acabem deixando para cumprir suas metas no final do mês e fiquem sobrecarregadas.

Desta forma, o estabelecimento das ações a serem realizadas por semana faz com que estas possam ser distribuídas durante o mês. E isso facilitará o atingimento de suas metas sem sobrecarregar nenhum período, contribuindo em muito com o autogerenciamento no trabalho.

– Ao se autogerenciar no trabalho, tenha uma única agenda:

Lembre-se que as atividades profissionais e pessoais precisam ser distribuídas no mesmo tempo disponível. Afinal, todos temos vinte e quatro horas por dia à nossa disposição. Concentrar todas as atividades na mesma agenda facilita a visualização do que precisa ser realizado, sem prejudicar nenhuma área da vida.

Leia também: Como dizer “não” no trabalho?

– Utilize a tecnologia disponível e ferramentas de gerenciamento de tempo:

No mercado existem ferramentas tecnológicas que podem contribuir muito na simplificação ou na eliminação de tarefas que consomem tempo desnecessário no dia-a-dia. Da mesma forma, metodologias de gerenciamento de tempo, disponíveis no mercado, podem ser um bom caminho para aprender a se autogerenciar no trabalho.

Lembre-se que, como todo recurso, tais ferramentas devem ser bem escolhidas e bem gerenciadas para que não se tornem fontes de desperdício de tempo, o que geraria o efeito oposto ao objetivo inicial para o qual foram criadas. Recomenda-se especial cuidado com o tempo de navegação em redes sociais e em consultas de contas de email, aplicativos, entre outros.

– Delegue ou terceirize atividades para facilitar o autogerenciamento no trabalho:

Lembre-se que se autogerenciar no trabalho não significa fazer tudo sozinho. É absolutamente necessário poder terceirizar as atividades que não façam parte de suas reais competências. Além de ganhar em tempo, é possível ganhar muito em qualidade.

Ao delegar atividades, você terá a grande vantagem de ter com quem trocar ideias e aprender. Trabalhar em equipe deve ser sempre uma oportunidade de aprendizagem conjunta, ou seja, deve constituir uma relação ganha-ganha.

– Aprenda a dizer “não” para aquelas atividades que não fazem parte de seu projeto de vida:

Para construir seu sonho de forma consistente é necessário estabelecer limites saudáveis. Lembre-se que, se você se expressar com elegância, as pessoas tenderão a compreender o seu limite e ainda aprenderão a respeitá-lo ainda mais como ser humano.

Lembre-se que, se for para dizer “não”, é melhor dizer logo – antes que a outra pessoa crie expectativas de que você fará o que não irá fazer.

Lembre-se também que mais desafiador do que ter que dizer “não”, é sentir que você está desperdiçando um tempo precioso para você na construção de seu projeto de vida.

Vídeo “Como trabalhar bem em Home Office?”. Caso prefira assistir no YouTube, clique aqui!

– Lembre-se sempre de descansar e de ter atividades de lazer:

Descansar faz bem para o corpo, para a alma e para o coração. Além disso, tem uma vantagem adicional: ao retornar ao trabalho, a sua disposição, produtividade e capacidade de se autogerenciar no trabalho irão aumentar significativamente. Ou seja, é um investimento que sempre vale a pena.

Conclusão:

O autogerenciamento no trabalho é uma tendência que tende a se consolidar definitivamente nas empresas. É claro que o autogerenciamento no trabalho depende de capacidade técnica e maturidade para que seja realizado com maestria. Por isso, as empresas que investem no desenvolvimento organizacional e no desenvolvimento de pessoas estarão sempre a frente nesse processo.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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