Engajamento no trabalho: um papel da liderança

engajamento no trabalho

O que significa ter engajamento no trabalho? Sentir-se engajado no trabalho é estar presente e perceber qual é o seu papel no mundo. Estar engajado a uma organização é sentir-se envolvido, competente, vivo e feliz.

É saber o significado que o trabalho tem na construção do mundo que desejamos para o futuro da sociedade e para nós mesmos.

Para que as equipes de uma organização sintam-se engajadas, é fundamental que seus líderes demonstrem esse mesmo engajamento em seu comportamento cotidiano. Como alguém que não compreendeu seu papel no mundo pode transmitir, na prática, essa mensagem?

Que comportamentos do líder podem facilitar o engajamento no trabalho?

– Seja um exemplo de engajamento no trabalho:

Líderes bem-sucedidos representam modelos de sucesso para suas equipes. A melhor forma de fazer as pessoas se sentirem engajadas é demonstrar isso através do próprio comportamento.

Demonstre que está comprometido e motivado com os desafios organizacionais e há uma forte possibilidade de sua equipe fazer o mesmo.

– Tenha um planejamento estratégico de vida e de carreira:

De forma geral, as pessoas sentem-se comprometidas com aqueles projetos que têm relação com seu planejamento de vida. É fundamental ter claro o que se quer construir em cada dimensão (família, carreira, saúde, finanças, etc.) para que o trabalho faça sentido e seja fonte de energia e de engajamento.

Leia também: Liderar é prestar atenção…

– Compreenda o significado social do trabalho:

Outro segredo do engajamento no trabalho é perceber de que forma este trabalho gera benefício para a sociedade. Este tipo de compreensão tem ainda mais importância para as novas gerações. Ao compreender o significado do seu trabalho, será muito mais fácil colaborar para que as pessoas de sua equipe tenham este mesmo entendimento.

– Tenha vida fora do trabalho:

Ter tempo para a diversão ou para simplesmente não fazer nada é muito importante na construção do engajamento no trabalho. Lembre-se de que para criar coisas novas, sua equipe também tem que ter tempo para transitar em outros ambientes, ver filmes, ter contato com amigos.

O ócio ainda continua sendo uma boa fonte de energia e criatividade. Ao voltar para o trabalho, depois de um tempo de descanso, as pessoas terão mais facilidade de criar um ambiente de engajamento na equipe.

Vídeo “Engajamento: 7 Estratégias para Engajar as Pessoas no Trabalho”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

– Pratique bons valores dentro e fora do trabalho:

Os bons valores são a base das relações ganha-ganha e do próprio engajamento. Como é possível sentir-se engajado em um ambiente em que não existem relações de confiança? Por isso, a honestidade, o respeito, a compaixão, a justiça e o amor ao próximo nunca saem de moda.

– Para ter engajamento no trabalho, selecione pessoas singulares para compor a equipe:

A formação da equipe também pode facilitar ou comprometer o engajamento no trabalho. Busque contratar pessoas que tenham competências e valores adequados à construção de uma equipe de alta performance.

– Delegue atividades que desafiem e utilizem os talentos naturais das pessoas, de forma a aumentar o engajamento no trabalho:

Receber tarefas que mobilizem pontos fortes das pessoas faz com que elas se sintam mais comprometidas no trabalho. Isso acontece porque, ao realizarmos atividades que mobilizam nossos potenciais, o trabalho fica muito facilitado.

O contrário também é verdadeiro: ao recebermos uma tarefa para a qual não temos talento, o engajamento no trabalho tende a cair, pois sabemos que teremos que fazer um grande esforço para ter pouco ou nenhum sucesso.

– Valorize os “mocinhos” e neutralize a ação dos “bandidos” no trabalho:

Ao contratar, promover, remunerar e demitir pessoas na equipe, lembre-se de analisar seu engajamento no trabalho, sua competência e sua prática de valores no dia-a-dia.

Nenhum discurso é tão efetivo quanto uma ação prática no sentido de valorizar aqueles que têm comportamento positivo. Da mesma forma, é necessário ter ações adequadas com aqueles que precisam mudar sua conduta.

Conclusão:

O segredo do engajamento no trabalho é, sem dúvida, o estabelecimento de relações ganha-ganha. Este é o único tipo de relacionamento que é realmente sustentável ao longo do tempo.

Líderes que realmente demonstram, na prática, que tem engajamento no trabalho e que se importam verdadeiramente com as pessoas terão muito mais chance de sucesso.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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