Equipes Multiculturais: convivendo com estrangeiros no trabalho

Equipes Multiculturais

Equipes multiculturais são aquelas compostas por pessoas de diferentes nacionalidades. Essas equipes contam com benefícios e desafios diferentes daquelas compostas apenas por brasileiros.

Quando a diversidade cultural deste tipo de equipe é bem aproveitada, podemos ter benefícios como alta performance, soluções inovadoras e análises aprofundadas dos assuntos tratados. Isso pode representar aumento de produtividade e de riqueza para a organização e para a própria equipe.

No entanto, quando os aspectos culturais não são utilizados em benefício do trabalho, o que se pode ter é dificuldade de comunicação, conflitos não produtivos, ambiente de desconfiança e falta de identidade e de senso de pertencimento à equipe. A consequência certamente será baixo desempenho e infelicidade no time multicultural.

Como é possível obter sucesso na gestão de uma equipe multicultural?

– Escolha um líder que tenha inteligência intercultural: 

As equipes multiculturais, de forma geral, não podem ser formadas como equipes autogerenciáveis em virtude de sua complexidade. Elas precisam ter um líder.

Para que tenham sucesso, é necessário que se identifique e se nomeie um líder que possa gerenciar bem as diferenças culturais, ou seja, um líder que tenha inteligência intercultural.

O papel do líder de uma equipe intercultural será facilitar a comunicação, a empatia e a confiança entre os integrantes da equipe.

A caracterização da inteligência intercultural se dá pela curiosidade em conhecer culturas diferentes sem julgá-las, pela facilidade de trânsito e adaptação a diferentes traços culturais e pelo genuíno interesse em compreender o cenário global e suas tendências.

– Lembre-se de estabelecer um objetivo coletivo para as equipes multiculturais levando em consideração a diversidade existente: 

Pesquisas internacionais mostram que, enquanto as equipes monoculturais tendem a ter um desempenho mediano, as equipes multiculturais tendem aos extremos: ou têm desempenho extraordinário ou apresentam desempenho medíocre.

Por isso, é fundamental que exista um objetivo coletivo claro que leve em consideração o bom aproveitamento da diversidade cultural existente. Qual a vantagem de se ter uma equipe multicultural para este projeto? Essa é uma pergunta que deve ser claramente respondida nesta etapa do trabalho.

Leia também: Indianos: Como gerenciá-los no trabalho?

– Faça a seleção de equipes multiculturais de forma a promover a sinergia: 

O processo de seleção dos integrantes de uma equipe multicultural deve analisar competências técnicas, comportamentais e o grau de abertura que cada profissional terá para trabalhar em um ambiente multicultural.

A complementariedade de estilos deve ser palavra-chave nesse processo. Ferramentas de seleção adaptadas ao contexto podem contribuir muito na realização de escolhas acertadas.

– Realize um trabalho de mediação intercultural:

Este é um trabalho que busca gerar empatia cultural e senso de equipe. É importante que os integrantes da equipe percebam a validade de utilizar a diversidade a seu favor e não contra os seus próprios interesses.

Para isso, é importante reconhecer quais são as diferenças culturais existentes e de que forma a diversidade de ideias e de métodos de trabalho podem gerar vantagem competitiva para a equipe.

É possível se utilizar ferramentas de construção de equipes interculturais, assim como técnicas de mediação entre culturas para facilitar o atingimento deste objetivo.

– Estabeleça um código de comunicação intercultural:

Existem culturas em que a comunicação acontece de forma direta e focada em resultados imediatos. Em outras culturas, a comunicação é indireta e cautelosa.

Já em outros países, o interesse individual se sobrepõe culturalmente ao interesse coletivo. E ainda existem culturas em que acontece exatamente o inverso, ou seja, o coletivismo é mais importante.

Por isso, é importante que tais diferenças na comunicação, nos gestos, no tom de voz, no olhar e na forma de agir no ambiente de trabalho sejam explicitadas para evitar gafes interculturais e também desgastes desnecessários.

Explicitar as diferenças e semelhanças entre as culturas, estabelecendo acordos de convivência é o melhor caminho para a criação de um ambiente em que exista confiança, feedback honesto e diálogo produtivo.

Vídeo “Equipes Multiculturais: Vantagens e Desafios”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Identifique papéis e responsabilidades, valores e limites que irão permear o trabalho em equipes multiculturais: 

Estes itens são importantes em uma equipe monocultural, mas fundamentais ao sucesso da equipe multicultural. Compreender quem faz o que na construção do objetivo coletivo, quais são os valores vigentes e que comportamentos são incentivados, tolerados ou abolidos é parte integrante do sucesso da equipe multicultural.

Lembre-se de estabelecer também papéis e responsabilidades que mobilizem os pontos fortes de cada integrante do time multicultural.

– Ao gerenciar conflitos, lembre-se de levar em consideração as questões interculturais: 

Nas equipes de alto desempenho é natural que existam conflitos e que estes sejam gerenciados. No entanto, nas equipes multiculturais, a forma de gerenciá-lo difere das demais equipes, pois é necessário que se leve em conta as questões interculturais envolvidas.

Quando esse trabalho é bem realizado, o resultado são acordos produtivos e a construção de relações ganha-ganha. Ferramentas de gestão de conflitos podem contribuir muito neste processo.

Conclusão:

As equipes multiculturais são fantásticas e, ao mesmo tempo, desafiadoras. A Sincrony trabalha com a preparação de equipes multiculturais e também de líderes com mindset internacional.

Uma das Áreas de Negócio da Sincrony é Gestão de Pessoas na Internacionalização de Empresas. Conheça melhor o nosso trabalho, clicando aqui! Estamos à disposição para atendê-lo!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

error: Content is protected !!