Como desenvolver confiança no ambiente de trabalho?
Desenvolver confiança no ambiente de trabalho é um dos segredos das equipes de sucesso.
Em especial, em tempos desafiadores, a importância de se desenvolver confiança no ambiente de trabalho aumenta de forma significativa. Isso acontece porque os riscos aumentam e as situações e decisões se tornam muito mais complexas.
Confiar não significa apenas ter fé de que as pessoas com as quais trabalhamos ou negociamos irão “jogar limpo”.
Confiar também significa acreditar que essas pessoas terão a competência necessária para tomar decisões acertadas e contribuir de forma efetiva com a construção do futuro desejado. E, é claro, “jogando limpo”.
Então… como podemos desenvolver confiança no ambiente de trabalho?
Alguns elementos podem facilitar o desenvolvimento da confiança no ambiente de trabalho:
– A construção de uma visão coletiva de futuro é essencial para a confiança no trabalho:
Quando as pessoas compartilham uma imagem de futuro positiva e se comprometem em construí-la, desenvolver confiança no ambiente de trabalho será muito mais fácil.
A visão do futuro desejado faz com que as ações individuais e coletivas tendam ao alinhamento, o que gera transparência e confiança no que é coletivo.
Saber que todos estão construindo o futuro, de forma coletiva, aumenta a confiança e o sentimento de estar fazendo diferença no mundo.
– Para desenvolver confiança no ambiente de trabalho, a meritocracia deve ser vivenciada na prática:
Quando as pessoas sabem que os critérios de promoção, demissão e de avaliação de desempenho são transparentes e justos, a confiança pode ter espaço no ambiente de trabalho.
Trabalhar em uma organização que valoriza os resultados profissionais, sustentados pela ética, faz com que as pessoas saibam o que precisam fazer para receber reconhecimento.
Ao mesmo tempo, podem compreender quando seus colegas de trabalho são valorizados, promovidos ou até mesmo demitidos. Critérios claros geram confiança no sistema.
Leia também: Educação em Valores Organizacionais é realizada pela Sincrony
– A competência deve ser um fator decisivo na delegação de tarefas:
Uma organização que saiba identificar pontos fortes e competências pode delegar tarefas que sejam realizadas com fluência e bem-estar pelos seus integrantes.
Saber que as tarefas estão sendo delegadas a pessoas que tenham capacidade e talento para realizá-las faz com que a confiança apareça. Além disso, o clima organizacional torna-se mais positivo e os resultados organizacionais são evidentes.
Leia também: Como gerenciar conflitos no ambiente profissional?
– A transformação efetiva de discurso organizacional em prática torna-se a base da confiança no ambiente de trabalho:
Fazer o que se fala é uma maneira formidável de gerar confiança no ambiente de trabalho ou em qualquer outro ambiente.
Quando as pessoas percebem que os valores organizacionais, presentes nos discursos, são utilizados no momento da realização de negócios, o compromisso e a coesão organizacional são fortalecidos.
Isso acontece porque as pessoas têm nos valores organizacionais um guia sobre como agir, no dia-a-dia de trabalho, com seus vários públicos.
Por outro lado, a distância entre as palavras e ações faz com que as pessoas não saibam muito bem como agir em situações do dia-a-dia, o que tira energia do sistema.
Conclusão:
Organizações que conseguem desenvolver confiança no ambiente de trabalho contam com relacionamentos mais saudáveis, melhor clima organizacional e pessoas mais engajadas para poder construir resultados positivos no mercado.
A Sincrony conta com uma série de ferramentas que podem contribuir com as empresas nesse processo. Visite o nosso site, clicando aqui!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários