Geração Z no trabalho: Como liderar a Geração Z?

Geração Z no trabalho

A Geração Z no trabalho trouxe novos desafios aos líderes e organizações.

Essa geração fez com que as empresas tivessem que repensar seus modelos organizacionais e seus valores para conseguir obter o engajamento destes jovens.

Enquanto algumas empresas enxergam esse processo com desconfiança, outras percebem o potencial positivo que tais mudanças podem trazer em termos de prosperidade para o negócio.

Assim como aconteceu em todas as gerações anteriores, os jovens da Geração Z são diferentes.

Cada integrante dessa geração terá sua própria singularidade em termos de traços de personalidade, caráter, valores pessoais, estilo de vida, talentos e na forma de perceber a vida.

No entanto, é possível perceber traços semelhantes entre eles quando estabelecemos características gerais dessa geração.

Então, a Geração Z no trabalho apresenta alguns traços em comum. E são estes traços, específicos da Geração Z, que serão abordados nesse artigo.

Essa geração, assim como já havia acontecido na Geração Y, foi criada em lares muito mais participativos do que as gerações anteriores.

Os jovens da Geração Z estão acostumados a participar das decisões de compras da família, a decidir onde irão passar férias, o que querem comer e/ou vestir, qual é a carreira que querem seguir, entre outros aspectos relevantes da vida.

Por isso, a Geração Z espera ter esse mesmo nível de participação nas decisões. E querem participar das decisões estratégicas na empresa.

Isso pode causar espanto nas gerações anteriores, que tiveram que esperar a vida toda para que isso acontecesse. No entanto, é válido lembrar que os jovens da Geração Z podem enxergar ângulos únicos, que nenhuma outra geração poderia perceber.

Por isso, a sua participação nas decisões, desde que esteja de acordo com suas competências e grau de maturidade, pode ser muito bem-vinda.

Vídeo “Geração Z no Trabalho: Como liderar a Geração Z?”. Para assistir no YouTube, clique aqui!

Tentar mudar a Geração Z é o maior equívoco que os líderes têm cometido nas empresas.

Esperar que os integrantes da Geração Z se comportem como as gerações anteriores é a maior e a mais certa fonte de frustração. Os jovens da Geração Z no trabalho não irão se comportar como as gerações anteriores e nem precisam fazer isso.

As empresas devem adaptar seus modelos organizacionais para conseguir atraí-los e retê-los. Naturalmente, os jovens da Geração Z também vão amadurecer com as experiências na vida e no trabalho, como aconteceu com todas as gerações anteriores. No entanto, devem preservar as suas características únicas.

Adotar a Gestão Participativa não significa deixar “cada um fazer o que quiser”. Muito pelo contrário: implantar a participação nas decisões da empresa significa fazer isso de uma forma organizada.

A implantação da Gestão Participativa deve levar em consideração o grau de maturidade técnica e emocional de cada integrante da equipe.

A Geração Z no trabalho deve participar das decisões para as quais esteja preparada, assim como acontece com todas as outras gerações.

Leia também: A Geração Z no Mercado de Trabalho: Existe comprometimento?

Uma das coisas que os integrantes da Geração Z não toleram é a injustiça.

Por isso, é fundamental que a sua empresa tenha processos profissionais de Gestão de Pessoas, se quiser obter o engajamento da Geração Z no trabalho.

Adotar métricas racionais de mensuração de resultados é a melhor forma de atrair e reter essa geração. Ter processos de Avaliação de Desempenho, de feedback e de feedforward são fundamentais para empresas que querem se manter competitivas no mercado.

Além disso, a Geração Z exige transparência nos processos.

Definir o propósito organizacional, valores e visão de futuro torna-se imperativo para todas as empresas que queiram prosperar e se perpetuar no mercado.

No entanto, felizmente, a Geração Z não aceita declarações de propósito, valor e visão que estejam apenas em quadros na parede da empresa. É necessário colocar em prática, nas decisões e ações organizacionais do dia-a-dia.

Conclusão:

A Geração Z no trabalho traz questionamentos que são muito relevantes para o presente e o futuro das organizações.

É fundamental que as empresas estejam atentas às novas demandas e oportunidades que a Geração Z está trazendo e compartilhando com as gerações anteriores.

Caso a sua empresa necessite de consultoria, treinamento, implantação de processos internos, mentoria ou processos de coaching relacionados com o ingresso da Geração Z no trabalho, faça um contato conosco. Será uma satisfação atendê-lo(a).

Visite o nosso site, clicando aqui.

Deise C. Engelmann

Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

error: Content is protected !!