Felicidade no trabalho: como construí-la?

Felicidade no Trabalho

Felicidade no trabalho? Como assim? Pesquisas recentes têm mostrado que boa parte dos brasileiros está infeliz no trabalho. Instabilidade, recursos escassos, stress, concorrência acirrada parecem ser fatores que promovem infelicidade nas relações organizacionais.

No entanto, se pesquisarmos sobre felicidade no trabalho, descobriremos que todos já tivemos momentos felizes enquanto estávamos trabalhando. Uma meta atingida, um momento de superação, um projeto desafiador bem-sucedido, relações construtivas de trabalho, orgulho por pertencer a determinada organização.

A questão é: como expandir estes momentos felizes e construir uma vida profissional autenticamente feliz?

Por muito tempo, estudou-se o medo nas organizações e as causas do sofrimento no trabalho. Estes estudos foram úteis para se compreender que, por vezes, o medo pode ser protetor e que o sofrimento pode nos fazer amadurecer.

Mesmo quando falamos em medo ou sofrimento, há um potencial positivo a ser descoberto.

Felicidade no trabalho e o potencial positivo

No entanto, o foco nas emoções consideradas negativas não é suficiente. É necessário buscar o potencial positivo das pessoas e organizações e, a partir daí, construir relações de trabalho mais felizes.

Pesquisas em psicologia positiva mostram que é possível aprender a ser mais feliz dentro e fora do trabalho.

Seguem algumas dicas:

– Para ter felicidade no trabalho, descubra quais são seus talentos e coloque-os em prática:

Lembre-se que trabalhar em atividades que mobilizem talentos tornam a tarefa muito mais fácil e estimulante. Utilizando talentos, é possível chegar a resultados extraordinários com pouco esforço.

– Busque a superação de desafios no trabalho de forma saudável:

Saiba que alcançar resultados extraordinários através da superação saudável de limites, pode trazer muita satisfação no trabalho e reforçar auto-estima. Invista em autodesenvolvimento e lembre-se de comemorar vitórias no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Vitórias geram estímulo para outras vitórias.

Leia também: Valores Organizacionais na Prática

– Cultive o otimismo e a esperança, que são peças-chave para a felicidade no trabalho:

Pesquisas mostram que pessoas otimistas são mais felizes que as pessimistas. Isso acontece porque aqueles que cultivam o otimismo percebem as situações adversas como passageiras e específicas, ou seja, relacionadas a uma área específica da vida naquele momento.

Os pessimistas as percebem como permanentes e universais, ou seja, quando uma área da vida é atingida, os pessimistas tendem à paralisia de suas ações como um todo.

– Para ser feliz no trabalho, desenvolva autonomia:

Um dos segredos da felicidade autêntica é buscar o desenvolvimento da autonomia no trabalho e na vida. As organizações, por sua vez, precisarão cada vez mais de profissionais que saibam tomar decisões desafiadoras e conviver bem com incertezas. Autonomia pode gerar felicidade.

– Pratique virtudes, outro elemento essencial da felicidade no trabalho e na vida:

Escolher praticar virtudes e contribuir com a sociedade em atividades que tenham significado pode ser uma fonte autêntica de felicidade no trabalho e fora dele. Fazer o bem faz bem.

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– Nunca se acomode em relações que não sejam ganha-ganha:

Felicidade no trabalho está relacionada com relações saudáveis e sustentáveis ao longo do tempo, ou seja, relações ganha-ganha. Por isso, lembre-se que podemos escolher as relações profissionais e pessoais que nos tragam saúde e satisfação.

– Lembre-se de manter relações saudáveis também fora do trabalho: 

Ter vida social, poder contar com afeto e desenvolver atividades gratificantes fora do trabalho pode trazer energia positiva. E esta energia certamente se traduzirá em resultados positivos também na vida profissional, o que resultará em mais felicidade no trabalho.

Conclusão:

A felicidade no trabalho é formada por um conjunto de fatores. E este conjunto de fatores tem muita relação com as escolhas que fazemos na nossa carreira e na nossa vida. A felicidade no trabalho depende exclusivamente de nós. Por isso, assumir a responsabilidade pela própria felicidade no trabalho e na vida é a chave nos nos levará a uma carreira e a uma vida com muito mais significado.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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