Propósito de uma Empresa: O que é? Para que serve?
Propósito de uma empresa é um dos principais ingredientes para obter o tão desejado comprometimento das pessoas.
No entanto, na prática, poucas empresas sabem qual é o real significado de ter um propósito e como inseri-lo no cotidiano das organizações.
O que é o propósito de uma empresa?
Lembro de uma antiga história a respeito de um homem e um cavalo. O homem cavalgava com muita pressa para algum destino que parecia ser muito importante.
Um monge, que observava a cena, pergunta ao homem: “Para onde você está indo?”
O homem respondeu: “Não sei. Pergunte ao cavalo.”
Essa cena tem se tornado cada vez mais comum: pessoas nas empresas correndo sem ter consciência de seu destino.
Este é o resultado da falta de propósito das empresas: uma correria cotidiana para cumprir a meta de curto prazo, apagar incêndios ou simplesmente para tentar manter o emprego.
De forma simples, o propósito de uma empresa é o motivo pelo qual uma empresa existe. Também deveria ser o motivo pelo qual as pessoas vão ao trabalho todos os dias, ou seja, um motivo maior de contribuição com a sociedade e/ou com o planeta.
Para compreender para que serve um propósito e como colocá-lo em prática é importante observar as seguintes questões:
– Utilize o propósito da empresa como parâmetro para as decisões de negócio:
Cada vez menos as pessoas aceitam realizar um trabalho sem compreender o seu real significado para a sociedade. Por isso, o propósito organizacional utilizado de forma coerente, além de atrair os melhores candidatos, também serve para reter os melhores talentos.
As organizações passam por um claro dilema: buscam aumentar vendas, conquistar novos mercados, expandir territórios. No entanto, para isso, precisam contar com pessoas mais competentes e motivadas em estruturas cada vez mais enxutas.
Ao mesmo tempo, as pesquisas mostram 85% dos brasileiros infelizes com seus empregos, pois não conseguem perceber sentido em tanta correria.
Ao colocar o propósito da empresa como parâmetro para os negócios, naturalmente, os integrantes do time sentirão orgulho de fazer parte de uma organização que traz uma real contribuição para o meio.
– Tenha um propósito na empresa que faça sentido para a coletividade:
Ter um propósito na empresa torna a trajetória organizacional cheia de significado. Com um propósito claro, as decisões começam a fazer sentido e as encruzilhadas do negócio mostram-nos as lições a serem aprendidas rumo à realização organizacional.
Apenas um propósito que surge de uma visão compartilhada terá esse poder. Por isso, é fundamental que o propósito de uma empresa surja como resultado da Gestão Participativa. Ou seja, as pessoas que compõem a organização devem participar da elaboração desse propósito.
– Conecte o motivo de existir da empresa com o Planejamento Estratégico:
Ao identificar o propósito da empresa, podemos conectá-lo ao Planejamento Estratégico. Isso faz com que os objetivos e metas de cada área também respeitem o motivo maior que faz essa organização existir.
Para isso existem ferramentas de Visão Sistêmica e de Aprendizagem Organizacional que facilitam esse exercício. A Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas oferece esse serviço para auxiliar as empresas nessa tarefa. Visite o nosso site, clicando aqui!
– Lembre-se que o propósito de uma empresa é fonte de felicidade intrínseca:
Já sabemos que nada adianta ter apenas fontes externas de felicidade efêmera, é preciso estar bem com a gente mesmo dentro e fora do trabalho.
O oposto também é verdadeiro: com exceção dos raros iluminados, precisamos atuar no meio externo para que possamos ser felizes. Tudo é interdependente. Felicidade e paz são conquistas diárias.
O propósito de uma empresa faz com que possamos decidir claramente o que irá compor os fatores internos e externos de alegria e satisfação. Ou seja, é através do propósito que saberemos no que iremos investir o precioso tempo de vida das pessoas que compõem a empresa.
Já sabemos que a felicidade intrínseca é a verdadeira felicidade. E que ajudar, de fato, as pessoas é fonte de felicidade duradoura.
Por isso, as empresas que contam com um propósito bem definido conseguem proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas experimentam a felicidade autêntica.
Ou seja, a felicidade autêntica surge por perceberem que trabalham em uma empresa que tem um motivo maior do que o lucro para existir.
Leia também: Felicidade no Trabalho: Como ser feliz no Trabalho?
Conclusão:
Prosperidade definitivamente não é sinônimo de simplesmente acumular lucro e bens materiais apenas por acumular. O verdadeiro propósito de uma empresa está em gerar uma existência sustentável que promova relações saudáveis em todas as dimensões da vida e da sociedade.
As pessoas e organizações começam a chegar a essa conclusão.
A Sincrony conta com ferramentas de desenvolvimento organizacional, pensamento sistêmico e desenvolvimento de liderança que podem contribuir com sua empresa nessa jornada. Temos experiência internacional no assunto. Aguardaremos pelo seu contato!
Deise Cristina Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários