Conflitos na Empresa: Do Limão à Limonada
Conflitos na empresa são parte da vida das pessoas e organizações….
O gerenciamento de conflitos é uma competência essencial para líderes e organizações que quiserem estar preparados para o presente e para o futuro.
É fundamental saber transformar situações onde os interesses são aparentemente divergentes em relações ganha-ganha. Isso é especialmente importante, especialmente, em um mundo cuja tendência é de sustentabilidade e de desafios complexos.
Como é possível transformar os conflitos e fazer do limão uma limonada?
– Jamais negue que conflitos na empresa ou em uma equipe existem:
É possível observar que, muitas vezes, líderes e organizações ficam temerosos em gerenciar situações de conflitos e acabam por negá-las. A negação de conflitos raramente funciona e acaba se transformando em crise.
Se negar conflitos não é uma solução sustentável, desenvolver competência para gerenciá-los pode trazer resultados significativos. O gerenciamento correto dos conflitos certamente será muito positivo para nossas relações profissionais e pessoais, equipes e organizações.
– Aproveite os conflitos para melhorar as relações de trabalho e também promover inovações na empresa:
Se pensarmos bem, os conflitos movem o mundo. A mudança, em geral, acontece quando somos obrigados pelas circunstâncias e sistemas a pensar de uma forma diferente porque a solução que adotávamos não funciona mais.
Quando bem utilizados, os conflitos se tornam fonte de grande aprendizagem para todos os envolvidos e também podem nos trazer soluções que ainda não haviam sido pensadas antes.
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– Lembre-se de cuidar de você mesmo e das outras pessoas envolvidas durante o gerenciamento dos conflitos na empresa:
Ao gerenciar um conflito, é importante lembrar de cuidar da gente mesmo e das outras pessoas envolvidas, sempre que possível. É claro que será necessário estabelecer limites e negociar aspectos que nem sempre trarão contentamento para todos os envolvidos.
Nestas situações, se conseguirmos pensar de uma forma ganha-ganha, é bastante possível que possamos abrir caminho para um diálogo sobre a convergência de interesses.
Cuidar da gente mesmo significa ter ações de autocuidado como uma boa alimentação, boas noites de sono, prática de exercícios físicos. No entanto, também significa termos bons pensamentos e sentimentos em relação a nós mesmos e às outras pessoas envolvidas no conflito, sempre que isso for possível.
– Separe as pessoas dos conflitos de ideias através do diálogo:
Saber distinguir pessoas dos problemas e perceber os reais interesses envolvidos é uma boa forma de começar a estabelecer uma estratégia para gerenciar o conflito. Lembre-se de investir em opções em que existam ganhos mútuos.
É importante compreender através do diálogo e da escuta ativa quais são os reais interesses de cada parte envolvida na solução daquele conflito em específico.
– Para facilitar a gestão dos conflitos na empresa, tenha visão sistêmica:
O bom gerenciamento das relações de trabalho passa por perceber a situação como um todo, e não como pequenas partes. Desta forma, poderemos ter uma solução sistêmica e duradoura.
Isso significa, na prática, aprender a observar os reais interesses de cada pessoa envolvida no conflito, seus reais sentimentos e suas ações durante a resolução daquela situação.
Ou seja, é realmente se interessar em compreender cada ponto de vista e, a partir daí, buscar soluções que sejam sistêmicas. Desta forma, ficará muito mais fácil de conseguir estabelecer uma relação ganha-ganha.
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– Aprenda ferramentas sobre gestão de conflitos para facilitar a tarefa:
Para gerenciar um conflito é fundamental poder contar com as ferramentas certas. Assim como acontece em outras áreas organizacionais, a gestão de conflitos é um conjunto de técnicas que podem facilitar muito esse processo.
Detectar os valores e tendências comportamentais das pessoas envolvidas, por exemplo, e, a partir daí, desenvolver estratégias de diálogo pode aumentar muito a chance de sucesso.
– Caso perceba que as partes envolvidas não estão conseguindo dialogar, conte com um mediador externo:
Poder contar com um mediador externo, pode fazer toda a diferença no gerenciamento de conflitos organizacionais. Um mediador é aquela pessoa que está capacitada para, como o próprio nome diz, mediar situações e criar condições para que as pessoas consigam dialogar.
A partir daí, o mediador irá propor alternativas de acordo entre as partes envolvidas. E, caso haja disposição entre as pessoas para dialogarem, torna-se possível chegar a um denominador comum e construir uma nova relação de trabalho.
E, assim, a paz retorna ao ambiente de trabalho de forma natural.
Conclusão:
Como podemos perceber, desenvolver a competência para gerenciar conflitos passa pela aprendizagem de técnicas específicas que nos permitirão transformar o “limão” em “limonada”.
Também passa pela disposição das partes envolvidas de conversar e chegar a um bom termo para a construção de uma nova relação ganha-ganha.
A Sincrony conta com experiência internacional em Gestão de Pessoas, o que inclui o gerenciamento de conflitos na prática. São muitos anos de estudo e prática de gerenciamento de conflitos em empresas nacionais e multinacionais.
Além disso, a Sincrony também forma profissionais que necessitam gerenciar conflitos em suas áreas de trabalho, em sua carreira e nas empresa em que trabalham.
Caso a sua empresa necessite da aprendizagem de técnicas de gestão de conflitos ou ainda necessite contar a atuação de mediadores para intermediar situações como essa, faça um contato com a Sincrony. Visite o nosso site, clicando aqui!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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