Carreira Próspera: Como ter sucesso profissional?

Carreira Próspera

A carreira próspera é um sonho da maior parte das pessoas. No entanto, muitas vezes os profissionais sentem-se perdidos e não sabem como concretizar o sucesso na prática.

Como ter sucesso profissional? Esta pergunta tem sido frequente nas organizações e ela vem acompanhada de outra: o que é ter sucesso no meio empresarial?

Os tempos mudaram – isso já sabemos. As empresas estão buscando novas formas de se organizar para agregar valor ao cliente com o menor custo possível.

Estamos flexibilizando estruturas e, ao invés de pirâmides com muitos níveis hierárquicos, as organizações começam a perceber vantagens nas redes. Os modelos de comando e controle já não mostram-se eficazes.

Por isso, para ter uma carreira próspera, é necessário saber trabalhar e gerenciar pessoas em rede. E isso é muito diferente do que gerenciar pessoas em uma pirâmide hierárquica. É necessário dialogar e negociar ao invés de impor soluções.

Na década de 90, surgiu o conceito de empregabilidade. Essa é a capacidade que um profissional tem de conseguir um novo emprego.

No entanto, com a tendência do “fim do emprego” (que, na verdade, não acaba, mas se transforma), houve a necessidade de começar a se falar em “trabalhabilidade”. Essa é a capacidade que um profissional tem de conseguir novos trabalhos ao invés de empregos.

Na trabalhabilidade, o profissional é contratado para projetos ou trabalhos específicos que são realizados em redes de profissionais, ao invés de pirâmides hierárquicas.

Nesse contexto, o salário fixo não existe. Os profissionais são pagos pelos trabalhos que realizam e podem estar participando de vários projetos simultaneamente.

Estar preparado para essa nova realidade é fundamental para aqueles que querem ter uma carreira próspera.

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Sucesso profissional pode ser traduzido, nos tempos atuais, como a capacidade de conseguir ficar centrado frente à incerteza e aos desafios crescentes. Ou seja, é fundamental tornar-se resiliente.

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se recuperar rapidamente das “pancadas da vida”. Trata-se de conseguir se manter centrado frente ao caos.

Uma pessoa resiliente consegue tomar decisões, mesmo quando as certezas simplesmente desapareceram.

Um dos grandes segredos de uma carreira próspera é desenvolver um comportamento resiliente.

Para construir uma carreira próspera, é necessário investir continuamente no desenvolvimento de suas próprias competências.

As “hard skills” são as habilidades técnicas, tais como conhecimento de tecnologia, aspectos técnicos do trabalho e ter educação formal. As “hard skills” foram muito valorizadas pelas empresas durante muito tempo.

No entanto, as empresas começaram a perceber que, para continuarem prosperando no mercado, elas precisavam de profissionais que tivessem as chamadas “soft skills”.

As “soft skills” são as habilidades comportamentais. Elas dizem respeito à liderança, trabalho em equipe, mentalidade próspera, comunicação, negociação, entre outras.

Investir continuamente no desenvolvimento de competências é um aspecto-chave para quem quer prosperar na carreira e na vida.

Leia também: Profecia Autorrealizável: O Poder das Imagens de Futuro

Quando investigamos os segredos das pessoas que têm muito sucesso na carreira, descobrimos que elas desenvolveram uma mentalidade próspera.

Ter pensamentos, sentimentos e ações prósperas é a chave para se ter uma vida bem-sucedida. Profissionais que têm pensamentos de escassez são aqueles que atrairão para sua vida mais escassez.

Praticar bons valores e colocar seu propósito de vida em prática também são fundamentais à construção do sucesso desejado.

Profissionais que querem construir uma carreira próspera investem no desenvolvimento de sua mentalidade. Também investem na construção de uma visão positiva de futuro.

Conclusão:

Construir uma carreira próspera é uma escolha consciente. Como tudo na vida, a construção da prosperidade exige foco, investimento de tempo e de dinheiro e a utilização da metodologia correta.

Por isso, a Sincrony oferece Mentorias de Carreira em que o profissional será assessorado por uma consultoria com experiência internacional. Você está decidido a construir uma carreira próspera? Então, faça um contato com a Sincrony. Visite o nosso site, clicando aqui.

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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