Felicidade no Trabalho: Como ser feliz no trabalho?

Felicidade no trabalho jan24

A felicidade no trabalho não acontece através de fórmulas mágicas. Já sabemos que as empresas, por serem organizações humanas, apresentam contradições que, por vezes, interferem nos ideais de felicidade.

Sendo assim, a felicidade no trabalho é sempre uma construção e também uma escolha. E, ao estudarmos o perfil de pessoas felizes no mundo corporativo, descobrimos que a felicidade no trabalho está relacionada com alguns traços comuns.

As pessoas felizes constroem a sua felicidade no dia-a-dia, tendo como foco o que existe de mais positivo no trabalho.

Além disso, transformam as condições profissionais desfavoráveis com o objetivo de construir o futuro desejado na carreira e na vida. Ou seja, o segredo da felicidade no trabalho está em não se acomodar diante da infelicidade.

Por realizarem atividades profissionais que agregam valor para a sociedade, as pessoas felizes no trabalho encontram forças para superar os desafios cotidianos. Eles entendem que contribuir efetivamente com o coletivo é uma excelente fonte de motivação para o trabalho.

As pessoas que encontram a felicidade no trabalho utilizam seus pontos fortes na sua atividade profissional. Isso as faz trabalhar com bem-estar, fluência e efetividade.

Ao utilizar seus talentos, o trabalho torna-se muito mais interessante, mais fácil de realizar e de ser reconhecido pelas outras pessoas.

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Ter uma visão positiva de futuro faz parte da construção da felicidade no trabalho. Pessoas felizes no trabalho sabem aonde querem chegar e confiam que vão conseguir construir o futuro desejado.

As pessoas felizes têm valores pessoais que servem como guia para sua vida profissional e pessoal. Desta forma, tais indivíduos não sentem necessidade de seguir modismos ou de fazer o que os demais estão fazendo.

Os felizes podem contar com liberdade e autonomia de pensamento, sentimentos e ações. Ao praticar virtudes como justiça, bondade, humildade e compaixão, estas pessoas alcançam a felicidade autêntica que só as forças do bem podem trazer.

Aqueles que são felizes sentem-se motivados pela realização do trabalho em si, por terem identificação com a tarefa que realizam e com seu significado social.

Os felizes percebem a compensação financeira como uma consequência de um trabalho bem realizado.

Por serem otimistas, os felizes percebem os obstáculos e reveses como temporários e superáveis. Essas pessoas tornam a superação possível, pois encontram, na “parte cheia do copo”, as forças necessárias para fazê-lo.

Da mesma forma, elas buscam o que existe de maior valor em cada pessoa e utilizam linguagem mais positiva, estabelecendo mais elogios do que críticas, sempre que possível.

Estas pessoas sabem que elas não serão competentes em tudo e que, por isso, precisam trabalhar em equipe.

Por terem esta consciência, os felizes buscam se aproximar das outras pessoas, gerenciam seu próprio comportamento, não escondem suas vulnerabilidades, sabem estabelecer limites saudáveis e estão atentas às necessidades e limites dos que as cercam.

Leia também: Felicidade no Trabalho: Como construí-la?

Para as pessoas felizes, existe sim vida fora do trabalho. As pessoas mais felizes no trabalho são aquelas que também cuidam de sua saúde física, mental e espiritual fora dele.

A capacidade de observar as situações da vida com bom humor garante a elas maior longevidade e qualidade de vida.

Cuidar da sua energia, considerando sua vibração e frequência, vai fazer com que você possa co-criar situações felizes dentro e fora do trabalho.

Os felizes sabem adiar gratificações imediatas para atingir resultados mais significativos. Ao mesmo tempo, estas pessoas também sabem desistir de caminhos que não as levarão a um futuro feliz.

Conclusão:

Podemos concluir que o segredo das pessoas felizes no trabalho é que elas constroem e cultivam felicidade dentro e fora do mundo corporativo. Por isso, são mais felizes.

Tudo na vida é uma questão de escolha. A Universidade de Harvard já comprovou que a felicidade é treinável, cultivável.

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Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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