Comprometimento no Trabalho: como obtê-lo?

Comprometimento no trabalho

Comprometimento no trabalho é um tema recorrente nas empresas. Inúmeras são as organizações que buscam fórmulas para aumentar o comprometimento das pessoas no trabalho.

Não existem fórmulas mágicas para gerar comprometimento no trabalho, muito menos um caminho padrão.

No entanto, existe sim um segredo: quanto mais os valores individuais forem atendidos pela cultura organizacional e pelos objetivos da empresa, mais fácil é obter o comprometimento das pessoas com o trabalho que realizam.

Como obter comprometimento das pessoas no trabalho através da prática de valores?

Identifique os valores de sua empresa:

Identificar os valores organizacionais é o primeiro passo para sinalizar que eles são importantes para a empresa. Para que isso seja realizado, é fundamental que exista a participação de todas as pessoas da organização, ou de seus representantes legítimos, nesse processo.

Valores organizacionais que são “copiados” da Internet ou de outras empresas não têm legitimidade junto ao público interno. Isso faz com que sejam invalidados rapidamente.

Por isso, é fundamental fazer um processo correto e profissional de identificação de valores empresariais para que o comprometimento das pessoas possa ser conquistado.

Observar os valores que estão sendo demonstrados pelas pessoas no trabalho através de seus modelos mentais (formas de pensar), rituais, heróis e símbolos podem nos dar pistas fundamentais sobre o que as move (ou poderia mover) em direção ao comprometimento no trabalho.

Torne claro o conceito de valor organizacional para obter o comprometimento das pessoas:

Valor pode ser definido como “aquilo que é importante para uma pessoa ou grupo”. Ou seja, algo pelo qual o(s) indivíduo(s) seria(m) capaz(es) de abrir mão de outros aspectos considerados menos importantes.

Valores diferem de objetivos imediatos porque os transcendem: honestidade, por exemplo, é um valor. Comprar um carro pode ser um objetivo imediato. Comprar um carro através de trabalho honesto significará, para uma determinada pessoa, atingir o seu objetivo imediato respeitando seus valores pessoais.

Faça a adequação dos processos internos para que atendam aos valores organizacionais:

Para haver comprometimento no trabalho, é importante que as pessoas percebam que existe coerência entre os valores organizacionais e também os processos internos praticados pela empresa.

De nada adianta estabelecer que um dos valores da empresa é ética, se existe sonegação fiscal. É justamente essa falta de coerência entre o que se prega e o que se pratica que faz com que o comprometimento das pessoas seja reduzido.

As pessoas naturalmente querem trabalhar em algo que construa um mundo melhor. Saber que trabalham em uma empresa em que isso é possível, faz toda a diferença na atração e retenção de talentos e também no comprometimento das pessoas com o trabalho e também com a empresa.

Leia também: Conflitos na Empresa: Do Limão à Limonada

Integre o processo de recrutamento e seleção aos valores organizacionais:

Se o comprometimento com o trabalho é obtido através do atendimento dos valores individuais, o processo de recrutamento e seleção, quando bem realizado, pode contribuir muito.

Atrair, selecionar e contratar profissionais que tenham grande identificação com os valores da empresa trará naturalmente o comprometimento esperado.

Ter um processo de recrutamento e seleção que permita, de fato, identificar os valores individuais do candidato é um fator-chave para que o comprometimento no trabalho seja obtido.

Ao definir valores claros, a organização poderá também ter mais assertividade em processos seletivos e na formação de equipes de trabalho que levem tais valores em consideração. E isso poderá fortalecer, ainda mais, o comprometimento no trabalho.

Vídeo “Qual é a função dos valores de uma empresa?”. Para assistir no Youtube, clique aqui!

Respeite os valores organizacionais quando for tomar qualquer tipo de decisão na empresa:

É válido lembrar que os valores reais são aqueles praticados e observados nas decisões do dia-a-dia da empresa. Ou seja, não são necessariamente aqueles que estão expostos em um quadro na recepção da empresa e/ou na fala dos indivíduos que a compõem.

