O que faz um líder mudar de comportamento?

Como fazer um líder mudar de comportamento

Uma pergunta é frequente nas empresas: O que faz um líder mudar de comportamento?

Os líderes têm sido exigidos no trabalho como nunca foram antes: concorrência global acirrada, mudanças nos valores sociais impulsionadas pelas novas gerações, acionistas, clientes e consumidores mais exigentes e conscientes de seus direitos.

Muitas organizações buscam promover a mudança de comportamento de seus líderes com forma de atender a esse novo contexto tão complexo. Os líderes sentem-se pressionados a mudar, mas, muitas vezes, não sabem em que e como devem mudar de comportamento.

Isso acontece porque a maior parte dos líderes recebeu formação técnica voltada para as tarefas e não para as pessoas.

Afinal, o que pode fazer um líder mudar de comportamento?

– Lembre-se que um líder vai mudar de comportamento naquilo que fizer sentido para ele: 

Líderes mudam no que entendem que trará benefício para eles. As pessoas, de forma geral, investem energia nas mudanças que trazem a possibilidade de construção do presente ou futuro que elas desejam para si.

Mas as mudanças de comportamento podem acontecer também por outro motivo…

As pessoas, de forma geral, também mudam quando percebem que irão perder algo que seja realmente significativo para elas. Descobrir quais são esses fatores pode ser um caminho para que a mudança aconteça.

– Construa junto com os líderes a visão do futuro desejado, o que irá facilitar que o líder mude de comportamento: 

Sempre que possível, construa imagens compartilhadas de futuro que inspirem líderes a realizar as mudanças de comportamento de forma natural. As imagens positivas de futuro servirão de estímulo em momentos desafiadores durante o processo de mudança.

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– Lembre-se que quando líderes não querem mudar, eles encontram uma desculpa para não fazê-lo: 

As desculpas mais comuns no ambiente organizacional para evitar a mudança são “não tenho tempo”, “não tenho os recursos necessários para mudar”, “não é tão importante mudar” ou “na nossa empresa é diferente e essa mudança é desnecessária para nós”.

Contribuir no gerenciamento dos sentimentos das pessoas antes e durante a mudança comportamental é fundamental para que esta aconteça com sucesso.

A falta deste gerenciamento emocional no ambiente de trabalho é a principal causa de fracasso da maior parte das mudanças organizacionais.

– Crie condições para que os líderes identifiquem o que poderão perder, caso a mudança não aconteça conforme esperado: 

Assim como as imagens positivas de futuro servem para se ter foco e inspiração, a consciência das consequências negativas da falta de mudança também pode ajudar as pessoas a investirem energia em realizá-la.

– Utilize recompensas extrínsecas para fazer o líder mudar, se for necessário, mas não demais:

Recompensas financeiras e não-financeiras podem ajudar a estimular líderes a mudarem de comportamento. No entanto, lembre-se que, ao retirar tais recompensas, a tendência é que o comportamento do líder volte a ser o existente antes da mudança.

É possível ainda que o comportamento do líder se torne ainda pior do que antes da iniciativa de buscar a mudança. Essa é uma maneira que o líder tem de tentar obrigar a organização a tornar essa recompensa extrínseca permanente.

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– Lembre-se que ninguém muda ninguém e que os líderes têm o direito de não querer mudar:

As pessoas têm direito de decidir no que elas querem ou não mudar. No entanto, a decisão de realizar ou não mudanças, não livra os líderes de lidar com as consequências das decisões que tomaram.

Mudar de comportamento traz consequências para a carreira. Não querer ou não conseguir mudar de comportamento também.

– Utilize metodologias adequadas para cada situação, o que fará o líder mudar mais rapidamente de comportamento: 

Assim como as metodologias de desenvolvimento organizacional contribuem com mudanças coletivas, outras metodologias podem contribuir significativamente com as mudanças individuais de comportamento.

Feedback, coaching, mentoria e psicoterapia são alguns caminhos que podem contribuir nas mudanças comportamentais de líderes.

Ferramentas de desenvolvimento de liderança estão entre as especialidades da Sincrony. Para saber mais, visite o site da Sincrony, clicando aqui!

– Quando os líderes concordarem em realizar mudanças de comportamento, sempre sugira começar pelo que for mais fácil:

Iniciar o processo de mudança pelo aspecto mais simples pode trazer estímulo e motivação. Isso acontece porque as primeiras vitórias servem de combustível para outras conquistas mais desafiadoras.

Recomende que o líder mude de comportamento

– Recomende que o líder mude de comportamento de forma gradual e tenha foco: 

Quando se trata do comportamento humano, as mudanças devem ser construídas ao longo do tempo para que sejam sustentáveis. Mudanças radicais de comportamento raramente são permanentes.

Lembre-se que alterações de comportamento podem levar a recaídas. Nestes momentos, é importante que exista apoio, sempre que possível, para que o líder continue investindo em seu processo de mudança – até que o novo comportamento se torne um hábito adquirido.

– Lembre-se que mesmo quando líderes percebem que precisam mudar de comportamento, eles nem sempre conseguem fazer a mudança que desejam: 

Todos os seres humanos contam com talentos e limitações. Ou seja, ainda que os líderes tenham disposição para a mudança, nem sempre dão conta de realizá-las na vida real.

Investir em autoconhecimento é o caminho para cada líder conhecer e gerenciar seus talentos e limitações. Não é justo esperar que líderes realizem mudanças de comportamento que não sejam viáveis para eles.

Respeitar os limites das pessoas evita desilusões e sofrimento para todos.

Vale lembrar que existem ferramentas que contribuem para que a organização e os líderes possam conhecer os talentos e limitações de cada integrante da equipe. A Sincrony pode contribuir em muito nessa tarefa. Para saber mais, visite o site da Sincrony, clicando aqui!

Conclusão:

Mudar comportamento exige atenção, capacidade e vontade. É necessário sair do comportamento automático e investir energia para apresentar uma reação diferente às situações de trabalho.

É importante perceber que são justamente tais mudanças de comportamento que nos tornam mais fortes por representarem um exercício de autoconhecimento, superação e de reforço da autoestima.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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