Profecia Autorrealizável: O Poder das Imagens de Futuro

Profecia Autorrealizável

Profecia Autorrealizável? Qual a sua imagem de futuro para 2023? E a de sua organização?

Imagens positivas de futuro podem ser fortes impulsionadoras de ações positivas no presente. Também podem servir de fonte de inspiração, comprometimento e motivação.

A Profecia Autorrealizável explica os motivos pelos quais isso acontece e é o que iremos demonstrar nesse artigo.

Quando não temos uma visão positiva de futuro, nossas ações tendem a ficar concentradas em resolver problemas do presente e do passado – o que pode gerar cansaço, perda de energia e desmotivação.

Como funciona a Profecia Autorrealizável e as imagens positivas de futuro?

– Em primeiro lugar, é importante compreender o conceito de Profecia Autorrealizável:

Em 1968, um pesquisador americano chamado Robert Rosenthal realizou um experimento em uma escola que foi muito significativa.

Os alunos foram separados em dois grupos aleatórios. No entanto, apesar da escolha aleatória, os professores foram informados de que no grupo A estariam os alunos brilhantes. E no grupo B estariam aqueles alunos que tinham dificuldades de aprendizagem.

Isso fez com que os professores tivessem expectativas diferentes a respeito de cada grupo. E, por este motivo, acabassem agindo de forma diferente em sala.

O grupo A, que os professores imaginavam que era composto por alunos de alto potencial, acabou tendo um aumento de QI. Isso aconteceu em virtude das expectativas que os professores projetavam naqueles alunos.

Já o Grupo B, como já era de se esperar, obteve resultados muito inferiores aos do Grupo A. Vale lembrar que os professores projetaram nos alunos essa expectativa.

E, é importante reforçar, a escolha dos alunos de cada grupo foi aleatória.

A partir desse estudo surgiu o termo “Efeito Pigmaleão”. Esse estudo demonstra que as pessoas tendem a se comportar de acordo com as expectativas do professor, no caso das escolas, e também do líder, no caso das empresas.

Na Profecia Autorrealizável acontece exatamente assim: as expectativas que a pessoa tem sobre ela mesma tendem a se tornar realidade. E a Profecia Autorrealizável também é fortemente influenciada pelas expectativas que outras pessoas exercem sobre nós.

Por isso, é muito importante ficar atento às imagens estamos projetando para o futuro a partir das nossas crenças e a partir também das projeções das pessoas com as quais convivemos.

– Use a Profecia Autorrealizável em seu benefício e também a favor do seu time:

Se a Profecia Autorrealizável possibilita interferir no nosso futuro e do nosso time através de imagens, ela certamente pode ser útil no gerenciamento de pessoas no dia-a-dia das empresas.

Uma recomendação que se pode fazer aqui é “finja até que se torne real”. Imaginar, projetar imagens de futuro (e até desenhá-las) e sentir a felicidade de chegar ao destino desejado, mesmo antes disso acontecer, pode gerar muita energia para que esse futuro seja concretizado.

No entanto, “fingir até que se torne real” não tem nenhuma relação com a negação da realidade – como muitos acreditam.  Utilizar a Profecia Autorrealizável é estar consciente do presente e, ao mesmo tempo, vivenciar a felicidade de já ter construído o futuro desejado.

Vídeo “Suas Crenças são Limitantes ou Fortalecedoras?”. Para assistir no Youtube, clique aqui!

– Ao utilizar a Profecia Autorrealizável, lembre-se do Efeito Placebo:

Na Medicina, o Efeito Placebo acontece quando um médico entrega, por exemplo, um comprimido de farinha e diz ao paciente que é um remédio extremamente poderoso e que o deixará curado.

O poder da imagem de cura faz com que, em diversos casos, os pacientes apresentem uma melhora de quadro ou fiquem efetivamente curados. Ou seja, a melhora da saúde ou mesmo a cura é obtida através do consumo de um simples comprimido de farinha pelo paciente.

O Efeito Placebo também é uma demonstração prática da Profecia Autorrealizável e do poder das imagens positivas de futuro.

Se os médicos podem influenciar a cura de um paciente através da projeção de que eles ficarão curados, os líderes nas empresas conseguirão fazer o mesmo (sem precisar distribuir pílulas de farinha).

Através da utilização das ferramentas corretas, um líder consegue criar um ambiente em que a Profecia Autorrealizável crie condições para um aumento de performance do time em relação às metas estabelecidas. Muitas vezes, basta que o líder demonstre sinceramente que acredita no potencial de cada integrante da equipe.

– Lembre-se que não basta ficar imaginando um futuro positivo, é necessário ter ação na prática:

As imagens positivas de futuro podem levar à emoção positiva e à ação positiva, o que certamente influenciará o resultado de forma significativa.

Ou seja, não basta ficar imaginando, fingindo que já é real se não houver ação consistente e inteligente. No entanto, são as imagens positivas de futuro que vão trazer a energia extra para que as ações sejam colocadas em prática e os resultados sejam atingidos.

Leia também: Coaching: Ferramenta Eficaz de Autodesenvolvimento

– Utilize a metodologia “Appreciative Inquiry” para tornar reais as imagens positivas de futuro:

A metodologia “Appreciative Inquiry” foi criada pelo Prof. PhD David Cooperrider da Case Western Reserve University, de Ohio, Estados Unidos, na década de 90.

Esta metodologia propõe que as visões positivas de futuro tenham como ponto de partida a descoberta de momentos de sucesso e forças já demonstradas por aquela pessoa, organização ou comunidade.

A partir das histórias de sucesso e das forças que já comprovamos ter, criamos visões positivas de futuro e, desta forma, as potencializamos. Se uma pessoa demonstrou talento para a música, a projeção da imagem de uma carreira de sucesso nesta área fica potencializada.

Ou seja, estamos praticando aqui, de forma coletiva, a Profecia Autorrealizável.

Evidentemente, como citado anteriormente, não é suficiente ter talento e uma visão de futuro positiva. É necessário construir esta visão com ações práticas no presente e de forma sustentável.

Desta forma, com a visão de futuro positiva e inspiradora, as ações passam a configurar um sentido e a resolução de problemas torna-se apenas um coadjuvante na construção de algo muito maior.

Conclusão:

A Profecia Autorrealizável pode ajudar líderes e suas equipes a realizarem sonhos ou atingirem metas no trabalho que poderiam ser consideradas extremamente desafiadoras.

Sendo assim, é fundamental que os líderes sejam preparados para utilizar a Profecia Autorrealizável a seu favor e de forma prática no dia-a-dia do trabalho.

A Sincrony tem experiência internacional em desenvolvimento de liderança. E, sendo assim, pode contribuir para que os líderes da sua empresa possam amplificar seus resultados através da metodologia “Appreciative Inquiry” e de outras metodologias internacionais de Gestão de Pessoas.

Conheça o site da Sincrony, clicando aqui!

Aguardaremos o seu contato!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

error: Content is protected !!