Mais uma vez, é importante destacar que valores que não são praticados pela empresa não são valores válidos.

Além disso, valores em comum entre pessoas e empresas podem gerar comprometimento afetivo das pessoas com sua missão no trabalho. E isso é muito diferente do que gerar comprometimento tendo como base apenas na percepção de necessidade daquele trabalho como meio de sobrevivência.

Invista na educação em valores organizacionais, pois essa é uma ótima forma de obter comprometimento no trabalho:

É importante que se invista na educação em torno dos valores organizacionais. Também é válido conhecer os valores individuais de cada integrante da equipe. E, para isso, a educação em valores organizacionais é a ferramenta ideal a ser utilizada.

A escala de importância dos valores pode variar de acordo com o momento de vida, cultura em que o indivíduo está inserido, geração ou faixa etária a que pertence. No entanto, é fundamental conhecê-los, pois valores pessoais e organizacionais guiam ações práticas que determinarão o sucesso (ou fracasso) presente e futuro.

Ao perceber com que valores as pessoas e organizações estão comprometidas, é possível compreender melhor que ações podem ser realizadas no sentido de facilitar o comprometimento no trabalho.

Neste mesmo sentido, trabalhos de conscientização poderão ser realizados de forma que alguns valores sejam desmistificados ou fortalecidos dependendo de cada situação.

Para conhecer a Área de Negócios da Sincrony chamada “Ética Empresarial e Valores Organizacionais”, clique aqui!

Através de valores organizacionais claros, é possível substituir gradativamente controle por autogerenciamento:

Nas organizações, a definição de valores claros faz com que formas de controle possam começar a ser substituídas gradualmente pelo autogerenciamento.

Quando os valores organizacionais tornam-se parte do processo de tomada de decisão nos negócios, as pessoas passam a prestar mais atenção neles em sua ação individual.

Se uma empresa farmacêutica, por exemplo, valoriza “saúde segura”, os integrantes de seus laboratórios saberão que não devem buscar soluções que, mesmo sendo mais baratas, possam coloca em risco à saúde do consumidor.

Se o valor utilizado na prática do dia-a-dia fosse o de “lucratividade máxima e imediata”, tais soluções seriam apresentadas sem qualquer constrangimento ou até mesmo incentivadas, podendo trazer graves consequências.

Para ampliar o comprometimento, mantenha diálogo permanente em torno dos valores organizacionais:

É importante esclarecer que nem todos os valores pessoais da equipe poderão ser atendidos pela empresa e vice-versa. Por isso, o diálogo em torno de valores pode ser muito proveitoso no sentido de gerar amadurecimento entre as pessoas.

Dialogar sobre potencialidades e também limitações do sistema em que estão inseridas pode ser uma ótima oportunidade de amadurecimento das relações no trabalho e também de inovação.

O diálogo sobre valores também pode gerar comprometimento entre diferentes gerações que trabalham juntas. Muito tem se dito sobre as novas gerações no trabalho. Seus valores parecem diferentes dos valores das gerações anteriores. No entanto, devemos lembrar que alguns valores são universais e atemporais, tais como, respeito, amor, alegria, honestidade, tolerância.

Diálogo honesto, sobre estas diferenças e semelhanças de valores, pode gerar relações ganha-ganha se os preconceitos forem “desmontados”. E um novo olhar, tendo como base o valor de cooperação, pode ser criado.

Conclusão:

Comprometimento no trabalho está relacionado com o respeito aos valores de pessoas e organizações. Além disso, é um fator crítico de sucesso gerar aprendizagem e diálogo em torno da prática de tais valores organizacionais e pessoais no dia-a-dia.

Caso a sua empresa necessite identificar e promover diálogo e educação em valores organizacionais, faça um contato com a Sincrony. Também oferecemos soluções na implantação ou aprimoramento do processo de Recrutamento e Seleção para que possa estar alinhado com os valores organizacionais.

Para conhecer a Sincrony, clique aqui!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

error: Content is protected !!