Felicidade no Trabalho: Como ser feliz no trabalho?
A felicidade no trabalho não acontece através de fórmulas mágicas. Já sabemos que as empresas, por serem organizações humanas, apresentam contradições que, por vezes, interferem nos ideais de felicidade.
Sendo assim, a felicidade no trabalho é sempre uma construção e também uma escolha. E, ao estudarmos o perfil de pessoas felizes no mundo corporativo, descobrimos que a felicidade no trabalho está relacionada com alguns traços comuns.
Quais são os segredos das pessoas que sentem felicidade no trabalho?
– O segredo da felicidade no trabalho é buscar ser mais feliz ao invés de ser menos triste:
As pessoas felizes constroem a sua felicidade no dia-a-dia, tendo como foco o que existe de mais positivo no trabalho.
Além disso, transformam as condições profissionais desfavoráveis com o objetivo de construir o futuro desejado na carreira e na vida. Ou seja, o segredo da felicidade no trabalho está em não se acomodar diante da infelicidade.
– As pessoas felizes percebem o propósito do seu trabalho e seu significado para a sociedade:
Por realizarem atividades profissionais que agregam valor para a sociedade, as pessoas felizes no trabalho encontram forças para superar os desafios cotidianos. Eles entendem que contribuir efetivamente com o coletivo é uma excelente fonte de motivação para o trabalho.
– Utilizar seus talentos é um fator-chave para a felicidade no trabalho:
As pessoas que encontram a felicidade no trabalho utilizam seus pontos fortes na sua atividade profissional. Isso as faz trabalhar com bem-estar, fluência e efetividade.
Ao utilizar seus talentos, o trabalho torna-se muito mais interessante, mais fácil de realizar e de ser reconhecido pelas outras pessoas.
– Visualizar o futuro é uma ferramenta poderosa na construção da felicidade no trabalho:
Ter uma visão positiva de futuro faz parte da construção da felicidade no trabalho. Pessoas felizes no trabalho sabem aonde querem chegar e confiam que vão conseguir construir o futuro desejado.
– Respeitar seus valores e praticar virtudes é um outro segredo para ser feliz na vida profissional:
As pessoas felizes têm valores pessoais que servem como guia para sua vida profissional e pessoal. Desta forma, tais indivíduos não sentem necessidade de seguir modismos ou de fazer o que os demais estão fazendo.
Os felizes podem contar com liberdade e autonomia de pensamento, sentimentos e ações. Ao praticar virtudes como justiça, bondade, humildade e compaixão, estas pessoas alcançam a felicidade autêntica que só as forças do bem podem trazer.
– As pessoas felizes no trabalho sabem que o dinheiro não é capaz de motivar ninguém, mas que a falta dele pode ser desmotivadora:
Aqueles que são felizes sentem-se motivados pela realização do trabalho em si, por terem identificação com a tarefa que realizam e com seu significado social.
Os felizes percebem a compensação financeira como uma consequência de um trabalho bem realizado.
– Perceber o lado positivo de cada experiência e de cada pessoa é um outro fator-chave para a felicidade no trabalho:
Por serem otimistas, os felizes percebem os obstáculos e reveses como temporários e superáveis. Essas pessoas tornam a superação possível, pois encontram, na “parte cheia do copo”, as forças necessárias para fazê-lo.
Da mesma forma, elas buscam o que existe de maior valor em cada pessoa e utilizam linguagem mais positiva, estabelecendo mais elogios do que críticas, sempre que possível.
– Possuir inteligência social também é muito importante para os que querem ser felizes dentro e fora do trabalho:
Estas pessoas sabem que elas não serão competentes em tudo e que, por isso, precisam trabalhar em equipe.
Por terem esta consciência, os felizes buscam se aproximar das outras pessoas, gerenciam seu próprio comportamento, não escondem suas vulnerabilidades, sabem estabelecer limites saudáveis e estão atentas às necessidades e limites dos que as cercam.
Leia também: Felicidade no Trabalho: Como construí-la?
– Cuidar de si, cuidar da sua energia e cultivar o bom humor são essenciais para a felicidade no trabalho:
Para as pessoas felizes, existe sim vida fora do trabalho. As pessoas mais felizes no trabalho são aquelas que também cuidam de sua saúde física, mental e espiritual fora dele.
A capacidade de observar as situações da vida com bom humor garante a elas maior longevidade e qualidade de vida.
Cuidar da sua energia, considerando sua vibração e frequência, vai fazer com que você possa co-criar situações felizes dentro e fora do trabalho.
– Ser otimista em relação ao futuro também pode ajudar muito:
Os felizes sabem adiar gratificações imediatas para atingir resultados mais significativos. Ao mesmo tempo, estas pessoas também sabem desistir de caminhos que não as levarão a um futuro feliz.
Conclusão:
Podemos concluir que o segredo das pessoas felizes no trabalho é que elas constroem e cultivam felicidade dentro e fora do mundo corporativo. Por isso, são mais felizes.
Tudo na vida é uma questão de escolha. A Universidade de Harvard já comprovou que a felicidade é treinável, cultivável.
Se a sua empresa ou você precisam ser mais felizes e, por consequência, mais prósperos consulte a Sincrony. Visite o nosso site, clicando aqui!
Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas
Sobre o Autor
0 Comentários