Liderar é prestar atenção…
Liderar é prestar atenção sim!
Na África do Sul, em algumas tribos, o cumprimento utilizado entre as pessoas é “Sawu Bona”. Esta expressão significa “Eu vejo você”. Em outras regiões, utiliza-se a expressão “Ubuntu”, que significa “uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”.
Se observarmos estas expressões iremos descobrir dois grandes segredos da liderança: prestar atenção nas pessoas e lembrar que estamos todos interligados.
Um líder positivo é aquele que aprendeu que, além de prestar atenção nas tarefas a serem realizadas e nos aspectos técnicos, é necessário conhecer os membros da equipe. Além disso, esse líder também deve saber como fortalecer o relacionamento entre as pessoas que a compõem.
Se liderar é prestar atenção, como isso pode ser feito na prática?
– Para liderar bem, reconheça os talentos de cada um:
Saber diferenciar os pontos fortes de cada integrante da equipe permite delegar tarefas efetivamente. Direcionar os trabalhos de forma que cada pessoa utilize seus dons naturais faz com os resultados fluam e gerem bem-estar entre os envolvidos.
– Elogie os acertos e avanços de aprendizagem:
Lembrar de elogiar desempenhos extraordinários, no momento em que estes acontecem, torna-se combustível para gerar mais sucesso. Claro que os elogios devem ser feitos em momentos estratégicos com cada integrante da equipe. Não vale banalizar o elogio, assim como também não se deve esquecer de elogiar fatos importantes. Esse é um grande segredo para se liderar bem!
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– Dê feedback sempre que perceber que algum comportamento ou atividade deve ser redirecionada:
Estabelecer limites de conduta e redirecionar comportamentos que estejam desalinhados faz com que as pessoas saibam que o líder está prestando atenção ao seu trabalho. Se o feedback for feito de forma adequada e apoiadora, também poderá servir de estímulo para um melhor desempenho na próxima atividade.
– Para saber como liderar, peça feedback sobre sua atuação como líder:
Conhecer o impacto do seu comportamento como líder e como este está sendo percebido pode ser uma boa forma de aproximação da equipe. Também é uma maneira de saber se a intenção de sua intervenção na equipe está sendo percebida da forma esperada. Ao pedir feedback, preste atenção ao que é dito pelas pessoas, ao que não é dito e à intenção de cada pessoa em fazê-lo.
– Lembre que quando os relacionamentos estão bem gerenciados, a tarefa técnica acontece rapidamente:
É comum ouvir o relato de que as pessoas são contratadas por seu conhecimento técnico e experiência na função, mas são desligadas por causa do seu comportamento.
Saber gerenciar diferentes perfis e alinhar os relacionamentos faz com que a tarefa técnica possa acontecer de forma rápida e efetiva. O contrário também é verdadeiro: relacionamentos mal gerenciados podem inviabilizar a realização do trabalho.
– Conheça os interesses e valores de cada pessoa de sua equipe, se quiser liderar bem:
Saber o que cada pessoa pretende ganhar e o que não quer perder, facilita muito o gerenciamento de pessoas. Saber direcionar responsabilidades e recompensas, de acordo com o que cada integrante da equipe valoriza, faz com que as pessoas possam se comprometer mais com o trabalho.
Conclusão:
Concluímos que o líder positivo sabe que deve ficar com um olho nas tarefas a serem realizadas e o outro nas pessoas, em seus talentos, relacionamentos, interesses e valores.
Lembre-se sempre na carreira e na vida: Sawu Bona! Ubuntu!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
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