A Geração Z no Mercado de Trabalho: Existe comprometimento?

Geração Z

A Geração Z e o comprometimento no trabalho é um tema que está no radar das empresas atualmente.

Isso acontece porque um dos desafios relatados por líderes de diversas organizações é a aparente incapacidade de gerar o comprometimento dos integrantes da Geração Z (nascidos entre 2000 e 2019) com as empresas.

É comum se ouvir que a Geração Z não se compromete com nada, que quer crescer de forma instantânea na empresa e que, por qualquer motivo, troca de emprego.

Um olhar mais ampliado, no entanto, pode nos fazer repensar este modelo mental. O grande benefício da Geração Z é justamente nos obrigar a refletir sobre os atuais ambientes de trabalho.

O objetivo dos líderes deve ser conseguir reter esses jovens nas empresas e gerar condições para que eles se sintam motivados e comprometidos com o trabalho. E esta é uma tarefa desafiadora para a maior parte das empresas.

Assim como em todas as outras gerações, existem fatores que podem caracterizar, de forma geral, a Geração Z. No entanto, vale lembrar que esses jovens não são todos iguais. Na verdade, eles são todos diferentes e únicos.

No entanto, alguns traços identificam a geração como um todo. E são essas características que iremos adotar como guia na construção de um ambiente de trabalho que seja capaz de comprometê-los.

Ao longo da nossa experiência profissional é natural que adotemos modelos mentais sobre o que é certo ou errado no trabalho. No entanto, o mundo está mudando em uma enorme velocidade.

Ninguém melhor do que a Geração Z para compreender essa conectividade global que faz o mundo do trabalho girar. É evidente que as gerações anteriores têm muito a ensinar à Geração Z. E eles têm muito a nos ensinar também. Basta estarmos abertos a isso.

Lembre-se que, de forma geral, os jovens Z foram criados em lares onde os pais tornaram-se amigos e não mais autoridade. Ou seja, não havia hierarquia em casa e este é um conceito novo para eles nas empresas.

Sendo assim, modelos participativos e de diálogo tendem a funcionar muito melhor com esta geração, assim como já acontecia com a Geração Y.

Além disso, dialogar traz ao ambiente de trabalho a interatividade que eles tanto apreciam na Internet e nas redes sociais.

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Delegar atividades que mobilizem talentos naturais facilita em muito o comprometimento com o trabalho.

Da mesma forma, conhecer valores e interesses de cada jovem da Geração Z, buscando atende-los, pode aproximá-los mais da organização e facilitar sua retenção.

Utilizar mecanismos de desenvolvimento individual e coletivo pode tornar o trabalho muito mais interessante.

Algumas ações que podem ser adotadas pelas organizações são processos de coaching, mentoria, construção de equipes (team building), educação em valores, entre outras ferramentas disponíveis no mercado.

Ter a oportunidade de aprender e progredir continua sendo uma forte arma de motivação.

Investir em treinamentos específicos e de alta qualidade pode contribuir muito com a obtenção do engajamento dos jovens da Geração Z no trabalho.

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Poder contar com conceitos, estratégias e ferramentas que sejam específicas para atender aos anseios da Geração Z são essenciais para os líderes e empresas que queiram alcançar resultados positivos no trabalho.

Uma das características da Geração Z é a necessidade de feedback imediato a respeito dos desafios que supera. Essa característica foi aprendida com os jogos eletrônicos.

Ao recompensar de forma imediata, a organização demonstra que compreende esta necessidade da Geração Z.

A recompensa, em alguns casos, pode ser financeira. No entanto, esse reconhecimento também pode ser feito através de elementos não-financeiros – o que pode ser até mais interessante.

Lembre-se de aproveitar os méritos para incentivar sempre o trabalho em equipe e o ambiente de cooperação entre as pessoas.

Feedback

Fale a verdade com bondade. Mostre que você, como líder, não é apenas um colega de trabalho e que também que é não o pai ou a mãe do(a) jovem.

Desta forma, você contribuirá para que ele(a) assuma responsabilidade pelos sucessos e fracassos no trabalho, incentivando a formação de sua autonomia.

Pesquisas mostram que quando os jovens Z têm um líder apoiador que eles admiram, tendem a ficar mais tempo na empresa.

Quando um líder consegue incentivar as potencialidades de cada jovem, estes se desenvolvem naturalmente. E, como consequência, tendem a se sentir mais satisfeitos com o trabalho.

Acredite neles e eles acreditarão em você e na organização.

Ao delegar uma atividade, lembre-se que provavelmente os jovens Z não realizarão aquela tarefa da forma como você a faria. Eles são multitarefas e tecnológicos.

Por isso, estabeleça os limites necessários e deixe com que eles realizem a tarefa dentro do seu estilo próprio. No entanto, exija resultados consistentes com as necessidades da organização.

Leia também: Prosperidade e Carreira: Como construir seus sonhos?

Para a Geração Z é natural trocar de trabalho quando se sentem infelizes. É evidente que as ações acima podem facilitar sua permanência na empresa por muito mais tempo.

No entanto, para a Geração Z, mais tempo não significa para sempre. Prepare-se para perdê-los.

Talvez essa seja a melhor forma de mantê-los comprometidos com o trabalho: nunca deixe a organização cair no marasmo.

Afinal, é disso que a Geração Z mais gosta: interatividade, reconhecimento e movimento constante.

Conclusão:

Vale lembrar que reter bons profissionais da Geração Z significa investir no futuro, na sucessão das empresas e poder contar com pessoas conectadas com a tecnologia e com o mundo das conexões internacionais. E esse é um esforço que vale a pena!

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A Sincrony também realiza projetos de desenvolvimento de liderança in company. Temos experiência internacional no assunto.

Caso a sua empresa tenha interesse, faça um contato conosco.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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