Cultura Organizacional como fonte de lucro?
Cultura Organizacional pode ser fonte de lucro? A resposta é sim! E também pode acabar com a lucratividade de uma empresa.
Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, já dizia: “A cultura organizacional se alimenta de estratégia no café da manhã”. O Prof. Bill Aulet do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos) completou: “A cultura organizacional se alimenta de estratégia no café da manhã, de eficiência operacional no almoço e de todo o restante no jantar.”
Ou seja, a cultura organizacional merece ser respeitada e considerada antes de qualquer tipo de intervenção na empresa.
A maior parte dos processos de mudanças nas organizações falha porque a cultura vigente não é mapeada e, em seu lugar, são considerados apenas outros aspectos técnicos relativos ao projeto a ser implantado.
Mas como a cultura organizacional pode ser fonte de lucro?
A cultura organizacional pode ser fonte de lucro através da observação, pelos líderes organizacionais, das seguintes questões que são extremamente relevantes para que a estratégia possa ser implantada na prática:
– Conheça a cultura organizacional de sua empresa:
Para conhecer a cultura organizacional de sua empresa, busque a identificação dos rituais, mitos, valores e modelos mentais vigentes na organização através de um olhar externo à cultura.
A realização do mapeamento da cultura organizacional por um especialista poderá trazer informações sobre pontos fortes e vulnerabilidades e sobre o quanto essa cultura está adaptada às tendências de mercado. Este trabalho também poderá trazer subsídios para a adoção de ações estratégicas em Gestão de Pessoas.
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– Valorize as forças que possibilitaram a construção do sucesso da empresa através da cultura organizacional:
Identificar e valorizar os aspectos positivos da cultura organizacional é uma forma de mantê-los, independente do que vier a mudar no futuro.
Quando isso não é feito de forma sistemática, a empresa poderá ficar sem identidade, o que pode gerar falta de foco nas ações organizacionais e, como consequência, perda de energia.
É importante lembrar que a cultura organizacional é necessária para dar parâmetros de interpretação dos fenômenos que acontecem e direcionamento para as ações das pessoas que a compõem.
– Estabeleça quais são os valores que servirão de base para a evolução da cultura organizacional:
Ainda que seja fonte de sucesso, é importante que a cultura da empresa vá evoluindo de acordo com as tendências do mercado e do comportamento das pessoas.
Definir e comunicar quais são os valores que servem como orientadores de comportamento na empresa faz com que os esforços internos possam tornar-se convergentes.
Os valores organizacionais podem substituir manuais de comportamento, pois ao invés de prever todas as situações que possam ocorrer, trazem educação e reflexão em torno de temas centrais da organização.
É fundamental que estes valores estejam conectados com a visão de futuro que a organização pretende construir e também com sua missão, ou seja, com sua razão de existir.
Quando isso ocorre, as estratégias definidas para o negócio são assimiladas com maior facilidade, pois são coerentes com a cultura organizacional que se quer construir.
– Lembre-se que os valores organizacionais devem servir como orientação para definir ações práticas na empresa:
A cultura organizacional forma-se em torno de ações práticas, rituais, costumes e formas de pensar das pessoas que a compõem. De nada adianta colocar um quadro nas paredes da empresa divulgando os valores organizacionais se estes não são utilizados para a tomada de decisões relevantes.
Ao decidir quem contratar, quem promover, quem demitir, que negócios serão concretizados, como as metas serão atingidas é fundamental verificar se tais ações estão alinhadas com os valores escolhidos. Esse deve tornar-se um exercício cotidiano na empresa.
– Como líder, dê bons exemplos na prática dos valores escolhidos:
Os líderes têm papel fundamental na disseminação dos valores da empresa. As ações no dia-a-dia dos líderes são as mais observadas.
De nada adianta ter o valor da cooperação em um quadro na parede, se os líderes demonstram, através de comportamentos no dia-a-dia, concorrer entre si.
É claro que a cultura organizacional em torno de valores é uma construção e, por este motivo, intervenções individuais e coletivas em torno de comportamentos desalinhados são necessárias.
Da mesma forma, comportamentos exemplares e alinhados com a cultura organizacional que se quer construir devem ser reconhecidos e celebrados.
A melhor maneira de haver alinhamento em torno dos valores é, sem dúvida, através dos bons exemplos dos líderes que servirão de inspiração para os demais integrantes do time – como modelos de sucesso e do que é valorizado pela empresa.
A prática de valores pelos líderes é um fator fundamental para que se possa construir uma cultura organizacional que seja fonte de lucratividade e de sustentabilidade para o negócio.
– Estabeleça processos internos que tenham conexão com os valores organizacionais:
Adaptar processos internos para que estes contemplem os valores da empresa é uma ótima forma de incentivar sua prática. Além disso, evita que os valores escolhidos indiquem uma direção e que os processos internos levem as pessoas a agir de maneira oposta.
Um exemplo disso poderia ser uma organização que prega a valorização do trabalho em equipe, mas que suas metas são individuais e divergentes entre pessoas e áreas.
Ter valores e processos internos coerentes faz com que a cultura organizacional se torne muito mais forte e fonte de engajamento e lucratividade.
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– Adote, sempre que for possível, modelos participativos nas decisões e na comunicação corporativa:
A transparência promove um ambiente de confiança entre as pessoas da organização. Os modelos participativos mostram-se mais adequados para as novas gerações que ingressam na empresa trazendo sua própria cultura.
Uma cultura organizacional que tem a participação das pessoas nas decisões tem uma possibilidade muito maior de poder contar com o engajamento necessário ao aumento de lucratividade.
Ouvir as pessoas envolvidas, decidir e comunicar de forma clara e refletir coletivamente sobre a prática de valores, traz comprometimento e aderência ao modelo de cultura organizacional proposto através dos valores e processos estabelecidos.
– Invista na educação em valores e construa uma cultura organizacional alinhada à estratégia:
A educação em valores é uma ferramenta que tem sido utilizada pelas organizações que buscam ter a cultura organizacional como uma fonte de lucro.
Trazer experiências e reflexões em torno dos valores é uma excelente prática para sua disseminação e incorporação ao dia-a-dia da empresa.
Conclusão:
Gerenciar a cultura organizacional é um trabalho perene. Observar e refletir sobre a identidade da empresa, através da revisão sistemática de sua missão, visão e valores, pode ser o caminho que evita a estagnação e que leva seus integrantes à construção do futuro desejado coletivamente.
A Sincrony pode ajudar a sua empresa nessa missão… rumo ao aumento de lucratividade e de sustentabilidade do negócio através do desenvolvimento organizacional e das pessoas. Faça um contato conosco!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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