Liderança Educadora: Como faço para que minha equipe aprenda?

Liderança Educadora

A liderança educadora é a chave para empresas que queiram ter prosperidade e se perpetuar no mercado.

Praticar a liderança educadora demonstra que existe a percepção da necessidade da adoção de novas posturas ou procedimentos no dia-a-dia de trabalho.

Com o mundo em alta velocidade, a aprendizagem de novas formas de pensar e trabalhar torna-se uma necessidade cada vez mais imediata. Não basta mais ter belos projetos de gestão de pessoas na empresa se estes não estiverem intimamente ligados aos resultados do negócio.

De nada adianta ter líderes que não pratiquem a liderança educadora no cotidiano da empresa. E para promover a aprendizagem em suas equipes, os líderes educadores podem utilizar seu exemplo pessoal.

Caso estejam sempre buscando criar oportunidades de aprender e de se autodesenvolver, os líderes estarão ofertando um ótimo exemplo para as pessoas com as quais trabalham.

O contrário também é verdadeiro: caso não o façam através do exemplo, será difícil convencer sua equipe de que a aprendizagem é importante. Em geral, as equipes seguem o que os líderes fazem e não o que eles dizem.

Ao delegar tarefas de acordo com as fortalezas das pessoas, líderes educadores criam oportunidades para que os membros de sua equipe desenvolvam seus talentos naturais, o que sempre é mais produtivo.

Aprender exercitando talentos e construindo sucessos faz com que as pessoas desenvolvam um autoconceito positivo, o que por si só já é um ganho para a equipe e é uma boa prática de liderança educadora.

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As pessoas têm melhores resultados quando aprendem o que interessa a elas. Ao mesmo tempo, nem sempre o que desperta interesse nos membros da equipe é o que a empresa necessita.

Por este motivo, buscar aspectos de aprendizagem que tenham valia para quem irá aprender e que, ao mesmo tempo, tenham aplicabilidade no trabalho atual faz com que esta relação seja ganha-ganha.

Observar os interesses e preferências dos liderados faz parte da liderança educadora.

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Quando pessoas ou equipes buscam soluções que não foram experimentadas antes é natural que existam erros de inovação.

É saudável que as pessoas possam encontrar espaço para buscar outro caminho sempre que perceberem que um novo projeto pode ser aprimorado ou que deva ser descartado.

E a liderança educadora é aquela que compreende e incentiva a inovação, absorvendo erros que são parte integrante desse processo.

Sempre que observar que uma ou mais pessoas da equipe tiveram avanços de aprendizagem, elogie. Lembre que o elogio deve ser específico para que a pessoa saiba o que ela fez de positivo na prática.

Elogios são um bom combustível para a motivação e o autodesenvolvimento. Sucesso gera sucesso e os líderes educadores sabem disso.

Determinar objetivos e metas claras é fundamental ao bom andamento do trabalho.

No entanto, deixar que as pessoas escolham o que for possível durante a aprendizagem no trabalho, faz com que elas possam se comprometer muito mais com os resultados do processo.

Uma liderança educadora é aquela que pratica a gestão participativa, observando a possibilidade de participação de cada integrante da equipe naquele momento específico.

A valorização de aspectos técnicos é usual nas organizações. No entanto, as demissões, em geral, acontecem por questões comportamentais.

Por este motivo, é importante lembrar que a aprendizagem também passa por novas posturas no trabalho e perante a vida.

Técnicas de desenvolvimento de equipes, coaching individual, mentoria, treinamento e feedback constante podem contribuir muito com o desenvolvimento das pessoas. A liderança educadora é aquela que conhece a importância de tais ferramentas e que faz investimentos de tempo e dinheiro na sua aplicação no trabalho.

promova diálogo

Analisar situações em equipe pode fazer toda a diferença na aprendizagem no trabalho. A troca de percepções e de ideias pode fazer com que inovações sejam criadas.

Amadurecer soluções, fazer um bom planejamento e simulações em equipe, antes de ir para a prática, pode ajudar a reduzir custos e retrabalho, ampliando os resultados organizacionais.

O objetivo da aprendizagem deve ser o de tornar as pessoas mais autônomas no trabalho. Aprendizagem em estágios iniciais pressupõe a existência de um professor, mentor ou, ao menos, um facilitador da aprendizagem. No entanto, esta é uma relação que não deve durar para sempre.

A aprendizagem deve ser orientada de forma que o aprendiz possa utilizar aquele conhecimento ou mesmo competência de forma autônoma com o tempo.

Além de elogiar avanços durante a aprendizagem, é importante lembrar de celebrar quando a organização já está colhendo os resultados concretos da aprendizagem.

Por exemplo, se a equipe precisava desenvolver criatividade (para gerar inovação) e o resultado foi um produto campeão de vendas, é fundamental celebrar.

Comemorar faz com que as pessoas desenvolvam satisfação e orgulho pelo fato de terem transformado aprendizagem em conquistas reais.

Conclusão:

Aprender a aprender constantemente é uma competência fundamental às organizações que quiserem se manter perenes no mercado. E a liderança educadora é um fator fundamental para que a aprendizagem organizacional se concretize na prática.

A Sincrony oferece soluções no desenvolvimento de liderança e na aprendizagem organizacional. Nós temos experiência internacional no assunto e poderemos ajudar a sua empresa de forma bastante prática. Visite o nosso site, clicando aqui!

Deise C. Engelmann
Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas

Sobre o Autor

Deise C. Engelmann
Deise C. Engelmann

Consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas (projetos no Brasil, Estados Unidos, Itália, Eslováquia e China). Sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Índia. Fundou a Sincrony – Consultoria em Gestão de Pessoas em 2006 em Joinville/SC. Administradora com especialização em Psicologia do Trabalho, ambos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. YouTuber no Canal "Sincrony Consultoria".

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